15
Didaquê
Espírita
compilação e coordenação
Carlos Lomba
Ed.FEB 1948
CAPÍTULO X
CONSIDERANDO A PRECE
367. Que é a prece?
- Um ato de fé e
humildade, da criatura para com o Criador.
368. Haverá fórmulas determinadas para esse ato?
- Não. Todas as
fórmulas são plausíveis, pois o que vale é a intenção.
369. E se a intenção não for mais que aparente, ou convencional?
- Deixa de haver prece.
370. Não basta, então, querer e pedir?
- É preciso antes
compreender e sentir o que se pede.
371. Mas, como explicar o efeito positivo de certas preces, nalguns
casos?
- Pela fé, como pelo
merecimento dos postulantes, de vez que nada ocorre por acaso, à revelia da
Lei.
372. Que lei?
- A Lei divina, que
está inscrita na consciência de toda a criatura pensante, e que definimos por
Amor e Justiça.
373. Mas, se nem todos podem amar e nem mesmo sabem distinguir o bem do
mal?
- O amor, que é a
virtude das virtudes, por excelência, foi dado em germe a todas as criaturas, a
fim de estas se integrarem nos desígnios de DEUS. O que chamamos - mal,
não infirma, antes confirma a existência do amor, que é o bem.
374. Que dizer então?
- Que, quem ama o mal,
ama alguma coisa e apenas não sabe, ou não pode, de outra forma, utilizar a
faculdade latente e incoercível.
375. E como explicar essa disparidade de aptidões nas criaturas de DEUS?
- Pela diversidade de
graus na escala da evolução dos Espíritos.
376. Mas, sendo eles, os Espíritos, criados em pé de igualdade absoluta,
como admitir a diversidade de graus?
- Primeiro, porque DEUS
não cessa jamais de criar, e segundo porque, no exercício do seu livre
arbítrio, pode a criatura, em gamas infinitas, não elidir, mas alterar e
retardar o ritmo de sua própria evolução.
377. E poderíamos conceber que DEUS não pudesse melhor obrar,
criando-nos perfeitos, antes que perfectíveis?
- A razão humana é
limitada. Querer penetrar os desígnios de DEUS, fora loucura. Não sabemos o
essencial de coisa alguma, não nos conhecemos a nós mesmos. Entretanto,
vivemos, e os postulados da consciência nos advertem de que não há efeito sem
causa.
378. E daí?
- Razão maior para aceitarmos
como se nos ela apresenta. Para efeitos
inteligentes, causas inteligentes.
379. Mas os cépticos, os negadores de todos os tempos, criaturas
inteligentes, sábias, racionalistas também ...
- Em substância, nada
de positivo e concreto demonstraram, a não ser que o negativismo é ainda uma
prova da realidade de DEUS, visto que ninguém concebe a
negação do inexistente. De nada, nada.
380. E a Revelação Espírita nos dará da Entidade Divina uma prova
Positiva, integral, absoluta?
- Indiretamente, sim.
381. Porque?
- Por que demonstra à saciedade a sobrevivência integral do ser
consciente, na eternidade.
382. Mas ... DEUS?
- Em imanência de causa,
é claro que melhor se entremostra na dilatação dos efeitos. É pela maior
compreensão do Universo que melhor sentimos a existência de DEUS e a necessidade da prece.
383. Mas, dir-se-á que DEUS tenha necessidade das nossas
preces?
- Absolutamente. Nós é
que temos necessidade de orar a DEUS, e por isso dissemos que a
prece antes deve ser sentida, que articulada.
384. Então, as crianças? Como podem elas orar?
- Às crianças devemos
ensinar a oração compatível com o desenvolvimento do seu raciocínio, tendo em
vista, sempre, as fórmulas simplificadas e capazes de lhes suscitar confiança,
antes que temor de castigos, ou esperanças vãs de prêmios fantasistas e
ilusórios.
385. Serviria, então, o "Pai Nosso?"
- A oração dita
dominical, a única que Jesus autorizou formalmente, é, na sua consubstancial
singeleza, a mais profunda das orações. Podendo ser aproveitada em função
exemplificadora, ela, como quaisquer outras orações, formuladas ou
improvisadas, precisa ser compreendida e sentida. Repita-se: a prece não é um
ato formal, nem verbal, mas essencialmente emocional. Um pensamento, um olhar,
uma lágrima e até um sorriso, podem melhor traduzi-la que um milhão de
palavras.
385. Então as missas litúrgicas?
- Dissemos que tudo
vale pela intenção. Toda prece sincera, todo pensamento de amor, aproveita a
quem dá e a quem recebe. Por isso, os Espíritos elevados nos disseram que a
prece emocional aproveita sempre.
387. Mas, se Jesus disse que o Pai sabe o de que necessitamos, não se
justificaria deixássemos correr nosso destino à mercê da Lei inelutável?
- O homem é orgulhoso e
mal conhece a Lei. Ignorante do passado, ignorante do futuro, uma vez na Terra,
cheio de faltas, esquecido de sua origem, tudo pede ao mundo e no mundo, para
concluir, absurdamente, que só não cabe pedir ao SENHOR do mundo! Entretanto,
por justificar a hipótese, necessário lhe fora reconsiderar o mundo das causas,
onde engendrou a necessidade de recorrer às fontes da Divina Misericórdia.
