Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

As igrejas reformadas


           A igreja da reforma
                                  Enciclopédia  Folha 1996

Evangélicos
            Termo genericamente usado a um conjunto de grupos protestantes que enfatizam a autoridade da Bíblia, o trabalho missionário e o compromisso pessoal com Cristo, que se segue à experiência de ‘nascer de novo’, isto é, ser espiritualmente revitalizado por Ele.
            O qualitativo ‘evangélico’ foi usado para distinguir os luteranos dos calvinistas reformados e para designar o avivamento do cristianismo no século 18, quando vários movimentos cristãos infundiram um renovado fervor religioso em vários países de influência protestante

Protestantismo
            De acordo com o IBGE os adeptos contam 25% da população do Brasil o que aponta para um crescimento de 3 vezes a população protestante no início da década de 1980.
            Dividem-se em seguidores do pentacolismo e os chamados evangélicos históricos.
            Exemplos de Igrejas neo-pentecostais são a ‘Deus é Amor’ e a ‘Universal do Reino de Deus’.
            A utilização de modernos recursos de comunicação ajudam a explicar o crescimento dessas igrejas.

Anticlericalismo
            Atitude de hostilidade em relação ao envolvimento do clero cristão em política e assuntos seculares.
            Existiu desde os primórdios da institucionalização do cristianismo.
            Na Europa medieval era desorganizado e apolítico.   Os principais objetivos da desaprovação eram o pluralismo (a manutenção simultânea de diversas funções da Igreja) e absenteísmo (a não-residência do clero), junto com a conduta imoral, o abuso das indulgências e o excessivo poder das cortes clericais.
            O sentimento anticlerical ajudou a pavimentar o caminho para a Reforma, uma vez que se misturou com o chamado da reforma doutrinária de Wycliff e Lutero.
            A moderna política anticlerical data do iluminismo.

John Huss c.1372-1415        
            Reformista religioso da Boêmia.
            Religioso de Praga e entusiasta dos pontos de vista de Wyclif, despertou a hostilidade da igreja católica, foi excomungado (1411), julgado pelo Concílio de Constança (1414) e queimado num poste (1415), o que gerou protesto solene de parte de 452 nobres, em 2 de setembro de 1415.   Posteriormente, o movimento hussita dividiu-se em dois: os moderados utraquistas e os taboritas (de Tabor), que sustentavam pontos de vista teológicos e sociais mais extremados. Os taboritas foram derrotados por uma aliança dos utraquistas com os católico romanos. A maior parte das reividicações utraquistas foram garantidas pela igreja romana na chamada Compactata de Praga, em 1436. O movimento hussita foi quase que totalmente absorvido pela Reforma, no século 16.
            Os motivos da excomunhão e morte de Huss, segundo Bittencourt Sampaio, em “Jesus perante a  Cristandade” foram:  a negação da autoridade papal, a censura dos vícios do clero, as excomunhões, e as indulgências.

Martinho Lutero         
c.1483-1546
Teólogo alemão que foi pioneiro da Reforma Protestante na Europa. Freqüentou a Universidade Erfurt (1501-5) antes de agregar-se à ordem agostiniana. Ordenado padre em 1507, assumiu, em 1512, a cadeira de teologia bíblica na Universidade de Wittenberg.
            Ao desenvolver sua doutrina da justificação pela fé, ele desafiou a hierarquia da igreja católica ao colocar em discussão assuntos que diziam respeito ao papel do papado e do sacerdócio, e à necessidade de certos sacramentos e observâncias.
            Na Dieta de Worms, em 1521, defendeu suas doutrinas perante Carlos V, mas foi excomungado pelo papa e proscrito do Sacro Império Romano.
            No entanto, sua contestação à igreja católica havia sido largamente difundida; seus inúmeros panfletos, incluindo A Nobreza Cristã Alemã (1520), não caíram no ostracismo.
            Em meados do século 16, um grande número de governantes alemãs e escandinavos haviam rompido seus laços com Roma e criaram igrejas ‘luteranas’ em seus territórios.
            Na Suíça a Reforma foi liderada a princípio por Zwingli, que levou a cabo, em Zurique, as reformas anti-papais, anti-hierárquicas e antimonásticas.
            Após sua morte a liderança coube a Calvino, em cujas mãos a opinião reformista assumiu um tom explicitamente doutrinário e revolucionário.
            O calvinismo tornou-se a força motriz do movimento na Alemanha, na França, na Holanda e na Escócia, países nos quais estava relacionado à luta política.    O calvinismo foi também a principal influência doutrinária da Igreja Anglicana.
            Na Europa, os movimentos reformistas foram postos em cheque pela Contra-Reforma. A era das guerras religiosas acabou com o fim da Guerra dos Trinta-Anos (1618-1648).
            A intenção original de Lutero não foi a de dividir a igreja cristã, mas ele aceitou o inevitável quando a instituição católica provou ser refratária às suas propostas de reforma.
            Seu medo da anarquia e suas atitudes políticas conservadoras levaram-no a uma disputa com protestantes mais radicais, como os anabatistas.
            Ele passou os últimos 25 anos de sua vida sob a proteção do eleitor Frederico, o Sábio, da Saxônia.
            Casou-se com a ex-freira Katharina von Bora (1525) e teve seis filhos. Sua tradução da Bíblia para o alemão criou uma nova linguagem literária no norte da Europa.
            Carlos Imbassahy em “Religião”(FEB) atribui a Martinho Lutero a seguinte frase:
            Peca, mas tem fé. A fé, como a confissão, redime as faltas, absolve o pecado, introduz no Céu o faltoso.”

Igreja Luterana
            Igreja cristã protestante muito difundida na Alemanha, Escandinávia e USA mas também presente no Canadá e Austrália, com um total de cerca de 25 milhões de seguidores.
            A doutrina luterana tradicional está diretamente ligada  aos ensinamentos e à obra de Martinho Lutero para quem apenas a fé em Jesus é necessária para a salvação.   Muitas igrejas luteranas têm estatuto de igreja oficial, com o chefe de Estado sendo também o chefe hierárquico da igreja do país.
            De modo geral, os serviços religiosos luteranos se caracterizam pela importância do sermão perante a congregação e pela pouca ênfase na celebração da eucaristia, isso se comparados aos cultos católico romano e oriental ortodoxo.

Menonitas
            Grupo protestante fundado nos Países Baixos por Mennon Simons (1496-1561).
            Segundo sua ênfase na autonomia da igreja local, as crenças menomitas são variadas, mas elas concordam na preservação do batismo adulto e do pacifismo, e em rejeitar a relação secular em favor da retirada da sociedade.
            Existem cerca de 500 mil membros, principalmente nos USA. A igreja Amish, dos USA, cujos membros são conhecidos pelo severo antimodernismo em seu modo de vida, é uma ramificação conservadora dos menonitas.

Guerras Camponesas 
            1524-6.
            Revolta das massas das classes baixas da Alemanha durante a Reforma.
            Começou no sudoeste da Alemanha e espalhou-se pelo rio Reno e pela Áustria.
         Frustrados pela miséria econômica, os rebeldes foram estimulados pelos pregadores protestantes radicais a contar com a segunda vinda de Jesus Cristo e o estabelecimento da igualdade e da justiça social.
            Eles atacaram de surpresa, levando Lutero a condená-los no violento impresso intitulado Contra as Hordas de Camponeses Assaltantes e Assassinos (1525). Lutero também apoiou o exército da Liga Suábia sob a liderança de Filipe de Hesse, que ajudou a esmagar o principal corpo   de   insurgentes   em   Frankenhausen.
            Mais de 100.000 rebeldes foram subseqüentemente massacrados.

Guerra dos Trinta Anos
            1618-48.
            Série de conflitos ocorridos especialmente na Alemanha, nos quais rivalidades entre católicos e protestantes, e assuntos constitucionais germânicos, foram gradualmente transformados em uma luta européia.
            Teve início em 1618, com a revolta dos protestantes da Boêmia contra o futuro imperador Ferdinando II; abrangeu as revoltas holandesas depois de 1621 e concentrou-se em um confronto franco-Habsburgo após 1635.
            Em 1623, Ferdinando havia emergido como vitorioso na revolta dos boêmios e, com a ajuda da Espanha e da Bavária, conquistara o Palatinado de Frederico V.   Suas ambições germânicas, no entanto, e sua aliança com a Espanha, fizeram com que se manifestasse a apreensão das nações protestantes da Europa e também da França.
            Em 1625, Cristiano IV, da Dinamarca, renovou a guerra contra os imperialistas católicos, como líder de uma coalizão contra os Habsburgo organizada pelos holandeses. Depois de sofrer  uma série de derrotas nas mãos de Tilly e Wallentein, a Dinamarca retirou-se do conflito (Tratado de Lübeck, 1629) e o imperador alcançou o auge de seu poder.
            Gustavo Adolfo, rei da Suécia, entrou na guerra e derrotou, em 1631, as forças imperiais.
            Após o assassinato de Gustavo, em Lützen (1632), o chanceler sueco Oxenstierna financiou a Liga Heilbronn dos Protestantes Alemãs (1633), que dissolveu-se após a derrota militar em Nördlingen, em 1634.
            Em 1635, o Tratado de Praga encerrou a guerra civil dentro da Alemanha, mas no mesmo ano a França entrou em guerra com os Habsburgo, juntamente com a Suécia e as Províncias Unidas.
            Grande parte das questões foram acordadas, depois de cinco anos de negociações, no Tratado de Westfália, em 1648, mas a guerra franco-espanhola prosseguiu até o Tratado dos Pirineus, em 1659.
            Era o início da hegemonia francesa na Europa e do declínio do poder dos Habsburgo.
           
