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segunda-feira, 2 de maio de 2011

01 ' Helil, o encarregado dos problemas sociológicos na Terra'




Helil


com base em um artigo de Ismail Gomes Braga
 publicado em Reformador(FEB)  em Dezembro 1937

            “O aparecimento do nome de Hilel (levemente modificado para Helil), no livro de Humberto de CamposCoração do mundo...”(FEB) tem significação muito especial para os esperantistas que conheçam o Hilelismo”.

            “Presumimos que só os esperantistas conheçam o Hilelismo, porque não nos consta tenham sido traduzidos em outra língua os escritos do Dr. Zamenhof sobre este assunto.”

            “Hilel foi notável pensador contemporâneo e conterrâneo de Jesus Cristo. Sábio mestre em Israel, chegou a ser presidente do Sinhedrin, função em que desencarnou, cerca de dez anos depois de Jesus. Seus ensinos eram demasiados elevados para o seu tempo e ainda o são para os nossos dias; contudo, estão escritos para vigorar em futuro que se aproxima, como se depreende  da mensagem “O coração do mundo...”

            “Os ensinos de Hilel foram resumidos pelo Dr. Zamenhof em 12 dogmas e alguns comentários, trabalho esse que não seria oportuno publicar-se em língua portuguesa, presentemente, e talvez, não o seja nunca, pois que o próprio Dr. Zamenhof mais tarde refez esses dogmas, retirando-lhes o nome primitivo de ‘Hilelismo’, por parecer-lhe que tal nome dava um aspecto sectarista ao trabalho.”

            “Não desejando traduzi-los, limitamo-nos a indicar as páginas 313 a 343 do livro Origina la Verkalo (obras originais) de L. L. Zamenhof, edição de Ferdinand Hirt e Sohn, Leipzig, Alemanha, 1929, onde se encontram na íntegra esses escritos.”

            “A doutrina de Hilel é uma tentativa - hoje ainda utópica - de universal confraternização humana. Ensina o respeito máximo à verdade e o culto constante do amor entre os homens. Para alcançar essa finalidade, estabelecer-se-iam templos neutros, nos quais todas as formas de culto e adoração seriam igualmente respeitadas, sem sectarismo algum. As falsidades históricas, nacionalistas, racistas, gentílicas, tudo, enfim, que separa os homens, seria pacificamente abolido pelo esclarecimento recíproco, feito com sinceridade, sem embustes, nem preconceitos. Abolir-se-iam pela solução mais humanitária todos os problemas sociais, religiosos, nacionalistas, de classe, etc.”

          “Na mensagem de Humberto de Campos, Hilel (ou Helil) aparece como o ‘encarregado dos problemas sociológicos da Terra’.



            Passados quase 20 anos encontramos outra referência a Hilel, mais uma vez assinada pelo douto Ismael Gomes Braga:


      Hilel


Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB) Janeiro 1955
             
            Justa e natural é a curiosidade do espírita brasileiro sobre a personalidade do célebre mestre de Israel que aparece no livro de Humberto de Campos, “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, como o ‘encarregado dos problemas sociológicos da Terra’ e preposto de Jesus para o descobrimento do Brasil, missão que desempenhou integralmente, na encarnação em que nos reapareceu como o Infante de Sagres, Dom Henrique, filho de D. João I  e de Dona Filipa de Lencastre.

            Já tivemos ocasião de explicar que a forma hebraica do nome é Hilel que podemos aportuguesar para Hilel; e que a forma Helil, como aparece no livro, é a árabe. é a mesma alteração que há em Ishmael que os árabes lêem Ishmail.

            Hilel é um dos precursores do Cristianismo: trouxe à Terra, alguns anos de Jesus, os mesmos ensinamentos que o Divino Mestre viria confirmar e vivificar pelo exemplo. É precursor igualmente do Espiritismo e quinze séculos após a vinda do Cristo cumpriu a missão de precursor da descoberta do Brasil.

