Pesquisar este blog

sábado, 10 de janeiro de 2015

As Outras Pessoas


As Outras Pessoas

Emmanuel
por Chico Xavier
Reformador (FEB) Fev 1971

            Diante de qualquer pessoa, seja quem seja, inclina-te à bondade e começa por endereçar-lhe um pensamento de simpatia.

            Se renteias com alguém que admiras pelas virtudes que lhe exornam o caráter, pondera os riscos a que essa criatura se vê exposta pela altura a que se guindou e, calculando os sacrifícios que terá ela feito para alcançar as responsabilidades em que se situa, oferece-lhe apoio, para que não se lhe desafinem as cordas da alma.

            À frente de outra pessoa que consideres errada, com mais razão orarás por ela, rogando o auxílio da Vida Maior em seu favor, a fim de que se lhe refaçam as forças.

            Farás ainda mais.

            Meditarás nas muitas vezes em que essa criatura haverá sofrido o impacto das tentações que lhe assaltaram a estrada e não acharás motivo para estranheza ou condenação se refletires nas lágrimas que terá ela vertido, até que a tortura mental lhe impulsionasse o coração para o colapso das energias morais em que se escorava dificilmente.

            Todos somos defrontados no cotidiano por inúmeras pessoas que a vida nos traz à observação.

            Recebamo-las todas na condição de criaturas irmãs, portadoras de recursos e fraquezas, esperanças e sonhos, tarefas e lutas, problemas e dores semelhantes aos nossos.

            Consideremos, sobremaneira, que ninguém se aproxima de alguém pedindo reprovação ou azedume.

            Todos carecemos de compreensão e bondade.

            Quando estamos em paz, o conselho que nos induz ao aperfeiçoamento moral lembra a lâmpada acesa impelindo-nos para a frente.

            Entretanto, quando desajustados pelas consequências de nossos próprios erros, já carregamos em nós próprios fardos de angústia suficiente para suplício do coração.

            Doemos a quantos se abeirem de nós o melhor que pudermos: o entendimento e a fraternidade, a boa palavra e o serviço nobilitante.


            Convençamo-nos todos de que todos os males, os nossos e os dos outros, ficarão, um dia, para trás em definitivo. Toda sombra chega e passa à feição de nuvem perante o Sol. Permanecerá no Universo, acima de tudo e para sempre, o Sol da Providência Divina. E, na luz da , Providência Divina, todos os mundos e todos os seres se encadeiam na corrente do amor eterno, em permanente e vitoriosa sublimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário