Os
Deveres do Espírita
Indalício Mendes
Reformador
(FEB) Maio 1964
Todo
aquele que aceita a Doutrina Espírita assume o grave compromisso de
Solidariedade, irmã gêmea da Responsabilidade. Elas andam sempre juntas.
O
espírita verdadeiro não tem o direito de desconhecer os princípios básicos da
Doutrina, porque, se não os conhece, não pode considerar-se propriamente um
espírita.
É
tão grande a responsabilidade do espírita que ele não pode desvencilhar-se da
responsabilidade que, mais do que antes, decorre dos seus atos e palavras. Quem
está integrado na Doutrina e sabe respeitá-la, transforma-se numa força
atuante, positiva, no ambiente em que viva. Não é passivo nem dissimulado, não
é indiferente nem apático. Pelo contrário, a sua integração nos postulados
doutrinários confere-lhe a faculdade de se mostrar sempre ativo e franco, honesto
e positivo, bem humorado e discreto. Todavia, a sua franqueza não deve ser
rude, contundente e negativa. Para ser útil, precisa mostrar-se amena,
educativa e construtiva.
Há
mil maneiras de se dizer e demonstrar o que nos vai na alma. Entre essas
maneiras, há a que nunca se separa da compreensão, da tolerância, do
comedimento, da sinceridade e, sobretudo, da verdade simples.
O
espírita tem o dever de policiar mais os seus atos e palavras do que os
alheios, sem que isto importe em estimular, pela omissão ou tibieza, a má ação
de que tenha conhecimento. Queremos dizer: se enérgico em profligar o que não
lhe parece bem, quando feito por seus semelhantes, bem mais enérgico quando
analisar os próprios atos e palavras.
Nunca
o "conhece-te a ti mesmo"
foi mais necessário do que em nossos dias. O espírita, antes de pensar reformar os outros, deve começar
a reformar-se a si mesmo.
O
exemplo é que define a legítima personalidade da criatura humana.
A
Doutrina Espírita é um roteiro de autoeducação. Seu primacial objetivo é tornar
cada um de nós melhor; mais humano, mais compreensivo,
mais cristão. O mundo está cheio de cristãos sem Cristo, isto é, de criaturas que se intitulam
cristãs quando não o são, porquanto não procedem consoante as lições do Mestre.
A
Doutrina codificada por Allan Kardec educa, reforma, eleva, redime. Tudo,
porém, depende de nós. Jesus veio dar-nos ensinamentos e exemplos para que
saibamos buscar a salvação pelo nosso próprio esforço. Esta é a verdade. A sua
missão na Terra foi grandiosa, sublime, incomparável. Desvirtuaram-na,
deixaram-na ficar na superfície da pele, quando ela deveria alojar-se no
coração humano.
A
Doutrina Espírita está restabelecendo, a pouco e pouco, o domínio da ideia
cristã na vida do homem, ensinando-o a compreender a razão da existência
terrena, a necessidade retificadora da dor, o mapa cármico e sua ligação com o problema
da reencarnação.
A
solidariedade sadia é fraternidade cristã. "O Espiritismo amplia a noção de fraternidade. Demonstra por meio de
fatos que ela não é unicamente um mero conceito, mas uma lei fundamental da
Natureza, lei cuja ação se exerce em todos os planos da evolução humana, assim
no ponto de vista físico como no espiritual, no visível como no invisível. Por
sua origem, pelos destinos que lhes são traçados, todas as almas são irmãs.
Assim, essa fraternidade, que os messias proclamaram em todas as grandes épocas
da História, encontra no ensino dos Espíritos uma base nova e uma sanção. Não é
mais a inerte e banal afirmação na fachada dos nossos monumentos, é a
fraternidade palpitante das almas que emergem, conjuntas, das obscuridades do
abismo, e palmilham o calvário das existências dolorosas; é a iniciação comum
no sofrimento; é a reunião final na plena luz." (Léon Denis).
Solidariedade
e responsabilidade são elos de uma mesma corrente. A vida nos mostra a todos os
instantes que o auxílio mútuo se afirma eloquentemente como força de coesão da
existência moral. Essa é também uma imposição biológica a que ninguém escapa,
nem os mais fracos nem os mais fortes.
Todos
somos como que elementos moleculares da vida de relação, na vida social, na
vida espiritual. Isto esclarece a razão das pequenas e grandes coletividades,
quer entre os chamados irracionais, quer entre os ditos racionais.
O
instinto desempenha papel preponderante na aglutinação do seres. Mas só a
educação facilita, com acerto, o disciplinamento do instinto. Ela refina o
sentimento e prepara o homem para uma vida progressivamente mais compreensiva e
melhor. Todavia, não podemos eximir-nos às consequências da Lei de Causa e
Efeito, que é a bússola do Carma. Do nosso comportamento, em face dessa lei,
depende a felicidade que ambicionamos.
O
Espiritismo educa o homem para uma vida mais simples e sadia. O Espiritismo
respeita a personalidade humana, porque lhe reconhece o livre-arbítrio,
acatando-o. Nada impõe, nada exige, nada reclama. Mostra o roteiro e ensina
como se pode segui-lo.
Eminentemente
democrática, a Doutrina Espírita envolve toda a Humanidade, mas são os humildes
e sofredores que nela encontram mais depressa o bálsamo para as suas dúvidas e
aflições. Respeitando a liberdade da pessoa humana, o Espiritismo afirma a
necessidade de deixar ao homem, depois de esclarecido, a decisão dos rumos que desejar
tomar, convencido, como diz Kardec, que “Fé
inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas
da Humanidade".
Com
a Doutrina Espírita, o homem se torna senhor do seu destino.
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