            Vamos hoje traduzir do hebraico, dos livros ‘Ivrith Hayá’ (Hebraico Vivo) e ‘Pirkêi Avot’ (Ética dos Pais), e do inglês, da ‘Enciclopaedia Britannica’, anedotas, pensamentos, dados biográficos que esperamos sejam estudados com carinho pelos nossos irmãos, enquanto não apareça obra mais completa e de autor competente sobre esse grande Espírito que está tão ligado à nossa Pátria, sem que os brasileiros o saibam.

            Do volume 11, pág. 558 da ‘Enciclopaedia Britannica’, traduzimos:

            “Hilel nasceu no ano 70 a.C. e morreu no ano 10 de nossas era.(1)

            Nasceu na Babilônia, da família de Davi, e quando tinha quarenta anos de idade foi para Jerusalém, a fim de estudar com os mestres Shemaiáh e Abtalion. Entrou para o número dos líderes dos escribas farisaicos, e a tradição lhe atribui a mais alta dignidade do Sinhedrin, com o título de Nasi (Príncipe), por volta do ano 30 a.C.

            Dizem que Hilel estabeleceu sete regras para a interpretação das Escrituras, regras que se tornaram o fundamento da hermenêutica dos rabinos. Ele fundou uma escola de mais compaixão do que a do seu colega Shammai, e criou a instituição bem conhecida como Prosbol, que tinha por finalidade prevenir as más conseqüências da lei das Escrituras sobre o repouso do sétimo dia. (Deuteronômio 11:1)

            Hilel viveu na memória da posteridade como o grande instrutor que reunia e praticava as virtudes de caridade, humildade, paciência e piedade.

            Dentre os ditos atribuídos a ele, e que tem notável semelhança com os ensinos do Cristo, são típicos os seguintes:

O meu rebaixamento é a minha exaltação”,
O que seja desagradável para ti mesmo, não o faças ao teu vizinho; isto é toda a Lei; tudo o mais é exposição da Lei”,
Se eu não existir por mim  mesmo, quem existirá por mim?”
Não te separes da congregação”,
Não julgues o teu próximo enquanto não estiveres no lugar dele”,
Quem quer fazer para si um nome, perde seu nome”,
Quem não aumenta (sua cultura, sua virtude), diminui”, “Quem não aprende, merece morrer”,
Quem trabalha por amor a uma coroa, está perdido”,
Quem adquiriu as palavras da doutrina, adquiriu a vida no mundo futuro.”

            Alguns destes pensamentos serão repetidos adiante, com outra tradução, porque os reencontraremos no livro “Pirkêi Avot”.

            Na literatura clássica hebraica há muitas lendas histórias, anedotas, sobre a personalidade de Hilel. Permitimo-nos traduzir do original as duas que se seguem e que encontramos no livro didático “Ivrith Hayá”.


Hilel e o Estrangeiro

            Um estrangeiro foi a casa de Shammai.
            Interrogou Shammai: “-Que desejas?”
            Disse o estrangeiro: “-Eu desejo aprender toda a Bíblia (2) enquanto eu ficar em pé num pé só.” (3)
            Shammai viu que o homem queria zombar dele. Shammai se encolerizou e o expulsou de casa. Então o estrangeiro se dirigiu para a casa de Hilel.
            “-Paz!”, diz Hilel.
            “-Paz!”, responde o estrangeiro.
            Diz o estrangeiro: “-Eu desejo aprender toda a Bíblia enquanto eu ficar em pé num pé só.”
            Hilel percebe que o homem quer zombar dele, mas não se encoleriza e diz:
            “-O que achares odioso para ti, não o faças ao teu próximo.”
            “-Isto é toda a Bíblia?” - pergunta o estrangeiro.
            “-Sim - responde Hilel - isto é o fundamento, tudo mais são explanações.”
            Diz o estrangeiro: “-Obrigado, Hilel. Se isto é o fundamento, eu quero aprender a Bíblia toda.”

Hilel como Estudioso

            Hilel era um homem bom, prudente e gostava de estudar. Morava na Terra de Babel e lá ouvia a fama dos grandes mestres Shemaiáh e Avtalion. Tomou sua família e mudou-se para Jerusalém a fim de estudar a Bíblia. Todas as manhãs ia ele para o trabalho, e depois do meio dia ia para o Templo estudar.

            Junto da porta do Templo permanecia de pé um guarda, a quem os alunos davam diariamente a paga das lições.

            Certo dia Hilel não encontrou trabalho e não tinha dinheiro para pagar ao guarda. Que fez ele?

            Foi para o Templo, subiu ao telhado e ficou escutando a lição da janela da clarabóia. O dia estava muito frio e caía neve sobre o telhado, mas Hilel não se movia, escutando a lição.

            No dia seguinte era sábado e os mestres Shemaiáh e Avtalion foram para o Templo. Disse Avtalion:

            “-Shemaiáh, todos os dias esta casa tem luz e hoje está sombria.”

            Respondeu Shemaiáh: “Estou vendo o vulto de homem na janela.”

            Subiram ao telhado e encontraram Hilel debaixo da neve. Carregaram-no para dentro do Templo e o puseram diante do fogo.

            Disseram os mestres: “-Como é grande o amor dele pela Bíblia”.

            Desde então Hilel entrou no Templo sem pagar ao guarda.

            Transcrevemos aqui do “Pirkêi Avot” alguns pensamentos de Hilel:

Hilel e Shammai receberam deles (de Avtalion e Shemaiáh) a tradição.”

Hilel dizia: 

Sede discípulos dele Aarão, amando a paz, edificando a paz e amando as criaturas e aproximando-as da lei.”
“Nome engrandecido é nome destruído.”
“Quem não aumenta, diminui.”
“Quem não estuda, merece morrer.”
“Quem faz uso mundano na Doutrina, definha.”
“Se eu for só meu, que serei eu?”
“Se não for agora, quando será então?”
Um dia ele viu um crânio boiando sobre a água e lhe disse:
“Porque afogaste outros, foste afogado, e os que te afogaram serão finalmente afogados.”

            Ele costumava dizer:

“quanto mais carne, mais vermes”,
“quanto mais propriedade, mais ansiedade”,
“quanto mais criadas, mais libertinagem”,
“quanto mais criados, mais roubo”,
“quanto mais Bíblia, mais vida’,
“quanto mais estudo, mais sabedoria”,
“quanto mais conselho, mais compreensão”,
“quanto mais caridade, mais paz”.
“quem adquiriu um bom nome, o adquiriu para si mesmo; quem adquiriu para si mesmo palavras da Lei, adquiriu para si mesmo vida no mundo vindouro.”

            A concisão das máximas de Hilel tem muita semelhança com a das máximas de Jesus. Umas e outras se destinam a diversas interpretações no correr dos séculos, de conformidade com o adiantamento das inteligências e o progresso da Revelação divina.

            Como se vê dos pensamentos de Hilel, foi ele um dos precursores do Cristianismo e do Espiritismo, quinze séculos antes de ser destacado por Jesus para ser o precursor da descoberta do Brasil. É um dos grandes Guias da Humanidade e um dos líderes da missão histórica do Brasil. Não temos conhecimento de outras encarnações dele depois do século 15, mas é muito provável que tenha representado papel de relevo na História do Brasil e que seja um dos Guias do movimento espírita em nossa terra.

            A seu tempo viremos a receber outras revelações a respeito desse grande Espírito que é quase totalmente desconhecido dos brasileiros com o nome de Hilel.
           
           
(1) Havendo morrido no ano 10, vinte anos antes de Jesus começar sua pregação pública, Hilel não conheceu o Cristianismo.
(2) Traduzimos aqui por Bíblia a palavra “Torah”, que realmente significa o Pentateuco, mas é elástica, empregada também nos sentidos de a Lei, a Doutrina, a Cultura Religiosa.
(3) A expressão hebraica “num pé só”, significa: enquanto se está apoiado em um pé só, porque o outro está no ar para a mudança do passo, logo, num abrir e fechar de olhos.


Um comentário:

  1. Boa tarde!!!
    Quanta sabedoria e reflexão sobre a vida!!!👏👏👏👏

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