Parece
que o espírito de confusão, arrastando sua coorte de discórdia, incompreensão e
desamor, tem penetrado ultimamente todos os setores humanos a fim de que a “abominação
da desolação” contamine até mesmo “as coisas santas”, isto é, o movimento
interno das religiões, a essência em que elas se inspiram. Nem mesmo o
Consolador, tão amado pelos que por ele foram beneficiados, se isentou dos
reflexos dessas investidas, pois numerosos problemas preocupam aqueles que
assumiram verdadeiras responsabilidades no seio da Doutrina dos Espíritos.
Frequentemente surgem ataques às obras de Allan Kardec, refutações, destruição
mesmo, pois, para alguns, a codificação está “ultrapassada”, embora não
aparecessem ainda obras melhores do que elas. Os Evangelhos, por sua vez, são
dolorosamente rebatidos, quando o bom-senso sugere é o exame construtivo em
todos os setores que interessam a Humanidade e não o ataque e o negativismo, como alguns
espíritas livres pensadores tentam fazer. De outro modo, jovens inexperientes,
imbuídos de ideias materialistas, ou negativistas, se confundem, incapazes de
uma análise racional entre a Doutrina Espírita, a que se filiaram, e o
materialismo, que as escolas do mundo lhes apontam com foros de razão, análise
que o Espiritismo vem resistindo vitoriosamente há um século.
Em torno desse desagradável panorama
negativo, um jovem aprendiz de Espiritismo, residente no interior do País,
escreveu-nos, há dias, muito aflito e confuso, pedindo consolo e
esclarecimentos sobre melindroso fato ocorrido em seu núcleo espírita. Disse
ele que certo expositor doutrinário do núcleo em questão asseverou,
publicamente, ser desnecessário o estudo completo dos Evangelhos, bastando que
apenas conheçamos os pontos esclarecidos por Allan Kardec em “O Evangelho
segundo o Espiritismo”. Que o estudo geral desse código cristão é perigoso, e
que as Parábolas do Cristo são absolutamente
inúteis, porquanto as Parábolas são interpretadas segundo o parecer de cada um.
Que as Epístolas não têm valor para nós, espíritas, visto que nem mesmo se sabe
se Pedro e Paulo existiram. Enfim, o “expositor” apresentou um programa de
destruição daquilo que, quando ele
próprio nasceu, já encontrou no coração do próximo há cerca de vinte séculos,
sem nada possuir para repor no lugar daquilo que destruiu.
É lamentável que tais coisas aconteçam,
mas a verdade é que acontecem, e o Evangelho aí está desafiando os séculos com
uma literatura brilhante desde os seus primórdios, um serviço magnífico
prestado à sociedade, sem que nada melhor fosse criado pelos “iluminados” da
Terra a fim de substituí-lo. Nosso missivista, pois, que se tranquilize: essas
críticas sempre existiram, mas a obra do Cristo é imortal e, apesar da
incompreensão humana e da “competência” dos “mestres de obras feitas” há de
permanecer. À proporção que o sentimento se depurar em nossos corações e o
conhecimento amadurecer nossa razão, o que nos parece inútil ou defeituoso,
naqueles códigos, se há de aclarar, pois nos Evangelhos também há ciência e
transcendência, que nem a todos é fácil assimilar de improviso.
Destruir, com as nossas opiniões
pessoais, o que se encontra feito é fácil, não há mérito nesse trabalho. Mas
realizar algo melhor do que aquilo que criticamos ou destruímos é muito mais
difícil, porque frequentemente nos escasseiam méritos para tanto. Porque
destruir o Evangelho, lavrando confusão no coração daqueles que se sentem bem
ao acatá-lo, quando uma literatura perniciosa, erótica, deprimente, infesta o
mundo, corrompendo a mocidade? Rejeitar o Evangelho, arrancando-o do coração
daqueles jovens de boa vontade, os quais, na hora difícil que atormenta a
Humanidade, se voltam para as coisas de Deus, engrandecendo o próprio caráter
com um ideal superior, não será um crime? Sugerir-lhes, com tais críticas, que
se tornem pessimistas, cépticos, ateus, será próprio de quem um dia se
comprometeu consigo mesmo a difundir o bem, do alto de uma
tribuna? Repudiar o exemplo dos apóstolos de Jesus, afetando descrença na
existência deles,
sim, é preferível, é cômodo, porque aceitá-los, imitando seus exemplos de
abnegação e sacrifícios dará trabalho! Será necessário renunciar às atrações do
mundo, que tanto agradam aos que vivem para si mesmos, será o sacrifício do
repúdio às vaidades, e ao orgulho, que nos iludem o senso, pela adoção da
humildade, do amor, do trabalho, da espiritualização de nós mesmos, da
construção de valores pessoais, a fim de nos tornarmos dignos da mensagem do
Cristo, como os apóstolos o foram. Aceitar os “Atos dos Apóstolos” será seguir
o exemplo daqueles que a tudo renunciaram, até mesmo à família, ao bem-estar do
lar, à tranquilidade da existência, para que o ideal divino, por eles
difundido, penetrasse o coração do próximo e o reeducasse, enquanto eles
próprios sofriam toda sorte
de humilhações e martírio; e, por isso mesmo, porque ainda não possuímos capacidade
para tanto, destruímos esse patrimônio humano nos corações jovens que se
habilitam para, quem sabe? conseguir a capacidade que nos falta.
As Parábolas do Mestre Nazareno são
lições imortais que nos ajudam a compreender a vida e cuja oportunidade e
realidade poderemos constatar diariamente, nas peripécias da vida
prática de cada um. Nenhum mortal até hoje conseguiu criar conceitos mais vivos
e oportunos, e Allan Kardec tratou de algumas delas com visível respeito, sem
destruir as demais, visto que era “o bom-senso encarnado”. Porventura, “O Bom
Samaritano” terá dois modos, ou modos múltiplos, de interpretação, como quer o
nosso “expositor”? Porventura a “Parábola do Filho Pródigo” poderá ser
interpretada de outra forma, senão aquela mesma que diariamente contemplamos em
nossa sociedade? E “A casa construída sobre a rocha” não oferece a mesma
interpretação desde o dia em que a palavra do Senhor se fez ouvir? E a voz de
Jesus, bendizendo aqueles que o socorriam, quando socorriam o próximo, lição
parabólica, também não brilha pela objetividade do pensamento? Porventura o
senso, a razão e a lógica não nos ensinarão a compreender nessas Parábolas o
verdadeiro sentido que nelas imprimiu Aquele que as criou?
Uma mistificação não demora vinte
séculos sustentando o ideal nos corações sinceros. Deus, o Criador de todas as
coisas, não permitiria que, por uma mentira, que alguns sugerem ser os “Atos
dos Apóstolos”, as Epístolas, etc., criaturas devotadas e sinceras derramassem
o seu sangue nos suplícios dos primeiros séculos, sofridos pelos cristãos,
testemunhando a sublimidade do ideal pelo qual morriam, e nem o cérebro humano
seria capaz de inventar personalidades da superior envergadura de Pedro e de
Paulo. Que, pois, o caro missivista não se preocupe com o que possam dizer os “expositores”
livres pensadores, discípulos de Renan e não de Jesus e de Kardec. São ideias
pessoais que não se conseguirão impor. Procure antes dedicar-se ao estudo fiel
da Revelação Espírita, do Evangelho, de todos os compêndios, mesmo profanos,
dignos de serem acatados, pois o mundo, e não somente o Espiritismo, necessita
de personalidades cultas, mas bem orientadas, capazes de criarem o reino de
Deus em si mesmas a fim de estabelece-lo no mundo, e não de imitadores de
opiniões alheias negativistas e destrutivas. Que os estude também na vida
prática e sentirá a alma edificada, invulnerável à agressão de “expositores”
que assim pensam porque ainda não conheceram o sofrimento, têm satisfeitos até
hoje os próprios desejos e paixões, mas, no dia em que a dor realmente os
visitar, saberão compreender não só as Parábolas do Senhor, mas também procurar
a companhia de Pedro e de Paulo, a fim de se consolarem meditando no heroísmo
deles a frente das penúrias suportadas, ao mesmo tempo que aproveitando dos
ensinamentos por eles deixados há dois mil anos aos corações humildes e de boa
vontade, capazes de compreenderem a mensagem do Cristo a eles e aos demais
discípulos confiada para nosso aproveitamento.
Panorama
Frederico Francisco / (Yvonne
A. Pereira)
Reformador (FEB) Jan 1970
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