Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Elementos Essenciais


Elementos
Essenciais
por Martins Peralva
Reformador (FEB) Setembro 1963

            O Espírita não pode nem deve separar, no esforço evolutivo, três elementos realmente essenciais que se integram e se harmonizam, entre si: o estudo sério, a melhoria íntima e o espírito de serviço.

            Quem deseja caminhar com segurança, não pode apenas estudar ou ler, sem o cultivo simultâneo do aperfeiçoamento moral e da solidariedade humana.

            Estudar a Doutrina, reformar-se interiormente, acrisolando os sentimentos, e praticar o bem, em todas as suas modalidades, constituem imperativos espirituais que não podemos nem devemos relegar a plano secundário.

            É notório que todos os seres, encarnados e desencarnados, por mais evoluídos, têm as suas lutas e dificuldades. E para que essas dificuldades e lutas sejam correta e cristãmente equacionadas, a boa leitura, nobre e edificante, contribui valiosamente.

            Estimular, pois, a coletividade espírita no sentido de que tenha mais amor aos livros doutrinários e evangélicos e deles absorva as bênçãos do esclarecimento renovador, parece-nos dever imediato de quantos utilizam a tribuna ou a imprensa na tarefa de divulgação do Espiritismo - nosso abençoado tesouro, nosso sublime patrimônio, nossa imperecível riqueza.

            Aquele que estuda e assimila, possui fartos recursos para agir com firmeza e caminha com segurança, habilitando-se, assim, se o quiser, a retificar erros e ampliar aquisições.

            Evidentemente, o conhecimento doutrinário é um sol na vida do Espírita.

            Descortina horizontes mais vastos.

            Desdobra paisagens mais belas e encantadoras.

            É fonte, sublime e augusta, de esclarecimento mais positivo.

            É conveniente, todavia, recordar que o problema da reforma interior e da prática do bem não pode nem deve ser dissociado do problema do estudo.

            O esforço pela cultura doutrinária e evangélica deve e precisa acompanhar o esforço pela conquista dos valores morais e espirituais que nos tornem cada vez mais dignos, mais humanos, mais solidários uns com os outros, mais espiritualizados, enfim.

            O conhecimento doutrinário, o equilíbrio moral e a bondade sincera devem funcionar, harmoniosamente, nos tentames evolutivos da alma humana, imperfeita é bem verdade, mas potencialmente apta a, pelas vias do aprendizado, tenaz, persistente, atingir os gloriosos cumes da sublimação espiritual.


            São elementos essenciais, fundamentais, ao processo evolutivo dos seres humanos.

Kardec.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário