O Reino dos
Céus: Comparações
Ao tesouro Escondido
13,44 “O reino dos céus é também semelhante a um
tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E,
cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.”
Encontramos importante
aprendizado em “ Emmanuel ”, de Emmanuel por Chico Xavier:
“
Educação Evangélica ”
“Todas as reformas sociais, necessárias em vossos templos de
indecisão espiritual, têm de processar-se sobre a base do Evangelho.
Como? - Podereis objetar-nos. Pela
educação, replicaremos.
O plano pedagógico que implica esse
grandioso problema tem de partir ainda do simples para o complexo. Ele abrange
atividades multiformes e imensas, mas não é impossível.
Primeiramente, o trabalho de
vulgarização deverá intensificar-se, lançando, através da palavra falada ou
escrita do ensinamento, as diminutas raízes do futuro.
Toda essa demagogia
filosófico-doutrinária, que vedes nas fileiras do Espiritismo tem sua razão de
ser. As almas humanas se preparam para o bom caminho.
A missão do Cristianismo na Terra não era a de
mancomunar-se com as forças políticas que lhe desviassem a profunda
significação espiritual para os homens.
O Cristo
não teria vindo ao mundo para instituir castas sacerdotais e nem impor
dogmatismos absurdos. Sua ação dirigiu-se, justamente, para a necessidade de se
remodelar a sociedade humana, eliminando-se os preconceitos religiosos,
constituindo isso a causa da sua
cruz e do seu martírio, sem se desviar, contudo, do terreno das profecias que o
anunciavam.
Todas
essas atividades bélicas, todas as lutas antifraternas no seio dos povos
irmãos, quase a totalidade dos absurdos, que complicam a vida do homem, vieram
da escravização da consciência ao conglomerado de preceitos dogmáticos das
Igrejas que se levantaram sobre a doutrina do Divino Mestre, contrariando as
suas bases, digladiando-se umas às outras em nome de Deus.
Aliado ao Estado, o Cristianismo
deturpou-se, perdendo as suas características divinas.”
“Há necessidade de iniciar-se o
esforço de regeneração em cada indivíduo, dentro do Evangelho, com a tarefa nem
sempre amena da auto-educação.
Evangelizado
o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a
caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.
No capítulo da preparação da
infância, não preconizamos a educação defeituosa de determinadas noções
doutrinárias, mas facciosas, facilitando-se na alma infantil a eclosão de
sectarismos prejudiciais e incentivando o espírito de separatividade, e não concordamos
com a educação ministrada absolutamente nos moldes desse materialismo
demolidor, que não vê no homem senão um complexo celular, onde as glândulas,
com as suas secreções, criam uma
personalidade fictícia e transitória.
Não são os sucos e os hormônios, na
sua mistura adequada nos laboratórios internos do organismo, que fazem a luz do
espírito imortal.
Ao contrário dessa visão audaciosa
dos cientistas, são os fluidos, imponderáveis e invisíveis, atributos da
individualidade que preexiste ao corpo e a ele sobrevive, que dirigem todos os
fenômenos orgânicos que os utopistas da biologia tentam em vão solucionar, com
a eliminação da influência espiritual.
Todas
as câmaras misteriosas desse admirável aparelho, que é o mecanismo orgânico do
homem, estão repletas de uma luz invisível para os olhos mortais.”
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