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“O Cristianismo do Cristo
e o dos seus Vigários...”
Autor: Padre Alta (Doutor pela Sorbonne)
Tradução de Guillon Ribeiro
1921
Ed. Federação Espírita Brasileira
Direitos cedidos pela Editores Vigot Frères, Paris
Profeta
significa previdente. Ora, governar é prever. Profeta significa também pregador
inspirado por Deus.
Aqui
está o que lemos na Bíblia, em o Livro dos Números, cap. XI: "Iavé, o Deus
eterno, disse a Moisés: "Reúne diante de mim setenta dos Anciãos de
Israel, dentre aqueles a quem conheças como tendo autoridade sobre o povo;
leva-os à tenda onde brilha a flama celeste por meio da qual manifesto a minha
presença. Eu me manifestarei e tomarei da mesma flama espiritual, que te vivifica e ilumina, e a
alumiarei neles, a fim de que partilhem contigo o encargo do meu povo e ele não
pese sobre ti exclusivamente. Moisés saiu da tenda de Iavé e repetiu ao povo as
palavras do Eterno; depois, reuniu setenta dos Anciãos do povo e os colocou em torno da tenda. Iavé então desceu em
relâmpagos de raio e de Moisés uma chama irrompeu, que iluminou cada um dos
setenta e dois e logo eles profetizaram; em seguida, formaram o Sagrado Colégio
dos Profetas."
Lá
se formava, mediante comunicação efetiva com os Espíritos celestes, um grupo de
independentes, absolutamente distinto da tribo sacerdotal, um escol de
intelectuais, livre de toda rotina obrigatória e de toda servidão
administrativa: muito escolhidos para esse destino, selecionados para essa
vocação, iniciados pelas mais longas e severas provas.
Essa
Escola de Profetas, com sede em Guilgal, governou, ela só, o Povo de Deus
durante trezentos anos e esse Reinado de Deus foi o reinado da liberdade santificada
pela religião, liberdade e religião tão pouco complicada uma quanto a outra.
Cada comuna tinha seus anciães e seus juízes para regular os interesses e os
dissídios, seus levitas para instruir as crianças. Para as festas astronômicas
e os aniversários históricos, todo o povo se reunia em Silo, em torno da Arca
Santa, onde repousavam as Tábuas da Lei, na tenda que a nuvem do raio cobria, e
nisso consistia todo o mecanismo daquela centralização de nenhum modo administrativa.
Mais
tarde, quando o povo, a Deus malgrado, tomou um rei, tudo se deixou domesticar.
Surgiram de todos os lados os cortesãos. Apenas os profetas resistiram; só eles
combateram pelo povo, que de moto próprio se entregava, pois empregaram desde o
princípio toda a eloquência, toda a energia, todas as forças cientificas que a
tradicional iniciação lhes dera, para dissuadirem o rei de instituir o censo,
isto é, o registro de captação para a cobrança do imposto. O rei se obstinou.
Entretanto, no dia seguinte, narra a Bíblia, a palavra de Deus foi dirigida a
David, pelo profeta Gad: "Assim fala o Eterno: Tenho três flagelos sobre a
tua cabeça. Escolhe! Mas, serás ferido" (9).
(9) I Livro dos Reis, XXIV, 11.
Somente
os profetas protegeram as mulheres contra as paixões reais.
"Iavé,
refere ainda a Bíblia, enviou o profeta Natan ao rei David e o profeta foi ter
com o rei e lhe disse: "Havia numa cidade dois homens, um rico, pobre o
outro. O rico tinha ovelhas e bois em grande número. O pobre, por toda riqueza,
tinha uma só ovelha, a quem ele amava com ternura. Ora, deu-se que um amigo
veio visitar o rico, e este, para obsequiá-lo, tendo embora tantas ovelhas e
tantos bois, tomou a ovelha do pobre, matou-a e a serviu ao seu hóspede.
"- Esse homem é indigno de viver -
exclamou David. - Merece a morte."
"- Esse homem - replicou o profeta -, és
tu, oh! rei, tu que, tendo mulheres belas e numerosas no teu serralho, tomaste
a esposa do teu lugar-tenente!.. Tu te condenaste a ti mesmo: mereces a
morte" (10).
(10) II Livro dos
Reis, XII
Somente
os profetas protegeram a propriedade contra a onipotência real.
Por
um pedaço de terra numa aldeiazinha - e a Bíblia entendeu que o nome do
camponês merecia ser transmitido à posteridade com o do real espoliador - pela
vinha de Naboth, da qual o rei Achab e sua mulher Jezebel se haviam apossado,
fazendo fosse o infeliz proprietário condenado à morte, mediante falsa
acusação, a palavra de Deus dirigiu-a o profeta Elias ao rei Achab, nestes
termos: "És assassino e ladrão, oh! rei; és também um vendido, como o são
os teus juízes, vendido a todos os vícios... Pois bem! na própria vinha de Naboth, eu te vendo, eu, aos teus inimigos: lá
serás morto, lá cairás em terra, teus cavalos te pisarão a pés, à ti e à tua
mulher Jezebel; e quando os cavalos vos houverem esmagado a ambos na lama,
virão os cães e lamberão o vosso sangue de réprobos" (11).
(11) III Livro dos
Reis XXI
Diz
a Bíblia que a essas severas admoestações, o rei David chorou sua falta; que o
tirano Achab pediu perdão. Tal a eficácia do Verbo de Justiça lançado, por um
homem destemido e sem mácula, à face da tirania, embora triunfante. E, por
detrás do arauto da Justiça, naquela época, toda uma legião, toda a Escola dos
Profetas, tão independentes, quanto altivos e virtuosos, faziam frente à injustiça e ao vício quer
dos monarcas, quer dos sacerdotes, quer do povo. Dir-vos-ei mais tarde como,
conluiados, reis e sacerdotes judeus suprimiram o profetismo e mataram os
profetas; como, depois de Jesus Cristo os ter ressuscitado, foram eles de novo
excomungados e enterrados vivos.
Limitemo-nos,
esta tarde, a mostrar qual era a ciência e a visão deles.
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