Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

01/10 'O Livro dos Médiuns de Paulo, o Apóstolo'




Se os amigos já estudaram o livro ‘Diálogo com as Sombras’ (Ed FEB) 
de autoria do pesquisador Hermínio C Miranda terão observado 
uma nota de rodapé à página 24 da 24ª edição onde o autor sugere 
que se leia o artigo ‘O livro dos Médiuns de Paulo, o Apóstolo’.
            Procurei este texto na Internet e não o achei. Achei sim 
a edição de número 2 de fevereiro de 1974 de ‘Reformador’. 
Digitado está. A postagem começa hoje.  
A divisão em números não consta do original e 
destina-se apenas a melhorar a ordenação das postagens.

            Hermínio Miranda é, sem dúvida, 
um dos 5 maiores nomes (encarnados) 
do Espiritismo em nossos dias. 
Dividiu com Luciano dos Anjos (outro dos 5 maiores) 
a autoria de duas importantes obras:
 ‘Eu sou Camille Desmoulins!’ 
e ‘De Kennedy ao homem artificial’. Imperdíveis!

  'O Livro dos Médiuns de Paulo, Apóstolo'
     por Hermínio C Miranda

Fonte: Reformador (FEB)    Ano 92  nº 2   Fevereiro de 1974

1

            A primeira explosão mediúnica de Paulo é também a mais dramática: a visão esplendorosa da estrada para Damasco que, num impacto arrebatador e irresistível, mudou o rumo dos seus passos. Pelo que hoje sabemos, no entanto, dessa notável faculdade humana, não é ali que se implanta a mediunidade de Paulo; é ali que ela eclode, em toda a sua pujança, numa estrutura espiritual em que já se encontrava em potência.  Não sabemos se antes da visão sublime outros fenômenos mediúnicos ocorreram com Saulo, mas é bastante provável. Além do mais, o fanatismo desesperado, ao qual se entregou nos primeiros tempos de sua carreira contra as pobres criaturas do Caminho, nos leva a suspeitar nele influência espiritual negativa. É bem possível que, valendo-se de seus recursos mediúnicos, latentes e desprotegidos, aqueles que se opunham aos trabalhos de divulgação do Cristianismo nascente tenham procurado desviá-lo de seus compromissos. É evidente que Paulo não foi convocado para as tarefas apostolares naquele momento em que caiu sobre a
areia do deserto. Jesus não o convida, limita-se a lembrar-lhe o seu compromisso, dizendo-lhe da inconveniência de adiar a tarefa, recalcitrando contra o aguilhão. O mesmo pensamento é expresso a Ananias, a quem Jesus informa que Paulo é um instrumento previamente escolhido para levar a palavra de fé a toda parte. A escolha precedeu o nascimento de Paulo, tendo sido feita, obviamente, no mundo espiritual. Paulo sabe disso e assim informa aos gálatas:
            - Mas quando Aquele que me separou desde o seio de minha mãe e me chamou por sua graça houve por bem revelar em mim a seu Filho para que eu o anunciasse aos gentios, sem pedir conselho nem à carne nem ao sangue...
            Ele mesmo se confessa  separado antes de nascer. Sua tarefa já veio definida: é a da pregação entre os gentios e seu aprendizado não vem dos homens – nem da carne, nem do sangue -, mas do mundo espiritual, através da mediunidade, da inspiração. Sua existência é toda ela orientada do mundo espiritual e ele cada vez melhor se ajusta e se afina com os seus companheiros desencarnados, especialmente depois que Jesus designa Estevão, como seu guia espiritual, seguido de perto, em todas as circunstâncias, pela figura muito amada de Abigail.  É o espírito desse generoso amigo que assiste, inspira e protege o seu ex-verdugo. É Abigail quem o segue na tarefa de sustentá-lo com o amor nas lutas ásperas que tinha de enfrentar. Nem tudo foi possível registrar nos Atos dos Apóstolos, mas o que ali ficou é suficiente para indicar na vida terrena de Paulo o apoio e a orientação que fluía do mundo espiritual sobre ele.
            Sua mediunidade foi se desenvolvendo e se aperfeiçoando. É no trato com seus amigos desencarnados e, em alguns momentos mais importantes, com o próprio Jesus, que Paulo colhia forças e inspiração para as suas tarefas gigantescas, às vezes quando tudo parecia perdido ou terminado. Em algumas oportunidades, o mundo espiritual não se limitava a inspirar, mas dizia claramente o que competia fazer.
            Vejamos alguns desses episódios decisivos sobre os quais se montou toda a estrutura da propagação do Evangelho.
            A Igreja de Antioquia, desde muito cedo, foi uma célula de Espiritismo cristão. Foi exatamente por temer desvios que levassem os peregrinos do Caminho à perda, que os apóstolos de Jerusalém resolveram mandar Barnabé a Antioquia, em tarefa de inspeção, para que se ajuizasse da extensão e profundidade dos riscos envolvidos no que ali se passava. Descobrira-se que a mensagem de Jesus, trazida pelos judeus cristãos que fugiam às perseguições, começava a atrair os gentios também. Barnabé, ‘quando chegou e viu a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a permanecerem com o coração firme, unidos ao Senhor, porque era um homem firme, unidos ao Senhor, porque era um homem bom e cheio do espírito santo e da fé. É uma considerável multidão se chegou ao Senhor’ (Atos 11:23-24).


19 comentários:

  1. Aron foi com enorme satisfação que finalmente encontrei este artigo. Estou estudando o livro em questão e após pesquisar em bons sites de Espiritismo, inclusive no site da FEB não encontrei. Já estava à beira da frustração quando decidi colocar no Google o nome do artigo, o que me reportou até aqui.
    Assim sendo, agradeço a você pela sensibilidade e delicadeza de nos proporcionar tal leitura.

    Um abraço fraterno

    Cleide C. Fontana

    ResponderExcluir
  2. Bom ouvir de você Cleide.
    Essa foi a idéia que norteou a criação do blog:
    Textos de difícil localização ou 'abandonados' no tempo. Vem muito mais por aí. Depois do 'Crônicas Espíritas' do Figner e do 'Profissão de Fé' do Gustavo Macedo teremos o 'Trabalhos do Grupo Ismael' do Guillon Ribeiro. Para quem gosta dos escritos sobre mediunidade este último é encantador. Fraternalmente,

    ResponderExcluir
  3. Que achado maravilhoso esse seu blog!!! Que Jesus continue te abencoando para continuares a divulgacao desses conhecimentos que nao devem ser jamais esquecidos. Obrigada pela dedicacao em se dipor a compartilhar tudo o que tens e sabes. Abraco fraterno!

    ResponderExcluir
  4. Este Blog tem pouco de nós e muito daqueles que nos antecederam no estudo do Espiritismo. A equipe de 'Aron, um espírita' agradece pelo carinho de sua mensagem. Pedimos apenas que divulgue o Blog em seus círculos de amizade. Que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Esse artigo compõem todo um capítulo do primeiro livro As Marcas do Cristo - Paulo o Apóstolo, do próprio Hermínio, excelente análise da mediunidade dos primeiros cristãos. No segundo livro, o autos nos oferece a biografia espiritual de Martinho Lutero, na perspectiva da reencarnação de Paulo, que teria vindo completar sua obra de disseminação do Cristianismo, pela primeira tradução da Novo Testamento. São dois livros imperdíveis. Aconselho.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Aron, você nos ajudou muito!!! Deus te abençoe, amigo! Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  7. Deus lhe pague meu irmão! Estou lendo o livro em questão e encontrei você!
    Muita luz para você

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Aron, fazendo o estudo do livro Conversando com as Sombras, vi a necessidade de pesquisar o artigo referido. que bom que encontrei. Grata

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Aron, no próximo sábado, inicio o estudo virtual com a equipe da Agenda Espírita Brasil, do livro Diálogo com as Sombras e através do seu blog pude ler a indicação deste artigo.Gratidão!!

    ResponderExcluir
  10. Já estudamos este livro num grupo de estudos que participamos há uns anos atrás. Vc vai gostar muito do conteúdo e correspondente aprendizado. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  11. Gratidão por nos disponibilizar essa preciosidade. Fortaleceu nossos corações de esperança e fé ao conhecer mais um pouco das agruras vivenciadas pelos cristãos do primeiro século. Precisamos daquela mesma fé que os moveu em direção à Luz Maior.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Aron, que bom encontrar o seu Blog! Estudando o livro "Diálogo com as sombras", fui a procura do artigo do HCM, publicado na revista Reformador, de Fevereiro/1974. Obrigada por disponibilizá-lo. Vou consultar outras postagens suas. Parabéns por esse trabalho

    ResponderExcluir
  13. Obrigado por ajudar na propagação do "Consolador".

    ResponderExcluir
  14. Gratidão por ajudar a todos que estudam a doutrina com amor e interesse! Muita luz!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Sr. Aron por ter publicado o texto citado no livro diálogo com as sombras. O Sr. Agiu como um farol aos novos irmãos que estudam a doutrina.

    ResponderExcluir