A Bússola do Espiritismo
Túlio Tupinambá (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Dezembro 1956
O Espiritismo, para se conservar
isento de influências negativas, tem de permanecer adstrito aos princípios de
sua Doutrina, codificada por Allan Kardec e tão bem defendida pela Federação
Espírita Brasileira. Somente o conhecimento doutrinário confere ao espírita
digno deste nome pleno conhecimento da Terceira Revelação. Dada a extrema
tolerância com que o Espiritismo recebe e agasalha as criaturas egressas de
outros credos, desiludidas pela falta de clareza de seus postulados, pela
esterilidade de suas obras ou pelo desamparo espiritual em que se sentem, não
raro se observam deturpações e desrespeitos à nossa Doutrina, que é medianamente
clara, extraordinariamente simples e de assimilação facílima. Elementos
provindos de religiões em declínio, ainda mal adaptados ao Espiritismo, por
desconhecerem a Doutrina de Kardec, misturam costumes e preconceitos de seus antigos
credos com as práticas singelas dos espíritas, acabando por alcançarem, com a
melhor das intenções, acreditamos, um sincretismo bizarro, mas de todo em todo
incompatível com os ensinamentos reais do Espiritismo. Em consequência,
abeiram-se do feiticismo, inovando ou melhor, transferindo para cá certas
práticas julgadas inconcessas por nossa Doutrina.
Dessa balbúrdia se aproveitam
rancorosos inimigos do Espiritismo para atacá-lo cada vez com maior veemência,
acusando os espíritas de se apropriarem de seus santos, de sua liturgia, de
suas rezas... Para os espíritas nada disso vale nada em face do que nos ensina
Kardec. Respeitamos as opiniões alheias, as religiões que lutam pela conquista
da hegemonia material, mas desejamos continuar fiéis à nossa religião.
No Espiritismo não há batismos nem
casamentos e muito menos encomendações fúnebres. Não há santos nem imagens,
porque reverenciamos o Espírito, que é tudo. O que para nós conta é o que
contém o corpo da Doutrina codificada por Allan Kardec, porque ela, sim, é a
Lei em que se baseia a conduta do espírita verdadeiramente consciente de sua
posição no seio da Humanidade e em face de Jesus. Santos, rituais, especulações
teológicas, nada disso é nosso, nada disso queremos, pois não nos escoramos tão
pouco em figuras hipostáticas, nem nos perdemos no matagal do metafisicismo
inócuo. Em vez do “Credo quia absurdum”,
de Santo Agostinho, preferimos Kardec: “Fé
inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a Razão, em todas as
épocas da Humanidade.”
Sendo o Espiritismo formado pela
trilogia Religião-Ciência-Filosofia, muito trabalho nos espera dentro dele para
que possamos perder tempo com outras religiões que somente possuem passado e
vêem o presente se alongar custosamente, sem corajosa esperança no futuro... As
religiões que se debatem pela sobrevivência não querem reconhecer que sua
missão está concluída na Terra e que o Espiritismo, que é o Cristianismo do Cristo em plena florescência, cada vez se torna mais senhor de
si e apto a cumprir sua destinação entre os homens sob as luzes do Evangelho de
Jesus. Se essas religiões agonizantes do ponto de vista espiritual, ainda se
dedicarem às tarefas que realmente lhes competem, renunciando às atrações
mundanas e resistindo às tentações de preponderância temporal, a ponto de se
envolverem na política, então poderão, pelo menos, ter um fim menos doloroso,
realizando o supremo esforço de honrar o nome de Deus e do Cristo na hora
extrema.
O constante desenvolvimento do
Espiritismo está suscitando, ainda agora, reações violentas de credos
religiosos inconformados com a realidade dos novos tempos. Vamos recebendo com
serenidade os ataques, as provocações, as injúrias, as calúnias, as deturpações
do que dizemos e realizamos, as mentiras que nos são assacadas, na vã tentativa
de nos desmoralizarem; as perseguições, enfim, disfarçadas ou ostensivas,
sempre polimórficas, nas quais os verdadeiros perseguidores preferem ocultar-se
por trás dos que servem de instrumento ao seu ódio, para melhor investir-nos
sem suscitar o escândalo público. Devemos continuar humildes e serenos, escudados
na força de nossa fé, de nossa Doutrina, sem esquecermos o dever da exemplificação
que nos deu Jesus. conforme se encontra nas lições sublimes de “O Evangelho
segundo o Espiritismo” .
O futuro do mundo pertence ao
Espiritismo, porque, quanto maior a cultura humana, mais largo o caminho que se
abrirá à nossa religião, que ama a claridade do espírito e da mente, repelindo
a treva da ignorância e da maldade. Espiritismo é paz, é caridade, é amor. Esta
é a moeda do nosso comércio, porque essa foi a moeda de Jesus em sua
peregrinação terrena. Não somos insensíveis aos maus tratos. Todavia, a nossa
sensibilidade cede ao nosso dever de exemplificar. Possamos sempre responder
com humildade à arrogância dos imprevidentes. Sabemos que o homem moderno, em sua
maioria, não pensa nem age por ouvir dizer, quando já não se encontra
prisioneiro da ignorância. Observa, investiga, analisa e julga, antes de tomar uma
decisão definitiva. O Espiritismo não se arreceia da verdade porque ele é a
Verdade, pois está amparado pelo Cristo. Confiantes na excelência da nossa
Doutrina, não tememos o porvir. A sucessão dos anos apenas poderá tornar mais
vigoroso o Espiritismo, em virtude da segurança de seus postulados morais e da
realidade impressionante das relações progressivas do mundo físico com o mundo
espiritual. Qualquer homem de bom senso pode ler, estudar e interpretar os
princípios doutrinários do Espiritismo, usando, até nisso, o seu livre
arbítrio, sem tremer ante a ameaça ridícula do Purgatório e do Inferno. Seu
destino é traçado pelo uso que fizer desse livre arbítrio. O Espiritismo confia no futuro da Humanidade e a Humanidade está aprendendo depressa a
confiar no Espiritismo, porque ele não hostiliza nem faz discriminações. Amparando
e auxiliando, ele esclarece, guia, assiste, fazendo reviver a cada instante, no
século inicial da era atômica, o Cristianismo primitivo, bem diferente do
pseudo Cristianismo paganizado, que se arrasta orgulhosa e penosamente por aí.
Quanto mais sólido for o
conhecimento da Doutrina de Kardec pelos espíritas, tanto mais forte será o
Espiritismo, porquanto ela mostra com firmeza a posição exata que a nossa religião
já ocupa no seio da Humanidade. A Doutrina
é a base da ação espírita e ninguém consegue ser completamente espírita se não
a conhece e não exemplifica seus ensinamentos com amorosa fidelidade.
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