Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Servir Mais


Servir Mais
Irmão X
por Chico Xavier
Reformador (FEB) Agosto 1961

            Efraim ben Assef, caudilho de Israel contra o poderio romano, viera a Jerusalém para levantar as forças da resistência, e, informado de que Jesus, o profeta, fora recebido festivamente na cidade, resolveu procurá-lo, na casa de Obede, o guardador de cabras, a fim de ouvi-lo.

            - Mestre - falou o guerreiro -, não te procuro como quem desconhece a justiça de Deus, que corrige os erros do mundo, todos os dias... Tenho necessidade de instrução para a minha conduta pessoal no auxílio ao povo. Como agir, quando o orgulho dos outros se agiganta e nos entrava o caminho?.. quando a vaidade ostenta o poder e multiplica as lágrimas de quem chora ?

            - É preciso ser mais humilde e servir mais - respondeu o Senhor, fixando nele o olhar translúcido.

            - Mas... e quando a maldade se ergue, espreitando-nos a porta? que fazer, quando os
ímpios nos caluniam à feição de verdugos?

            E Jesus:

            - É preciso mais amor e servir mais.

            - Senhor, e a palavra feroz? que medidas tomar para coibi-La? como proceder, quando a boca do ofensor cospe fogo de violência, qual nuvem de tempestade, arremessando raios de morte?

            - É preciso mais brandura e servir mais.

            - E diante dos golpes? há criaturas que se esmeram na crueldade, ferindo-nos até o sangue... De que modo conduzir nosso passo, à frente dos que nos perseguem sem motivo e odeiam sem razão?

            - É preciso mais paciência e servir mais.

            - E a pilhagem, Senhor? que diretrizes buscar, perante aqueles que furtam, desapiedados e poderosos, assegurando a própria impunidade à custa do ouro que ajuntam sobre o pranto dos semelhantes?     

            - É preciso mais renúncia e servir mais.

            - E os assassinos? que comportamento adotar, junto daqueles que incendeiam campos e lares, exterminando mulheres e crianças?

            - É preciso mais perdão e servir mais.

            Exasperado, por não encontrar alicerces ao revide político que aspirava a empreender em mais larga escala, indagou Efraim:

            - Mestre, que pretendes dizer por “servir mais”?

            Jesus afagou uma das crianças que o procurava e replicou, sem afetação:

            - Convencidos de que a justiça de Deus está regendo a vida, a nossa obrigação, no mundo íntimo, é viver retamente na prática do bem, com a certeza de que a Lei cuidará de todos. Não temos, desse modo, outro caminho mais alto senão servir ao bem dos semelhantes, sempre mais...

            O chefe israelita, manifestando imenso desprezo, abandonou a pequena sala, sem despedir-se.

            Decorridos dois dias, quando os esbirros do Sinédrio chegaram, em companhia de Judas, para deter o Messias, Efraim ben Assef estava à frente. E, sorrindo, ao algemar lhe o pulso, qual se prendesse temível salteador, perguntou, sarcástico:

            - Não reages, galileu?

            Mas o Cristo pousou nele, de novo, o olhar tranquilo e disse apenas:


            - É preciso compreender e servir mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário