Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

'Olho por Olho'




Olho por Olho

               
Mt (5,38-39) lê-se como se segue:  
“Tendes ouvido o que foi dito:
Olho por olho, dente por dente. 
Eu, porém, vos digo: Não resistais ao mal. 
Se alguém vos ferir a face direita, oferecei-lhe também a outra.”
               
                Kardec nos fornece a justa medida do entendimento das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo nos trechos que  selecionamos abaixo, extraídos de “O Evangelho segundo o Espiritismo”:
                                                                
             “... os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar o ponto de honra, dão essa suscetibilidade sombria nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir injúria por injúria, insulto por insulto, o que parece a justiça para aquele cujo senso moral não se eleva acima das paixões terrestres; por isso, a lei mosaica dizia: olho por olho, dente por dente, lei em harmonia com o tempo em que vivia Moisés.

            Cristo veio e disse: Retribuí o mal com o bem. E disse mais:  Não resistais ao mal que se vos queiram fazer; se alguém vos bater sobre uma face, apresentai-lhe a outra. Ao orgulhoso, esta máxima parece uma covardia, porque não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que se vingar, e isso, sempre por essa causa que faz com que sua visão não se transporte além do presente.  Entretanto, é preciso tomar essa máxima ao pé da letra? Não mais que aquela que diz para arrancar o olho, se ele for motivo de escândalo; acentuada em todas as suas conseqüências; seria condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar o campo livre aos maus, lhes dissipando todo o medo; se não se opusesse um freio às suas agressões, logo todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei natural, diz que não é preciso estender benevolentemente o pescoço ao assassino. Por essas palavras, portanto, Jesus não interditou a defesa, mas condenou a vingança.”

            Kardec conclui:   
       
            ... “Dirigi vossos olhares para a frente; 
quanto mais vos eleveis pelo pensamento acima da vida material, 
menos sereis magoados pelas coisas da Terra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário