Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ler prá que?



O
Livro
Espírita


Emmanuel
por Chico Xavier
Reformador(FEB) - Abril 1963
CEC,  25-2-1963  Uberaba (MG)

               
            Cada livro edificante é porta libertadora.
            O livro espírita, entretanto, emancipa a alma, nos fundamentos da vida.

                                               *

            O livro científico livra da incultura; o livro espírita livra da crueldade, para que os louros intelectuais não se desregrem na delinqüência.
            O livro filosófico livra do preconceito; o livro espírita livra da divagação delirante, a fim de que a elucidação não se converta em palavras inúteis.
            O livro piedoso livra do desespero; o livro espírita livra da superstição, para que a fé não se abastarde em fanatismo.
            O livro jurídico livra da injustiça; o livro espírita livra da parcialidade, a fim de que o direito não se faça instrumento de opressão.
            O livro técnico livra da insipiência; o livro espírita livra da vaidade, para que a especialização não seja manejada em prejuízo dos outros.
            O livro de agricultura livra do primitivismo; o livro espírita livra da ambição desvairada, a fim de que o trabalho da gleba não se envileça.
            O livro de regras sociais livra da rudeza do trato; o livro espírita livra da irresponsabilidade que, muitas vezes, transfigura o lar em atormentado reduto de sofrimento.
            O livro de consolo livra da aflição; o livro espírita livra de êxtase inerte, para que o reconforto não se acomode em preguiça.
            O livro de informações livra de atraso; o livro espírita livra do tempo perdido, a fim de que a hora vazia não nos arraste à queda em dívidas escabrosas.

                                               *

            Amparemos o livro respeitável, que é luz de hoje, no entanto, auxiliemos e divulguemos, quanto nos seja possível, o livro espírita, que é luz de hoje, amanhã e sempre.
            O livro nobre livra da ignorância, mas o livro espírita livra da ignorância e livra do mal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário