Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O Corpo de Jesus


O Corpo de Jesus
Ramiro Gama
Reformador (FEB) Fevereiro 1971

            Há certos assuntos a que chamamos chaves, subestimados entretanto por alguns confrades, que neles veem assuntos-problemas e que não devem ser dilucidados.

            E que, geralmente, leem e absorvem esses assuntos, no dizer do venerando Doutor Bezerra de Menezes, com espírito de sistema, isto é, de olhos fechados às verdades neles expostas e opulentadas.

            Referimo-nos ao corpo de Jesus, que aceitamos como sendo fluídico, logo assim penetramos o Espiritismo; e isto espontaneamente, sem haver lido, até aí, nada a
respeito.

            Acontece que fomos eleito Presidente do Grupo Espírita Fé e Esperança, de Três Rios, no Estado do Rio, no ano de 1932, quando residíamos naquela cidade fluminense.

            E começamos a conviver, intimamente, com os companheiros de Diretoria do Grupo, muitos dos quais nos procuraram experimentar os conhecimentos com relação ao Espiritismo e saber se estávamos mesmo à altura do cargo.

            Um deles, o 1.° Secretário, José Magno da Silva, professor de Matemática, era o mais versado nos assuntos da Terceira Revelação. De uma feita, assistimos à palestra sua sobre a Virgindade de Maria Santíssima e achamos que dissertou com acerto e mestria sobre o delicado tema.

            E foi ele, justamente, o escalado para nos arguir.

            Logo de início, perguntou-nos:

            - Que acha o confrade do Corpo Fluídico do Cristo?

            Ficamos alguns instantes surpreso, pois não esperávamos tal pergunta. E, talvez, por intuição ou inspiração caridosa do Alto, respondemos assim.:

            Somos a favor. Sem que tenhamos lido ainda algo a respeito, acreditamos no corpo fluido de Jesus. Achamos que Ele não tivera um corpo igual ao nosso. Foi, em verdade, pura e claramente, um agênere.

            E concluímos:

            - Entretanto, lendo os Evangelhos, recordamos uma afirmativa de Jesus, que
tudo nos fala de seu corpo: "dos nascidos de mulher, João Batista é o maior". Para
nós isso é o bastante. Não precisamos de nenhuma outra documentação para vitoriar o asserto do Divino Mestre.

            O querido confrade, hoje na Espiritualidade, deu-se por satisfeito: Também para ele isso bastava.

            Recebemos, depois, de Manoel Quintão, seu precioso "O Cristo de Deus", em que ele esgota o assunto, com citações autorizadas, calcadas todas na lógica e na razão, transcrevendo e apreciando várias passagens evangélicas e vitoriando, assim, o magno problema. Depois fomos obsequiados com "Jesus nem Deus, nem Homem", de Guillon Ribeiro, que também focou e ressaltou a verdade toda inteira do corpo de Jesus, sempre com aquela superioridade de espírito e inspiração costumeira de seus valiosos Guias, dando-nos exemplos vários com relação à incorporeidade do Amigo Celeste e à luz da terceira explosão da bondade de Deus, que é o Espiritismo.

            Lemos ainda "Elos Doutrinários", de Ismael Gomes Braga, "A Vida de Jesus",
de Antônio Lima, os livros eruditos de Leopoldo Cirne, Sayão e outros queridos seareiros, habituados todos a ler e compreender o Espiritismo Consolador sem o espírito de sistema e com olhos de ver, coração de pensar e inteligência de amar. Portadores que eram e são do AMOR que SABE e do SABER que AMA.

            E começamos, desde daí, a ver em Jesus um Ser à parte, um Espírito imaculado, tão grande e tão lindo, que jamais seremos capaz, nesta vida, de Lhe traduzir o valor, a culminância espiritual, tão longe nos consideramos dEle e tão endividados, ainda, diante dEle...

            E, por não considerarmos de pouca valia o seu corpo, mas chave para traduzir,
embora palidamente, a Sua gênese, é que O vemos com respeito e coração ajoelhado. Quando, durante o Culto no Lar feito por nós há 42 anos, abrimos Seu Livro, o Livro da nossa redenção, "O Evangelho segundo o Espiritismo", buscamos nEle e com Ele o clima da Luz Acima, da defesa espiritual, da legítima vitória, no exemplo da humildade, a prol da nossa tarefa de trabalhadores da última hora!



                           

Do Blog: 5 são as recomendações de leitura em um só texto.

Vamos começar por qual dos livros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário