Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

c. Dos Princípios Incontroversos às Hipóteses Plausíveis



c. “Dos Princípios Incontroversos
às Hipóteses Plausíveis”


            Objeções. A esta hipótese contrapõe-se a opinião dos que, imoderadamente científicos dentro do Espiritismo, declaram que, além de cerebrina, tem ela o inconveniente de induzir-nos a uma espécie de panteísmo espiritual, com o afirmar-se que o espírito perde-se na espiritualidade absoluta, ficando assim destituído de identificação pessoal, pois que o espírito sem matéria alguma que o personalize, é pura abstração. Os que assim pensam, não trepidariam em imaginar um perispírito para o próprio Criador do Universo, considerando talvez que, sem ele, a Divindade também viesse a redundar em uma simples abstração ...

            Revela a objeção um gravíssimo inconveniente dos excessos a que o racionalismo, como reação à metafisica dogmática, levou as inteligências mais devotadas ao estudo e às elocubrações da ciência e da filosofia.

            E não procede porquê, a dizer-se que a elevação à pura espiritualidade, conduz ao panteísmo espiritualista - pela absorção do espírito em Deus - teríamos que afirmar também,  a contrario senso,  que a necessidade eterna, para o espírito, de revestir um corpo material e mais ainda, essa necessidade de dar um perispírito à própria Divindade, levar-nos-ia ao principio impiedoso de concluir que a substancia coexiste de toda a eternidade com Deus - o que pouco difere da doutrina que tudo atribui ao acaso, como fazem os ateístas.

            Tão longe não pôde chegar a nossa investigação.

            Deus é Deus - e o que sabemos é que Ele é o Criador de tudo quanto existe.

            Resta-nos esperar que um dia - um dia !! ... - em estado de perfeição igual à dos Unigênitos do Pai, saibamos os segredos da Criação se é que os devamos saber.

            Além disso, preciso é que não exageremos o conceito individualista do livre arbítrio e da liberdade de ação pessoal. Nesse conceito, a maior parte das vezes, vai muito de orgulho e do amor próprio que tem levado espíritos audazes mas pouco evoluídos, a sobreporem as suas razões, a sua vontade,  às de outros espíritos mais esclarecidos e que melhores serviços poderiam ter prestado a humanidade, do que os primeiros que procuram sobrepujá-los . . .

            Um momento chega, no caminho da sua evolução, em que o homem suspende a marcha até então incontida da sua vontade e pergunta: Não irei causar dano ao meu próximo com o exercício sem peias da minha vontade pessoal? Melhor não será perscrutar o pensamento de quem possua mais saber e experiência do que eu, para fazer-lhe a vontade?

            Dessa hora em diante cessa o personalismo e inicia o homem a nova etapa do seu destino glorioso: passa, voluntariamente, da categoria de chefe, a de colaborador; de Mestre, a condiscípulo. Não mais age apenas segundo a sua vontade prepotente: mas, abdicando muitas vezes desta, para que se cumpra á daqueles em quem reconhece superioridade moral, contribui para que se executem, do melhor modo possível, os planos dessa vontade que lhe é superior, em vez de causar-lhe embaraços. 

            Ampliemos, pelo raciocínio, o conceito desta modalidade impessoal de exercer o livre arbítrio e chegaremos â comunhão dos Espíritos Puros com o Pai. É o que Jesus afirmava, dizendo: "Eu não faço a minha vontade, mas a d'Aquele que me enviou, "para demonstrar-nos” também que melhor será fazermos a vontade dele, experimentada, sábia, amorosa, do que a nossa, infantil. ignara, egoística, quando nos advertiu: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso, para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (1)

                (1) Matheus: 11-29 a 30.

            Porventura esta abdicação voluntária resulta em aniquilamento do ser, em sua difusão na fonte original de que proveio e consequente perda da identidade pessoal.

            Ah! Pobres irmãos, que assim objetais, em defesa dos vossos princípios de autonomia intangível da personalidade humana e da manutenção exclusivista dos seus caprichos!
           
            É que vos encontrais ainda em um estágio inferior da vossa evolução moral: naquele em que o homem, para agir, precisa visar a satisfação egoística dos seus próprios interesses. Se pudésseis compreender o que é fazer a Vontade do Pai.  Si pudésseis sentir um instante a   felicidade e que decorre daquela despersonalização de Jesus, ao afirmar: "Eu e o Pai somos um"

                                                                       * * *

            Lancemos um olhar retrospectivo às páginas da História. Onde estão, entre os que tiveram a "ilusão" de tudo fazer por efeito de sua exclusiva vontade, os grandes luminares da Humanidade? Que nos deixaram os grandes capitães, cuja orgulhosa vontade foi tantas vezes posta em ação, construtivamente ou destrutivamente, para a fundação ou a ruína dos grandes impérios? Deixaram na Terra um rastro de sangue. O que objetivaram, o que construíram, seu orgulho e na sua pretensão, foi reduzido a ruínas. Mas a vontade do Alto, providencialmente, A revelia desses míseros calcetas de suas paixões inferiores, essa fez-se sentir, sobrepairando sempre muito acima das falazes grandezas humanas e das efêmeras construções erguidas pelos poderosos da Terra, para fazer germinar do seio dessas ruínas e desses tremedais de sangue e de lama, a divina semente do progresso e da regeneração humana, multiplicada nos frutos da experiência - a grande mestra da vida - que aos poucos vai ensinando aos homens o caminho da Verdade, objetivo sagrado que absolutamente não colimou nenhum desses dominadores e ferozes conquistadores, porque o desmedido orgulho e o revoltante egoísmo, só lhes permitiam ver o imediatismo dos seus triunfos pessoais e das suas glorias sangrentas!

            Passam, no tropel dos carros da vitória e no clangor das fanfarras, ao passo rígido das legiões soberbas, os vultos horripilantes dos Césares romanos! Passam os chefes bárbaros, no fragor das batalhas, em meio das multidões truculentas e impiedosas, tudo aniquilando! Depois, ao estampido das bombardas, ao estrugir da artilharia, passam os grandes capitães hodiernos! Todos eles volvem aos seus túmulos de pedra, permanecem na rigidez do mármore e do bronze, olhando, pávidos e mudos àquela hora de triunfo que um instante os embalou num sorriso fátuo de glória e que se lhes chumbou a memória como a triste nódoa dos seus crimes glorificados pelas multidões pervertidas! Supuseram-nos grandes, porque fizeram a sua própria vontade orgulhosa.

            Morreram todos e ressurgiram, petrificados, na morte das estátuas. Fez-se conforme a sua orgulhosa vontade!...

            Só o Cristo vive, porque só o Cristo ressurgiu dentre os mortos, por ser humilde, porque não veio para fazer a sua própria vontade, mas a do Pai que o enviou.  Ressurgiu dentre os mortos - e vive e impera sobre os espíritos e liberta-os e redime-os.

            Não fez a sua própria Vontade! Fez a Vontade daquele que o enviou.

            Bendita imersão no seio de Deus! Mil vezes bendita, oh! sacrossanta imersão da alma no seio de Deus!

            É assim que se despersonalizam os que se difundem em Deus: o Pai os torna, em verdade, os guias das humanidades, os Pastores dos rebanhos que pascem nas campinas do Infinito.

            Os Cristos não morrem em suas estátuas de pedra; vivem nos corações dos seus discípulos.

            As religiões que erguem estátuas ao Mestre, não o tem mais por guia: elas perderam-se na mais hedionda das idolatrias!

            Demonstrada, assim, a improcedência das objeções contra a finalidade luminosa da Pura Espiritualidade, vê-se bem que constitui ela uma hipótese plausível e que não demorará muito a ser aceita pelo consenso geral dos crentes, passando a constituir mais um princípio consagrado pelo Espiritismo, como fulcro luminoso, sobre o qual se erguerá a lâmpada da Esperança, a brilhar em meio da noite ainda cerrada da mentalidade humana.

            Já Oersted, citado por Flammarion no seu grande livro -- O Desconhecido e os Problemas Psíquicos - entrevira, apesar do seu materialismo, como homem culto que era, a grande verdade da independência absoluta do espirito em relação à matéria, quando afirmou haver espirito na Natureza (Il a d'esprit dans Ia Nature).
           
            Aos espíritas a hipótese da Pura Espiritualidade não pode oferecer dúvidas. Eis porque manifestamos a esperança de vê-la em breve elevada à categoria de princípio.

* * *

            O mesmo não se dá com relação a outros enunciados que, embora revestidos de aparências científicas - e talvez por isso mesmo -- decorrem, por um lado, de observação muito terra a terra, de certos fenômenos, e, de outro, da impossibilidade, no estado atual dos conhecimentos humanos, de submeter esses fenômenos a um exame mais profundo, para que se pudesse discernir, não apenas o que se passa na estrutura material do homem, mas também o que ocorre na sua consubstancialidade intrínseca, que é o que importa reconhecer, o que importa ver através das enganosas formas sempre mutáveis, daquela estrutura material a que aludimos.

            É' verdade que as páginas da vultosa bibliografia espírita de cunho mais acentuadamente científico, estão cheias de observações a respeito dos fenômenos que tem por sede o perispírito, fenômenos esses estudados nos capítulos do magnetismo, hipnotismo, exteriorização da sensibilidade, da motricidade, materializações, transportes, levitação, etc. etc.

            Foi esse um contingente preciosíssimo de estudos com que o Espiritismo reagiu valorosamente contra o materialismo do século, batendo-o com as suas próprias e mais temerosas armas e nos seus mais fortes redutos.

            Essa reação não pode, não deve, não precisa agora correr o mesmo risco da reação do racionalismo contra o dogmatismo da igreja, que levou o espírito humano, pelo esforço de quebrar as cadeias do credo quia absurdum, a afundar nos pélagos sombrios do materialismo, destituindo a civilização Cristã das suas essenciais caraterísticas.

            A demonstração da sobrevivência do ser e da consequente permanência das suas faculdades intelectuais, está feita. É essa uma parte do Espiritismo tornada Clássica e incorporada ao acervo do saber humano com todos os requisitos da ciência, constituindo-lhe um novo quadro, si assim o quiserem, que pode deixar de ser estudado pelos nossos adversários, por certas razões inconfessáveis, sem que tal desprezo o venha inquinar da pecha de desvalioso.

            A religião do Cristo foi restaurada, graças ao advento do Espiritismo, no momento em que a igreja, como instituição religiosa, deixou de existir.

            Não se pode chamar religião a uma série de fórmulas e de cerimônias ritualísticas, realizadas com grande pompa e desmedido aparato, por certos indivíduos hierarquizados, adstritos a regras que estão muito longe de assentar em sentimentos religiosos, especialmente os que defluem das páginas do Evangelho.

            Que a igreja subsista como instituição social para efeitos meramente de ordem temporal, como instrumento politico dos governos, entende-se.

            Não lhe pertencendo mais o cuidado das almas pois que ela se deixou confinar voluntariamente ao simples interesse das coisas mundanas, cumpre ao Espiritismo o desempenho dessa grande missão, para a qual se requerem as qualidades recomendadas pelo Cristo: abnegação, amor ao próximo e sobretudo humildade.

            O Espiritismo empunha o facho da Religião.

            Cumpre-lhe, portanto, prestigiando a Ciência, dar ao sábio o influxo do sentimento, elevando-o da simples observação das coisas transitórias, para os estudos mais transcendentes que concernem ao mundo espiritual, trazendo à Psicologia sua contribuição preciosa e encaminhando as pesquisas da inteligência humana para os elevados cimos onde esvoaça, belo, esplendoroso, livre e magnífico, o Espírito em sua pureza inatingível ainda pelo homem, sim - o que, não importa, porém, no esquivar-se este aos imperativos da sua própria índole pesquisadora, pois que também o Sol, as estrelas, o mundo desconhecido dos infinitamente pequenos, são-lhe, a muitos respeitos, inacessíveis, sem que isso o induza, contudo, a deixar de volver a sua curiosidade ingênita para os estudos concernentes a esses elementos da Natureza.


por Arnaldo S. Thiago

Conferência realizada em 1º de dezembro de 1940
no Centro Espirita "Discípulos de Samuel"

inAo Serviço do Mestre”    (Ed. FEB 1942)




Nenhum comentário:

Postar um comentário