O Maior Mandamento
22,34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao
silêncio os saduceus, reuniram-se,
22,35 E
um deles, doutor das leis, fez-Lhe esta pergunta para pô-Lo à prova:
22,36
-Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
22,37 Respondeu Jesus: “Amarás o Senhor teu
Deus de todo o teu coração, de toda
a tua alma e de
todo o teu espírito.(Deut 6,5)
22,38
Este é o maior e o primeiro mandamento
22,39 E
o segundo, semelhante a este, é "Amarás
teu próximo como a ti mesmo." (Lev 19,18)
22,40
Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas.”
Para Mt (22,34-40), O Maior Mandamento
- leiamos “O
Evangelho...”, de Kardec, Cap. XI:
“...“Amar ao
próximo como a si mesmo; fazer para os outros o que quereríamos que os outros
fizessem por nós,” é a mais completa expressão de caridade, porque resume todos
os deveres para com o próximo. Não se pode ter guia mais seguro, a esse respeito, que tomando por medida, do que
se deve fazer para os outros, o que se deseja para si. Com que direito se
exigiria dos semelhantes mais de bons procedimentos, de indulgência, de
benevolência e de devotamento do que se as tem para com eles? A prática dessas
máximas tende à destruição do egoísmo; quando os homens as tomarem por normas
de sua conduta e por base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade e farão reinar,
entre eles, a paz e a justiça; não haverá mais nem ódios nem dissenções, mas
união, concórdia e benevolência mútua.”
No Cap. XV, lemos:
“Caridade
e humildade, tal é, pois, o único caminho da salvação; egoísmo e orgulho, tal o
da perdição. Esse princípio está formulado em termos precisos nestas palavras:
- Amareis a Deus de toda a vossa alma e ao vosso próximo como a vós mesmos:
toda a lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos -. E para que
não haja mais equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, ajunta:
-E eis o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro; quer dizer, que não
se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo
sem amar a Deus; portanto, tudo o que se faz contra o próximo se faz contra
Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade com o próximo, todos
os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO
HÁ SALVAÇÃO.
Emmanuel nos legou a seguinte mensagem, inserida em
“Caminho, Verdade e Vida”, também para Mt
(22,39) -A Regra Áurea:
“Incontestavelmente, muitos
séculos antes da vinda do Cristo já era ensinada no mundo a Regra Áurea,
trazida por embaixadores de sua sabedoria e misericórdia. Importa esclarecer,
todavia, que semelhante princípio era transmitido com maior ou menor
exemplificação de seus expositores.
Diziam os gregos: “Não
façais ao próximo o que não desejais receber dele.”
Afirmavam os persas: “Fazei como quereis que se vos faça.”
Declaravam os chineses: “O que não desejais para vós, não façais a
outrem.”
Recomendavam os egípcios: “Deixai passar aquele que fez aos outros o
que desejava para si.”
Doutrinavam os hebreus: “O que não quiserdes para vós, não desejeis
para o próximo.”
Insistiam os romanos: “A lei gravada nos corações humanos é amar
os membros da sociedade como a si mesmo.”
Na antiguidade, todos os povos
receberam a lei de ouro da magnanimidade do Cristo.
Profetas, administradores, juízes e
filósofos, porém, procederam como instrumentos mais ou menos identificados com
a inspiração dos planos mais altos da vida. Suas figuras apagaram-se no recinto
dos templos iniciáticos ou confundiram-se na tela do tempo em vista de seus
testemunhos fragmentários.
Com o Mestre, todavia, a Regra Áurea é a novidade divina, porque
Jesus a ensinou e exemplificou, não com virtudes parciais, mas em plenitude de
trabalho, abnegação e amor, à claridade das praças públicas, revelando-se aos
olhos da Humanidade inteira.”
Fantástico
ResponderExcluirEnriquecedor
ResponderExcluirMaravilha de reflexão , gratidão.
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