Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Felix Culpa!



O Felix Culpa!   JUL 15

         Estava Maria ao pé do sepulcro, do lado de fora, a chorar. E, enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do sepulcro – e viu dois anjos em alvejantes vestes, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Disseram-lhe: “Por que choras, senhora?”
            Respondeu ela: “É que tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.” A estas palavras voltou-se e viu, em pé, a Jesus, mas não sabia que era Jesus.
            “- Senhora – disse-lhe Jesus – por que choras? A quem procuras?”
            Ela, cuidando que fosse o jardineiro, disse-lhe: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste; e eu o levarei!”
            Disse-lhe Jesus: “Maria.”
            Voltou-se ela e disse-lhe em hebraico: “Rabboni!” – que quer dizer: Mestre.
            Tornou-lhe Jesus: Não me segures, porque ainda não subi para meu Pai; mas vai ter com meus irmãos e dize-lhes que subirei para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.”
            Foi Maria Madalena e noticiou aos discípulos: “Vi o Senhor e ele me disse isto.”  João  20, 11 ss


          Madalena, a ex-pecadora, a ex “possessa de sete demônios”; Madalena, a penitente, a intensa chama de amor – Madalena é a primeira alma que merece um aparecimento do Crucificado redivivo; é a feliz discípula incumbida pelo Mestre de levar aos apóstolos a alvissareira mensagem da ressurreição..

            Ó culpa feliz, que tão grande perdão mereceste...

            Morreu para sempre o pecado – vive para sempre o amor...

            Como o filho pródigo, conhece Madalena a árvore do conhecimento do bem e do mal – e sacrificou o reino do mundo pelo reino de Deus.

            Imortal como a própria alma é o amor – e Deus é amor.
        
        

Huberto Rohden
in “Em Espírito e Verdade”
Edição da Revista dos Tribunais, SP – 1941  


'Felix Culpa' = 'Culpa abençoada', 'Culpa Feliz'. - Do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário