Bibliografia
“O LIVRO DE TOBIAS”
Reformador (FEB)
Outubro de 1945
A publicação deste livrinho é consequência direta da Questão Roustaing, que no Brasil tem provocado sérias polêmicas entre os partidários da teoria do corpo fluídico de Jesus e os Kardecistas e tende a justificar o fato de a Federação Espírita Brasileira considerar ‘Os Quatro Evangelhos’, de J. B. Roustaing, como obra fundamental do Espiritismo, ao lado das de Kardec, a que se opõem muitos escritores e jornalistas do lado contrário.
O livro em apreço tem certa analogia com o Novo
Testamento, não só na essência, como até na linguagem e nas máximas que contém.
Embora Kardec lhe faça referência no “O Evangelho segundo o Espiritismo”, o
livro não figura na edição popular da Bíblia.
A Federação Espirita Brasileira,
que é partidária do corpo fluídico de Jesus e propaga essa teoria em seu órgão
oficial e em livros e folhetos que edita (*), aproveitou o fato de nesta obra
aparecer um Espírito materializado que Tobias-filho toma por um homem que faz
vida semelhante a doutro homem, que o guia em certa viagem que empreende, que o
protege, que o casa com Sara, filha de Raquel, que cura a cegueira de
Tobias·pai, tudo Isto com o nome de Azarias, e só no fim, quando se despede, é
que
se
dá a conhecer, dizendo ser o Anjo Rafael, “um dos sete que assistimos diante do
Senhor”; aproveitou este fato, dizíamos, para reforçar aquela teoria, a fim de
mais facilmente acreditarem os que ainda se não decidiram por ela. Confessa-o
numa nota explicativa, a fim de destruir os ataques feitos à obra de Roustaing,
terminando por dizer que (1) “negar fé aos ensinos recebidos pela mediunidade
de Mme. Collignon, um ponto capital em que esses ensinos confirmam as duas
fases anteriores da Revelação divina, equivaleria a negar o Judaísmo, o Cristianismo
e o Espiritismo”. (2)
(*)
Do blog: Estávamos em 1945...
(2)
Da revista espírita ‘Estudos Psíquicos’ que se edita em Lisboa.
A FEB considera Os Quatro Evangelhos de Roustaing obra fundamental do Espiritismo, ao lado das obras de Kardec.
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