Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

48. 'Doutrina e Prática do Espiritismo'



48   ***

           
            Que significa esta expressão: renascer da agua e do espírito? Será como o pretendem os vulgarizadores da letra do Evangelho, submeter-se à cerimonia do batismo e, filiando-se a uma das numerosas seitas em que, depois da Reforma, se subdividiu a igreja, cingir-se às suas práticas? Ou haverá naquela exortação um simbolismo e uma significação espiritual que importa aprofundar?

            Sem a menor dúvida. Pretender que a simples aspersão da água, no batismo, ou mesmo a imersão, completa ou parcial, segundo é diversamente praticada por algumas seitas dissidentes, constitui um "renascimento", é forçar evidentemente a interpretação. Batizar em água não pode ser confundido na identidade da mesma significação de renascer da água.

             Servindo-se desta expressão, ao mesmo tempo que firmava categoricamente e de modo inconfundível o grande principio, "necessário vos é renascer de novo ", o Cristo adaptava a sua linguagem ao simbolismo que era familiar aos seus contemporâneos.

            A água representava para os hebreus o princípio de que todas as coisas são formadas. É assim que no capítulo I do GÊNESE se lê a cada passo: "o Espírito de Deus era levado sobre as águas" (vers. 2°) ; "disse também Deus: Faça-se o firmamento no meio das águas e separe umas águas das outras águas" (vers. 6); "e fez Deus o firmamento e dividiu as águas que estavam por baixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento " (vers. 7); "disse também Deus: As águas que estão debaixo do céu ajuntem-se num mesmo lugar, e o elemento árido apareça; e assim se fez" (vens. 9); "disse também Deus: Produzam as águas répteis de alma vivente e aves que voem sobre a terra, debaixo do firmamento do céu " (vers. 20), etc.

            É evidente, pois, que essa palavra designava a matéria ou fluido cósmico, universal e primitivo, por cujas transformações e sucessivas condensações, diversificadas, se veio a produzir a criação terrestre. Renascer da água não significava assim, no pensamento de Jesus, senão renascer da matéria, de que é formado o corpo humano.

            Esse renascimento, entretanto, não basta, só por si, para facultar o acesso ao reino de Deus, que é a perfeição interior, lentos como são, de vida em vida, os progressos realizados pelo espírito. Nos múltiplos exemplos mesmo, que ficaram páginas atrás, pode reconhecer-se quão demorada é para as criaturas vulgares, indiferentes aos estímulos da verdadeira fé religiosa, a evolução espiritual. Não, não basta ir renascendo a esmo, peregrinando através os tempos e os lugares, sob a injunção da grande lei; é necessário sobretudo "renascer do espírito". E esse renascimento, cedo ou tarde, ao fim de poucas ou de muitas existências, conforme a diligência no esforço e o aproveitamento realizado, há de se operar inelutavelmente para cada um dos forasteiros deste mundo.

            Como e quando? - Quando, suficientemente esclarecido pelas experiências do passado, se  resolve a empreender o individuo a definitiva jornada de espiritualização de sua natureza, fazendo morrer o que em linguagem  evangélica se chama o homem velho, para em seu lugar surgir o homem novo, transfigurado pela conversão às verdades divinas do Evangelho. 

            A isso, a esse despertar da consciência profunda, do ego interior e individual, para conhecimento de sua verdadeira natureza, acompanhado de constantes esforços no sentido de sua perfeita e completa santificação, pelo desenvolvimento das virtudes e o desprezo de todas as mundanas solicitações, é que se chama o renascimento do espírito, e é claro que tarefa de tal magnitude não pode ser consumada em uma única existência. Tal seja contudo a firmeza da resolução, tal continuidade do esforço nessa obra de regeneração, quem sabe a que culminâncias não poderá ser conduzida? "Aquele que perseverar até ao fim - disse Jesus - será salvo", e as suas palavras não passarão, "ainda que passem céus e terra."

            O ponto é que, à semelhança da Fênix mitológica, de si mesmo renascido não mais abandone o espírito o roteiro ascensional que conduz à sua própria integração divina. Se o não conseguir numa, será em algumas breves, meritórias e brilhantes existências: brilhantes sobretudo pela humildade, pelo amor e pela fé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário