Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

Bendito Ódio



Bendito Ódio JUN 16


            Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, amaria o mundo o que era seu; mas, como não sois do mundo – antes eu vos escolhi do mundo – por isso é que o mundo vos odeia.
            Lembra-vos da palavra que vos disse: Não está o servo acima de seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos perseguirão a vós.
            Disse-vos estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e chegará a hora em que todo o homem que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. Isto vos farão, porque não conhecem nem ao Pai nem a mim. Digo-vos estas coisas para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-las predisse.         João, 15  18  ss



            Só se odeia de morte algo de grande, de sublime, de genial.

            Não se combate a vulgaridade – ignora-se.

            Não se assestam baterias contra moscas – passa-se de largo.

            Se o mundo odeia o discípulo de Cristo, é este o mais honroso atestado para o seu cristianismo.

            Não odeia o mundo o que é mundano – odeia o que é divino.

            Não escapam os troncos excelsos ao furor dos vendavais.
            Não fogem os faróis do litoral ao flagelo das vagas.

Não se furta o para-raios à veemência da faísca elétrica.

Não deixa o gênio de ser atacado pela vulgaridade dos salões.

Não passa o santo sem ser tido por louco pela mediocridade espiritual.

Não pode o apóstolo deixar de ser mártir.

Bendito esse ódio dos anticristos contra o Cristo e seus discípulos!

           
Huberto Rohden
in “Em Espírito e Verdade”
Edição da Revista dos Tribunais, SP – 1941  


Nenhum comentário:

Postar um comentário