Deve o Educador
Falar em Deus?
Há quem negue categoricamente que a ideia
de Deus deva fazer parte da educação.
E eles têm razão, quando pela
palavra "Deus" se entende o que quase todos os teólogos ocidentais
entendem.
Mas, quando por "Deus" se
entende o que os grande iniciados de todos os povos entendem, então essa ideia
é o próprio alicerce da verdadeira educação.
No século 17, o filósofo Spinoza
disse que Deus é a alma do Universo, e no século 20, Einstein, o pai da Era
Atômica, encampou essa ideia de Spinoza.
Aliás, já no primeiro século, disse
Paulo de Tarso aos filósofos atenienses que Deus é aquele "no qual
vivemos, nos movemos e temos a nossa existência".
Nenhum homem de experiência profunda
entende por Deus uma pessoa ou individualidade, mesmo que eleve esse conceito à
milionésima potência. Pessoa significa invariavelmente uma limitação - e um
Deus limitado não é Deus, mas apenas um ídolo sublimado.
Deus é A REALIDADE UNIVERSAL, O SER,
A INTELIGÊNCIA CREADORA, A CONSCIÊNCIA CÓSMICA, A ALMA e O UNO do UNIVERSO,
cujo Verso é o corpo visível do cosmos.
Para dar ao educando uma ideia mais
ou menos adequada de Deus, poderíamos simplesmente chamá-lo VIDA. E sobre esta
base poderíamos desenvolver o diálogo seguinte:
- Esta planta é viva?
- Sim, ela é viva, porque cresce,
floresce e frutifica.
- Esta planta é a Vida?
- Não, ela é viva, mas não é a Vida.
- Que é que tu entendes por Vida?
- Vida é aquilo que faz os vivos
serem vivos.
- Já viste a Vida?
- Não, a Vida não se pode ver; só
poderemos ver os vivos.
- Quer dizer que a Vida é invisível,
que fez os vivos visíveis?
- É isto mesmo. Ou talvez melhor
seria dizer: a Vida é a Essência, que se manifesta em existências vivas.
- Quer dizer que a Vida e os vivos
são idênticos?
- Idênticos na Essência, mas não na
existência.
- Suponhamos que esta planta morra;
então a Vida morreu?
- Não, morreu somente o vivo, mas
não a Vida.
- Para onde foi a Vida?
- Não foi para lugar algum. A Vida
está em toda a parte; ela é, por assim dizer, a Alma do Universo.
- E os vivos?
- Os vivos são formas visíveis da
vida invisível. Quando as formas desaparecem, nós dizemos que o vivo morreu.
- Quer dizer "morrer" é o
desaparecimento de uma forma da Vida, de um vivo.
- É isso mesmo. Assim, quando uma
forma da Vida aparece, nós chamamos isto "nascer".
- A Vida nasce e morre?
- Não, a Vida vive, mas não começa a
viver, nem acaba de viver.
- Quer dizer, a Vida é eterna e
imortal?
- É isto mesmo: a Vida é eterna e
imortal.
Nunca nasceu, e nunca morrerá, mas
sempre viveu, sempre vive e sempre viverá.
- Essa Vida até parece ser Deus.
- A Vida é Deus, ou melhor ela é a
própria Divindade.
- Quer dizer que os que dizem que
Deus é pessoa, confundem a Vida com os vivos.
- Exatamente. Como não se pode
perceber, nem mesmo pensar a Vida, os homens se agarram a um vivo, que se pode
ver, pensar e analisar.
- Se não se pode perceber nem pensar
Deus, a Vida, como o podemos descobrir?
- Nenhum homem pode descobrir Deus -
mas Deus pode descobrir o homem.
- Deus pode descobrir o homem?
- Sim, quando o homem permite ser descoberto.
- Que quer dizer
"permite"?
- Quando o homem vive de certo modo,
Deus o descobre, e então o homem tem certeza de Deus. Mas, se o homem não vive
de modo que Deus o possa descobrir, o homem discute sobre Deus, mas não tem
certeza dele. Certeza não é descobrir Deus; certeza é ser descoberto por Deus.
- A filosofia oriental diz:
"Quando o discípulo está pronto, então o Mestre aparece" - é isto ser
descoberto por Deus?
- Exatamente.
- E quando é que o discípulo está
pronto para ser descoberto pelo Mestre?
- O homem está pronto para essa
descoberta divina, quando ele diviniza toda a sua consciência com a vida divina
e harmoniza toda a sua vida ou vivência de acordo com essa vida.
- Quer dizer que tudo depende do
fato de o homem estar pronto, estar em condições de ser descoberto pela Vida.
- E que tem isto que ver com
educação?
- O educador, quando já foi
descoberto por Deus, pode mostrar ao educando o caminho certo onde Deus o possa
descobrir.
- O caminho, quer dizer, a vivência
do homem.
- Sim, o modo de viver dele.
- Isto é religião?
- Sim, isto é a única Religião, mas
não é uma religião. uma teologia; é antes uma sabedoria de ser e de agir. Se o
homem está em harmonia com Deus, pela consciência e pela vivência, então ele
sabe o que é Deus, e vive de acordo com esse saber. É religioso.
- Isto é felicidade?
- Sim isto é a única felicidade.
Homem,
conhece-te a ti mesmo
Huberto
Rohden
in “Educação do Homem Integral”
(2ª Ed, reescrita - Fundação
Alvorada - 1979)
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