 Igreja Anglicana
            Igreja da Inglaterra, estabelecida durante a Reforma protestante do século 16.
            Apesar de Henrique VIII ter rompido com a Igreja Católica Romana e de Eduardo VI ter tomado providências para estabelecer as doutrinas e práticas protestantes, a formulação dos princípios anglicanos data do reinado de Elizabeth I.
            O Segundo Livro de Oração Comum do reinado de Eduardo VI foi revisado e modificado (1559) e sua adoção se tornou obrigatória pelo Ato de Uniformidade.
            Em 1563, os Trinta e Nove Artigos foram debatidos na Convocação (a mais alta assembléia da Igreja) e finalmente adotada pela Igreja da Inglaterra (1571) como uma declaração de fé e prática.
            O objetivo era estabelecer  uma igreja episcopal nacional, tendo o monarca como supremo governante. Os que se recusavam a participar dos serviços religiosos eram multados.
            Os puritanos ficaram insatisfeitos com as decisões religiosas da rainha Elizabeth, mas esta se opôs às suas tentativas de alterar a Igreja Anglicana.

Puritano
            Membro de um grupo protestante extremista, insatisfeito com a criação da igreja Anglicana.
            Os puritanos opunham-se a ‘catolicização’ da Igreja inglesa, seguindo basicamente a teologia de João Calvino.
            No princípio, limitavam-se a atacar as práticas papistas (católicas romanas), como ornamentos da igreja, vestes, músicas de órgãos, mas a partir de 1570, os extremistas atacaram a autoridade (episcopado) dos bispos e governos, principalmente nos panfletos satíricos de Martin Marprelate.
            Jaime I, no entanto, resistiu às suas tentativas de mudar os dogmas, rituais e organização anglicanos, expressos na conferência de Hampton Court. Na década de 20 do século 17, alguns emigraram para os USA mas foi a política de Laud (arcebispo de Canterburry) e Carlos I que, na década de 30, fez ressurgir a oposição puritana de 1580. A doutrina da predestinação (segundo a qual Deus decide antecipadamente quem receberá a salvação) tornou-se a maior fonte de contenda entre os puritanos, que a consideravam um dogma de fé, e os arminianos, que a rejeitavam.
            A religião foi um fator chave para a eclosão da guerra civil de 1642.
            O puritanismo era forte entre as tropas do exército parlamentarista e, entre 1640 1 650, com o incentivo de Cromwell, os objetivos dos puritanos foram concretizados. Depois da Restauração, foram em grande parte absorvidos pela Igreja Anglicana ou pelos maiores grupos não-conformistas.
            O termo ‘puritano’ abrange inúmeros grupos e envolve diversas posturas, permanecendo como uma área de debate histórico.

Huguenotes
            Nome dado, nos séculos 16 e 17, aos protestantes franceses que seguiam as crenças propagadas por Calvino.  Em 1561, havia cerca de 2 mil igrejas calvinistas na França e os huguenotes transformaram-se em facção política que parecia ameaçar o estado.
            Seguiu-se a perseguição, e durante as guerras religiosas francesas, os huguenotes lutaram em oito combates civis contra o sistema católico e triunfaram.
            O episódio mais brutal dentre esses conflitos foi o Massacre de São Bartolomeu, em 1572; mais tarde, pelo Edito de Nantes, em 1598, Henrique IV concedeu-lhes a liberdade religiosa e o ‘Estado dentro do Estado’.
            Seu número cresceu, especialmente entre mercadores e artesãos, até serem novamente perseguidos.
            O centro de sua resistência, em 1627, foi La Rochelle; o governo de Richelieu teve de sitiá-la por mais de um ano para capturá-la.
            Em 1685, o edito foi revogado; milhares de hughenotes fugiram para a Inglaterra, para os Países Baixos, para a Suíça e Brandenburgo.

João Calvino
            1509-64.
            Teólogo francês, figura chave da segunda geração dos reformistas protestantes.
            Era filho de um secretário do bispado de Noyon e foi educado em Paris, Orleans e Bourges.
            Em torno de 1533, converteu-se à fé reformista. Seu Christanae Religionis Institutio (1536) era uma lúcida exposição da teologia reformista, minimizando a liberdade do arbítrio humano.
            Este foi seguido da Ecclesiastica Ordinances (1541), obra em que ele apresentava uma forma de governo da igreja que se tornou subseqüentemente o modelo para os presbiterianos.
            Entre 1536 e 1564, com intervalo de 3 anos em Estrasburgo a  partir de 1538, Calvino devotou-se à imposição de sua versão da liturgia, organização da igreja, doutrina e comportamento moral na cidade suíça de Genebra, que tornou-se abrigo e inspiração para muitos protestantes europeus e a base para os missionários em todo o mundo.
            Calvino foi particularmente influente na França, Holanda e Escócia.
            Também formou o alicerce para o movimento puritano na Inglaterra e na América do Norte.
            A doutrina calvinista de predestinação (Deus preordenando tudo o que viria a acontecer) e a autêntica oposição à ‘autoridade ímpia’ estimulou os protestantes que sofriam nas mãos dos legisladores insensíveis.

Igreja Presbiteriana
            Igreja protestante reformada (isto é de orientação calvinista) de origem britânica.
            O presbiterianismo se caracteriza pela igualdade eclesiástica entre todos os membros que dirigem a igreja - os presbíteros (anciãos) - e opõem-se ao sistema episcopal, em que há uma hierarquia na qual figuram bispos.
            As igrejas presbiterianas tradicionalmente se opõem à intervenção do Estado em assuntos religiosos; defendem a simplicidade do culto congregacional e afirmam a primazia da Bíblia como o governo da fé. A igreja da Escócia, com 1,3 milhão de membros, é uma das  maiores.

Quakers
            Designação dos membros de uma comunidade cristã (chamada Sociedade de Amigos) que rejeita o estabelecimento formal de doutrinas e sacramentos, bem como, geralmente, a formalização do clero e da liturgia.
            Os quakers enfatizam a procura individual da ‘luz interior’.
            Fundada por George Fox, no século 17, a sociedade dos quakers espalhou-se pela Europa e, chegando aos USA, fundou o estado da Pensilvânia.
            Os quakers tiveram uma importante participação na abolição da escravatura e na fundação de instituições de caridade.
             São conhecidos pelo reformismo social, pacifismo e simplicidade de vida e comportamento. 

Igreja Morávia
            Pequena igreja protestante, fundada em 1722, que teve suas origens na confraria hussita da Boêmia, na Europa central, e é ligada aos luteranos.
            Seu culto é muito simples. Apesar de contar com apenas cerca de 200.000 membros, teve grande influência sobre pensadores protestantes como John Wesley, o fundador do Metodismo, e suas atividades missionárias, educativas e ecumênicas.

Igreja Metodista
            Igreja protestante fundada por John Wesley (1703-1791). 
            Wesley desejava que seus seguidores permanecessem dentro da igreja Anglicana, mas após sua morte o metodismo tornou-se rapidamente um movimento religioso pertencente a uma igreja distinta.
            Em Gales, o renascimento religioso inspirado por Howel Harris e Daniel Rowlands, no século 18, levou ao estabelecimento, em 1811, de uma forma dominante de metodismo: o calvinismo.
            A Igreja sofreu muitas divisões, a partir das quais surgiram a Nova Conexão Metodista, a Igreja Metodista Primitiva e os Cristãos da Bíblia.
            Nos USA, a Igreja Metodista dividiu-se em muitos grupos, em grande parte por diferentes posições em relação à escravidão.
            O Conselho Metodista Mundial, fundado em 1881, fornece os laços entre os 40 milhões de metodistas em todo o mundo.
            Metodistas são chamados os seguidores desse movimento religioso.
            John Wesley organizou seus seguidores em ‘sociedades’, com reuniões cuja freqüência regular era um pré-requisito para a formação do quadro de membros.
            A doutrina de salvação nacional dos metodistas levou a uma disputa com os calvinistas e o teor emocional de suas reuniões aliado à dificuldade de sujeitar suas sociedades ao controle eclesiástico causaram conflitos com a igreja Anglicana.
            A consagração de  Thomas Coke (1784) como superintendente das sociedades na América e coordenador dos ministros levou a um rompimento definitivo que se ampliou com a morte de Wesley, em 1791.

Testemunhas de Jeová
            Seita cristã que crê no iminente final dos tempos e na elevação de 144000 ‘eleitos de Jeová’ para junto de Deus em um reino messiânico. Seus adeptos renegam grande parte das doutrinas fundamentais do cristianismo e se recusam a reconhecer as exigências do Estado, quando estas entram em conflito com os princípios da seita. Foi fundada por Charles Russel, em 1878, em Pittsburgh, nos USA, juntamente com a primeira publicação de sua revista, The Watchtower, que ainda hoje serve como ponto de referência da seita. Existem em todo o mundo cerca de 2 milhões de membros, a maior parte de língua inglesa.
           
Massacre de São Bartolomeu
            Conflito religioso em Paris quando católicos franceses mataram cerca de 3000 huguenotes.

Comunhão Anglicana
            O conjunto de igrejas cristãs protestantes de todo o mundo, que se dizem originadas da Igreja da Inglaterra conforme a sua Reforma, no século 16.
            Todas as igrejas da comunhão anglicana reconhecem a liderança espiritual do arcebispo de Canterbury, embora este não tenha autoridade formal sobre os anglicanos fora da Inglaterra.
            Participam como membros 20 igrejas de diversos países: Grã-Bretanha, USA e igrejas episcopais anglicanas de ex-colônias britânicas e de áreas de atividade missionária (por exemplo, Japão e América  do  Sul);  a  maior  é  a  Igreja  da  Inglaterra (Church of  England), com 16 milhões de membros. A estrutura formal ligando as diversas igrejas anglicanas é reduzida, e a cada 10 anos há uma conferência geral dos bispos, realizada na Inglaterra.
            A comunidade anglicana se caracteriza por abrigar consideráveis diferenças de doutrina e liturgia, mas as igrejas têm em comum o reconhecimento do ministério triplo de bispos, padres (ou sacerdotes) e diáconos, a autoridade da Bíblia, e a tradição litúrgica e de prática de culto herdada do Livro de Oração Comum, do século 16.
            Os anglicanos, como os luteranos, consideram-se uma espécie de ‘ponte’ entre o catolicismo romano e as igrejas protestantes, num sentido mais restrito.

Emancipação Católica
            Garantia de liberdades políticas e civis plenas para os católicos romanos.
            Apesar da tolerância religiosa praticada na Grã-Bretanha a partir do final do século 17, os Atos de Fé limitavam os cargos públicos a anglicanos praticantes e colocavam deficiências em membros de outras igrejas.
            Até 1745 a ameaça jacobina  parecia justificar a contínua discriminação contra os católicos romanos, e o medo da emancipação católica levou aos distúrbios de Gordon, em 1780.
            A tolerância religiosa parcial foi conquistada na Grã-Bretanha no final do século 17, mas até o final do século 18 muitos reformistas excitavam a opinião pública, clamando por liberdade religiosa total.
            Na Irlanda, foram sendo feitas concessões a partir de 1778, culminando com o Relief Act, de 1793, pelo Parlamento Irlandês, que dava liberdade de práticas religiosas e o direito ao voto em eleições, mas não a ter assento no Parlamento ou a ocupar cargo público. Em 1798, William Pitt estava convencido da necessidade de emancipação total da Igreja Católica, e promessas neste sentido foram feitas ao Parlamento irlandês quando este aceitou o ‘Áto de União’, em 1800.
            Protestantes, assim como George III, resistiram à emancipação, e Pitt renunciou.
            Várias tentativas foram efetuadas, como por exemplo em 1807, para diminuir as restrições, mas todas fracassaram.
            Daniel O’ Connell abraçou a causa da emancipação e fundou, em 1823, a Associação Católica, dedicada à agitação pacífica.
            Em 1828, O’ Connell venceu as eleições parlamentares pelo condado de Clare, mas, como católico, não pode assumir sua cadeira.
            O primeiro-ministro Wellington, relutantemente, introduziu a Relief Bill, para evitar uma guerra civil.
            O Ato de 1829 removeu a maior parte das restrições civis; a única que sobrevive até o presente é a de que nenhum monarca pode ser católico romano.

Adventistas
            Termo com que se designam vários grupos protestantes, originários dos Adventistas Evangélicos - grupo fundado nos USA, em 1831, que acredita numa iminente volta de Cristo.
            Contam atualmente cerca de 1 milhão de membros ativos, entre os quais se destacam dois grupos principais:
Os Cristãos do Segundo Advento e os Adventistas do Sétimo Dia, que guardam estritamente o sábado (tradicionalmente observado como dia de abstinência do trabalho e lazer) e praticam o batismo adulto e a abstinência do álcool.

Igreja Batista
            Seita cristã protestante que pratica o batismo de adultos através de imersão em água.
            No século 16, vários grupos religiosos na Europa (anabatismo) instituíram um ritual de batismo de adultos.
            Os batistas datam sua origem da igreja inglesa estabelecida em Amsterdam em 1609 por John Smyth (1554-1612) e da igreja londrina de Thomas Helwys (1612). Eram chamados de gerais, ou batistas arminianos, em oposição aos particulares, ou batistas calvinistas, que evoluíram entre 1633 e 1638.
            Após a restauração, aproximaram-se dos presbiterianos e independentes, e foram reconhecidos como dissidentes da fé protestante.
            A primeira igreja batista norte-americana foi provavelmente a que se estabeleceu em Providence, Rhode Island, com a ajuda de Roger William (1639).
            Tanto na Grã-Bretanha quanto nos USA  a igreja batista cresceu no final do século 18.
            Missionários batistas foram para a Índia pela primeira vez em 1792 e no século 19 eram ativos em todo o mundo, inclusive na Rússia.
            Em 1813 foi organizada a União Batista da Grã-Bretanha, e as igrejas batistas tornaram-se muito populares, especialmente nas cidades.
            Nos USA foi formada em 1845 a Convenção Batista do Sul, que separou-se da Convenção do Norte (mais tarde Nacional).
            Igrejas batistas negras cresceram após 1865 e contribuíram significativamente para a cultura negra. Os batistas constituem o maior grupo protestante da antiga União Soviética, onde muitos de seus ministros foram presos.

Batistas
            Denominação dada a um grupo de várias igrejas protestantes com fortes afinidades e estreitos vínculos entre si, que adotam o batismo de seus adeptos adultos com um ritual de imersão total na água.
            Constituem um dos maiores grupos protestantes, com 20 milhões de membros ativos nos USA, além de 6 milhões na África, Ásia e outros continentes. As congregações têm considerável independência local. Os batistas são conhecidos por defenderem a liberdade religiosa, seu engajamento pessoal, e seu trabalho missionário.

Exército da Salvação
             Organização internacional cristã evangélica de caridade, fundada em Londres, em 1865, por William Booth, inicialmente como Associação para Renascimento do Cristianismo.
            Pregando nos bairros pobres de Londres, Booth utilizou métodos não-convencionais para trazer o povo ao cristianismo, insistindo na militância pela evangelização e pela abstenção de bebidas.
            Em 1878, sua missão adotou o nome de Exército da Salvação.

Pentecostal
            Parte do movimento carismático entre os protestantes, que começou no início do século 20.
            Os pentecostalistas acreditam que a igreja moderna deveria manifestar as mesmas dádivas espirituais da época de sua criação e defendem o que chamam de ‘batismo no Espírito Santo’, o poder de curar, profetizar e ‘falar línguas’ (um estado espiritual elevado, caracterizado pela articulação de sílabas incompreensíveis, consideradas como manifestação direta do Espírito Santo).
            As igrejas pentecostais possuem cerca de 35 milhões de membros; são especialmente fortes na América Latina e muito conservadoras em suas crenças evangélicas. Sua difusão acelerada em várias partes do mundo (inclusive regiões tradicionalmente não cristãs) é um dos principais fenômenos religiosos contemporâneos.

Igrejas Reformadas
            Termo referente à igrejas protestantes mas freqüentemente usado para designar aquelas que mantém a tradição do teólogo protestante francês João Calvino (1509-1564).
             As igrejas reformadas ressaltam que a Bíblia contém tudo o que é necessário para a salvação e tradicionalmente sustentam que Deus, em seu poder absoluto, predestina quem será salvo ou amaldiçoado.             Algumas igrejas reformadas alteraram esta doutrina.

Fundamentalismo Cristão
            Movimento religioso nascido neste século entre as igrejas protestantes nos USA.
            Este movimento pretende preservar as doutrinas tradicionais da igreja cristã e acredita na infalibilidade da Bíblia, contrariando a interpretação  crítica do texto bíblico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário