Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Em demanda do Centenário



O texto é mais que cinquentenário mas conta a história direitinho.... O Blog.
..................................................
Em demanda do centenário
Indalício Mendes
Reformador Janeiro 1961

            Muito embora a divisão do tempo feita pelo homem seja meramente simbólica, destinada a oferecer à criatura humana meios de melhor distribuir e controlar a sua atividade, fiéis a esse simbolismo tornado tradicional é que todos iniciamos hoje uma nova etapa na Terra, com o advento de 1961.

            A data de 1º de Janeiro tem para os espíritas uma significação especial, porquanto relembra que, neste dia do ano de 1884, há 77 anos, era fundada a Federação Espírita Brasileira, cuja influência na formação moral de milhões de seres humanos vem sendo progressivamente maior. Seu prestígio aumenta sem cessar, no País e no estrangeiro, como prova irrecusável de que à Casa de Ismael não tem faltado até hoje a assistência desvelada e superior dos Espíritos Orientadores que mais de perto obedecem às diretrizes do Cristo.          

            Palmilhando a senda evangélica, a Federação Espírita Brasileira vem semeando o bem, inclusive com a difusão do livro espírita, cujas edições se multiplicam de ano para ano, atestando inequivocamente o desenvolvimento do Espiritismo no Brasil.

            Em setenta e sete anos já vencidos, a Casa de Ismael não desmereceu a confiança nela depositada pelo Alto, o que dizemos baseados no testemunho de apoio ao rumo por ela tomado, testemunho transmitido por médiuns respeitáveis. Avança, portanto, a Federação Espírita Brasileira gloriosamente para o Centenário, que virá em 1984, ano em que, sem dúvida alguma, se reunirão, na Espiritualidade e na Terra, todos os trabalhadores espíritas da grande Seara de Jesus, para celebrar o grande triunfo da Terceira Revelação em Terras de Santa-Cruz.

            Guiada pela trilogia Deus, Cristo, Caridade a Federação Espírita Brasileira tem sabido manter-se fiel ao lema de Allan Kardec - Trabalho - Solidariedade - Tolerância atenta aos problemas do mundo atual, vigilante em todas as horas, iluminada à luz augusta do Evangelho.

            Expondo e exemplificando a Doutrina Espírita, a Casa Ismael aguarda com serenidade, fé e esperança o ano que se inicia, com um novo governo e não pequena expectativa. Adstrita ao programa que segue desde os seus primórdios, do qual jamais se desviou, pode ela esperar o futuro, sem angústia, porque nunca desmereceu o conteúdo evangélico que constitui a sua razão de ser, nem olvidou por instantes sequer a grande responsabilidade que lhe pesa, como mandatária da vontade do Alto.

            O êxito com que se vai desenvolvendo o Pacto Áureo, demonstração positiva da consolidação do Espiritismo no Brasil, reafirma a autoridade moral que ela granjeou até hoje, fortalecendo-a mais e mais o profundo respeito que nutre pelas leis do País, assim como pela Lei Maior, a Constituição, fundamento de toda a liberdade, de toda a confiança no porvir da nacionalidade brasileira, que se amplia e começa a tomar posição definitiva entre as nações de maior responsabilidade política e histórica.

            Defendendo o princípio reencarnacionista, em que se assenta a Justiça Divina, a Federação Espírita Brasileira permanece integralmente voltada para a disseminação constante e progressiva da Doutrina kardequiana, pregando-a por meio de obras excelentes, aos milhões de exemplares.

            Sem a autoridade de uma instituição austera e esclarecida, como a Federação Espírita Brasileira, teria sido impossível, dentro da filosofia liberal que caracteriza o Espiritismo, deixando a cada qual o exercício amplo do livre arbítrio, teria sido impossível, repetimos, lançar e continuar a estupenda unificação propiciada pelo Pacto Áureo. Trabalho gigantesco, que se processa gradativamente, vencendo, ano a ano, mês a mês, dia a dia, novas etapas. Não fora ela, como é, em grande parte, instrumento dos nobres Espíritos que, do Alto, executam o plano de espiritualização da Humanidade, objetivando a seleção esperada para o Terceiro Milênio, o Espiritismo teria estagnado e sofrido as consequências dos golpes de seus naturais e irreconciliáveis opositores.

            Nunca se observou tanta realidade na máxima evangélica – “É pelos frutos que se conhece a árvore", como no caso da Federação Espírita Brasileira. Seus frutos, suas obras, nestes setenta e sete anos de existência, comprovam e consolidam seu enorme e inegável prestígio, dentro e fora do Brasil. Prestígio formado sem concessões políticas nem recuos ou acomodações com o poder temporal. Prestígio feito à sombra do Evangelho do Cristo, por amor de Jesus. Prestígio construído com Deus, dirigido por Cristo, com o labor da Caridade. Prestígio conseguido com o Trabalho, devido à Solidariedade dos verdadeiros cristãos, que compreendem a alta significação da Doutrina pregada com o amor nascido da Tolerância esclarecida daqueles, de todos aqueles que aprenderam, com Kardec, que "Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".

            À entrada do ano de 1961, abramos de par em par o coração para agradecer as bênçãos promanadas da Casa de Ismael, fonte inesgotável de esperança no amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário