Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

'O padre e a Jovem'


O Padre e a Jovem

            Saiu em ‘O Globo’ de 4 de dezembro de 1996 (pág. 10):

            “O reitor do Seminário Diocesano de Maceió, padre E..., de 60 anos, flagrado sábado com a adolescente C., de 15 anos, num motel de Maceió, mentiu para os comissários de menores...”

            “...Procurada, a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) não quis se pronunciar.”

            Ao padre, a justiça divina. Aos padres, a palavra de outro padre. Germano foi o nome de que ele se utilizou no belíssimo livro de Amália Domingo Soler, editado pela FEB, sob título “Memórias do Padre Germano” onde se lê (pág. 80 da 17ª Edição):

            “-Então, para que servem os sacerdotes?

            -Quando bons, para consolar e instruir a Humanidade, para incitar o homem no progresso eterno da vida, para conduzi-lo pelo caminho mais curto à terra prometida. Dia virá, porém, em que os sacerdotes não serão necessários, porque todo homem cumprirá o seu dever e esse é o verdadeiro sacerdócio; não obstante, enquanto não chega esse dia formoso, um certo número de homens, votados ao estudo e às práticas piedosas, serão um freio para os povos, tanto quanto, às vezes, um motivo de escândalo, porque em nossa mal constituída sociedade os extremos quase sempre se tocam.”

            À página 180, lemos ainda:

            “E que é um sacerdote? Um homem dedicado e consagrado a praticar, celebrar e oferecer os sacrifícios a Deus; o ungido, o ordenado, o sábio nos mistérios, o homem exemplar que, qual espelho convexo, tem de atrair ao seu centro os raios luminosos de todas as virtudes.”

            Não foi assim que aconteceu. A definição do bom Padre Germano não se enquadra. Que pena...



Nenhum comentário:

Postar um comentário