01/02 A verdadeira religião
Rodolfo
Calligaris
1. Estudando-se o Evangelho, sem espírito
de sectarismo, chega-se à conclusão incontestável de que Jesus jamais pregou ou
defendeu nominalmente qualquer religião, nem deixou margem para que esta ou
aquela Igreja se arrogasse privilégios especiais, ou se intitulasse a única que
salva.
O que ele ensinou sempre, invariavelmente,
em todos os momentos de sua vida pública, foi a Religião do Amor, do Bem, da
Caridade!
Senão vejamos.
Dando início à sua doutrinação, a
quem promete ele as bem-aventuranças do reino dos céus? Aos bons,
isto é: aos humildes de espírito, aos mansos, aos que procedem conforme a justiça,
aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacificadores... (Mat., Cap. 5)
Não quer, porém, simples aparências
do bom caráter, nem manifestações de falsa piedade, tão ao sabor de certos
religiosos, e daí o afirmar, peremptoriamente: “Se a vossa justiça não for
maior e mais perfeita que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos
céus.” (Idem)
Qual a razão dessa advertência?
Muito simples. É' que os tais escribas e fariseus, conquanto fossem servis
cumpridores das práticas exteriores do culto e das cerimônias estatuídas pelos
rabinos do moisaísmo, de virtudes mesmo nada possuíam.
Em seguida, passa a ensinar assim: “Se
alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe a outra; àquele que quiser
demandar convosco em juízo, para vos tomar a túnica, cedei-lhe também a capa;
se alguém vos forçar a caminhar
mil passos, carregado, vai com ele dois mil; dai a quem vos pedir e não volteis
as costas a quem vos queira solicitar um empréstimo; ao que tirar o que é
vosso, não lho reclameis; amai os vossos inimigos; fazei bem aos que vos
odeiam; bendizei os que vos amaldiçoam; orai pelos que vos perseguem e caluniam;
sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso; fazei o bem sem
ostentação; não julgueis; tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o
assim também a eles, pois é nisto que consistem a Lei e os Profetas.”
(Mt, Caps.
5-7)
Positivamente, ninguém saberia nem
poderia usar linguagem mais clara, nem mais precisa do que esta, para dar-nos a
entender como devemos pautar nossos atos, a fim de satisfazermos à Lei de Deus.
Quem há que não almeje para si
apenas o que é bom? que não deseje ser tratado com afabilidade? que não queira
ser socorrido em suas aflições? que não aprecie ver desculpados os seus erros?
que não espere benevolência para as suas fraquezas e imperfeições? que não aspire
ao perdão para os seus deslizes? Pois bem, esse mesmo tratamento, amorável e
fraterno, que gostamos de receber, é o que devemos dispensar ao nosso próximo,
se é que pretendemos ganhar a “salvação”, ou, melhor dito, a felicidade eterna.
Não haveria de faltar, porém, falsos
profetas, que lançassem a confusão em torno de verdades tão simples, que
disseminassem doutrinas esdrúxulas, segundo as quais, para salvar-se. ninguém
precisa ser bom, nem realizar boas obras... mas tão somente crer em tais ou
quais dogmas teológicos ...
Prevendo isso, avisa o Mestre, alto
e bom som: “Toda árvore que não dá bom fruto, é cortada e lançada ao fogo .” – “Nem
todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele
que faz a vontade de meu Pai, que está nos cêus .”
Acrescenta ainda, para que não subsistam
quaisquer dúvidas: “Aquele que ouve minhas palavras e as observa é
comparável ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Veio a chuva,
transbordaram os rios, os vendavais sopraram e se arremessaram contra essa
casa, e ela não caiu, pois estava edificada sobre a rocha. Aquele, porém, que
ouve minhas palavras e não as observa, assemelha-se ao insensato que construiu
sua casa sobre a areia. Veio a chuva, os rios transbordaram, sopraram os
ventos, precipitaram-se sobre essa casa e ela desabou; e grande foi a sua ruína
.” (Idem, Capo 7)
Aí está, com que frisante nitidez o
Cristo põe em destaque a importância de praticar os seus ensinamentos. Ora, ele
é a revelação viva de Deus, a personificação de Sua lei, e, portanto, o único
fundamento sobre que podemos edificar um caráter reto.
Mas, edificar sobre o Cristo não é
apenas decorar as Escrituras Sagradas, exaltar-Ihes os sublimes conceitos,
fazer uma tocante profissão de fé, cantar belos hinos sacros, ..
Não! Edificar sobre o Cristo é
cumprir a sua palavra, é obedecer-lhe às instruções, é fazer a vontade d'Aquele
que o enviou, é enfim possuir uma fé que se manifesta em obras de bondade!
Prosseguiremos.
Reformador (FEB) Junho 1970
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