388. E como conciliar a misericórdia com a justiça, de DEUS,
se a Lei é absolutamente íntegra?
- A misericórdia não é
fragmentação, diminuição, nem alteração da Lei; é antes um elemento de exação,
no sentido de revigoramento das energias morais ou físicas, do recorrente, por
bem cumprir a sentença que se impôs na carne e pela carne.
389. E com relação aos desencarnados?
- É a mesma coisa,
porque no plano astral se refletem os atos da criatura, que pode sofrer tanto
ou mais do que na Terra.
390. Mais do que na Terra?
- Sem dúvida, visto
que, mais tênue e delicado o seu invólucro, mais vivazes se lhe tornam as
ideias e as sensações.
391. Mas, os Espíritos superiores também terão necessidade de orar?
- Todos o fazem, ainda
os da mais alta hierarquia, como Jesus.
392. Que necessidade pode impelir à prece um Espírito como Jesus?
- O conhecimento da
obra de DEUS, atento a que a Ciência Universal é indefinita e imanente,
qual o próprio DEUS ...
393. Acredita que mal posso compreendê-lo?
- Sim. Concordo em que
não é fácil ultrapassar a barreira das nossas concepções limitadas. O
conhecimento do inefável é antes fruto de intuição que de observação, e toda a
intuição é uma iluminação.
394. A ciência da Terra nada produz, então?
- Não há, propriamente,
uma ciência da Terra, porque tudo é de DEUS. A ciência humana aproveita ao
homem e desenvolve o Espírito para atividades mais amplas no plano espiritual.
A ciência da Terra é
também modalidade integrante do plano divino, facultando ao encarnado cooperar
direta e ativamente na evolução cósmica do planeta.
395. Neste caso, e o materialismo científico?
- É uma expressão balda
de sentido na acepção espiritista.
396. Por que?
- Porque o crente
espiritista sabe que atrás de todo fenômeno aparente está a realidade de um
fator inteligente. É o Espírito que vivifica a matéria - mens agitat mollen.
397. Voltando à prece: acha-a, então, indispensável?
- Tanto como o ar
atmosférico à vida orgânica, porque ela é bem o alimento da alma.
398. Mas há criaturas que não oram, que nunca balbuciaram uma prece ...
- É um engano. Essas,
fazem-na para dentro de si, consigo mesmas, no anseio de suas almas, na tortura
dos seus remorsos. São caldeiras abafadas pelas escórias do orgulho, cuja
explosão cedo ou tarde se dará.
399. E que dizer das preces coletivas, das que aí se fazem, por exemplo,
nos centros espíritas?
- Diremos que não podem
aberrar da regra geral, isto é, que precisam ser antes sentidas que faladas,
natural e simplesmente, sem outra preocupação que traduzir o fim colimado.
400. Mas, admitido que DEUS e os Espíritos superiores lêem
os nossos pensamentos, sendo o pensamento, mesmo, a sua linguagem, não se
poderia justificar a prece muda, ou mental?
- Conforme ...
401. Conforme?
- A linguagem
articulada, como veículo de pensamentos e traduzindo emoções, pode
conceituar-se, no caso em apreço, como a batuta do regente de orquestra,
focalizando e estimulando a harmonia do conjunto. Torna-se, assim, um elemento
sintônico de grande alcance, senão indispensável, ao menos de efeitos práticos.
402. Práticos, diz?
- Sim, porque não há
desconhecer a acalmia dos ambientes, a pacificação interior que as preces
acarretam; e ainda porque podemos conjecturar a existência de seres
desencarnados e assaz materializados para não poderem utilizar-se e
beneficiar-se de um intercâmbio exclusivamente mental.
403. Deveremos, então, condenar as rezas, responsórios, ladainhas e o
mais que por aí se pratica com foros de religiosidade?
- Condenar não é o
termo. O espírita cristão nada e a ninguém condena. Ele sabe que o ignorante de
hoje será o sábio de amanhã. O seu Cristo não é já o que permanece morto na
cruz, há 20 séculos, mas o que ressuscitou no seu coração e aí vive em
abundância de graças eternas. Esse Cristo disse - não julgueis para não serdes julgados (1) e o que importa ao cristão em Cristo é justificar pelo exemplo, e não
malsinar nem condenar. Ninguém responde senão por faltas em consciência
cometidas. Onde começa a ignorância, aí termina a responsabilidade. Ensinar o
ignorante é obra de misericórdia, mas não vamos, com o afã de praticar a obra,
desconhecer aquele relativismo que nos coloca distantes do Mestre, quanto de
nós possamos imaginar distantes os seres ínfimos da criação. Saibamos, enfim,
por nossos atos, fazer de Jesus o árbitro de nossas preces.
(1) Sempre consideramos o julgamento uma função
indeclinável do Espirito. A vida é um julgamento constante. Julgar é comparar,
é discernir, é optar, é aprender, é progredir. Julgar para condenar é o que nos
parece increpar o preceito evangélico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário