Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2012

Eu, Tu, Nós...



“Eu, Tu, Nós...” JUN 11
           
                           
            Depois de lhes lavar os pés, retomou Jesus o seu manto, tornou a sentar-se á mesa, e disse: “Compreendeis o que vos acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem: porque eu o sou. Se, pois, eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, deveis também vós lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos exemplo, para que também vós façais como eu vos fiz. Em verdade, em verdade vos digo: Não está o servo acima de seu senhor, nem o enviado acima de quem o enviou. Felizes de vós se isto compreenderdes e o puserdes em prática.
            Não digo isto de todos vós: sei a quem escolhi. Entretanto, força é que se cumpra a Escritura: Quem come o pão comigo levantou contra mim o calcanhar. Já agora, antes de sucedido, vo-lo digo, para que, qualquer suceder, creiais que isto se refere a mim. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe a um enviado meu, a mim é que me recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou.”  


 João 13,12 ss


* * *
           
           
            “Felizes de vós, se isto compreenderdes!...”

            Ah! Se os homens e as nações compreendessem o espírito desse episódio, e se o vivessem em sua vida quotidiana!... sucederia ao atual inferno de ódios de classes e conflitos internacionais um paraíso de paz e harmonia universal!    

            A última raiz de todos os nossos males está no egoísmo brutal.

            Todos querem dominar – e ninguém quer servir...

            Cada um se julga um sol – e ninguém quer ser planeta...

            Daí as catástrofes, daí os cataclismos...

            Se em lugar do Eu colocássemos o Tu, ou o Nós, despontaria a alvorada duma grande e profunda felicidade individual, social, internacional.

                                              

Huberto Rohden
in “Em Espírito e Verdade”
(Edição da Revista dos Tribunais, SP - 1941


Nenhum comentário:

Postar um comentário