Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

Como será o futuro?



Como será o Futuro?


            A cada momento sentimos em nossa própria alma esta interrogação tremenda que Victor Hugo expressou nestas palavras: De quoi le démain sera-t-il fait?

            E nosso Espírito anseia por penetrar no mistério de Deus que é o porvir.

            Ser-nos-á possível prever o futuro, imaginá-lo com certa precisão? Dentro de nossa limitação podemos, de alguma sorte, conhecer as linhas gerais do futuro, embora nossa lógica não possa calcular não possa calcular imprevistos que alteram nossas previsões. Nos fenômenos astronômicos, que obedecem a leis conhecidas, podemos prever com inteira segurança certos fatos futuros,  por exemplo, que depois da noite virá o dia; quando será Lua ou Lua Cheia; quando ocorrerá um eclipse, No entanto, quando entram em jogo leis desconhecidas da natureza ou o livre-arbítrio do homem, todas as nossas previsões podem falhar. Se assim não fora, não haveria guerra, por que um dos litigantes saberia previamente que iria perder e capitularia pacificamente para evitar maiores dores e ruínas.

            Podemos prever que o homem não voltará a habitar as cavernas, depois que aprendeu a construir casas; que não fará longas jornadas a pé, como nos tempos primitivos, porque já aprendeu a construir veículos; não navegará mais à vela depois que possui o vapor.  Assim podemos facilmente prever que ele não desistirá de nenhuma das suas conquistas: imprensa, rádio, telefone, aviação, Esperanto porque já experimentou essas coisas e compreendeu-lhes a utilidade. Também podemos prever que o Espiritismo progredirá sempre, porque já existe  a Codificação e já se aprendeu a aproveitar essa mediunidade superior.

            Partindo deste momento brasileiro em que temos a mediunidade de Francisco Cândido Xavi possuímos um serviço organizado de divulgação do Esperanto entre os espíritas e de Espiritismo entre os esperantistas, podemos prever o futuro movimento espírita mundial servindo-se de uma língua internacional neutra, na qual se preparará toda a imensa documentação e que a imponência desses testemunhos colhidos em todos os lugares lançará por terra todos os sofismas contra a Terceira Revelação.  

            Podemos imaginar eclipses dos dois movimentos: perseguição violenta como já houve na Alemanha, na Itália, na Espanha mas sabemos igualmente que as ideias mundiais são mais duradouras do que as perseguições de violência e que o Espiritismo e o Esperanto reaparecerão depois das tempestades políticas e sociais.

            Podemos até admitir um triunfo mundial do materialismo absoluto, imposto pelo Estado, como já se tem dado e ainda se dá em nossos dias; mas sabemos que no fundo da alma do homem existe a intuição da espiritualidade, porque ele é um Espírito que há de acordar do sono material.

            Com o progresso mundial da técnica na arte de produzir riquezas, podemos prever a abolição da pobreza, da servidão, da opressão econômica, da tirania de classes. Pelas conquistas na técnica dos transportes, podemos conceber intenso convívio de toda a humanidade do Planeta.            

            De todas essas conquistas que podemos facilmente prever a mais importante, a que valorizará todas as outras será o triunfo universal da Terceira Revelação: a compreensão da Justiça perfeita e inexorável que conhece e pune ou premia cada um dos nossos mais íntimos pensamentos, que faz do homem para si mesmo o mais severo juiz. Sem este conhecimento que nos traz o Espiritismo, empregaríamos egoisticamente todas as forças que viessem ter em nossas mãos; tudo se transformaria, em nosso poder, em fontes de perdição e desditas.

            Os Espíritos nos ensinam que as comunicações do invisível se destinam somente aos corações duros, porque os outros creem no Evangelho sem necessidade de provas. Isso é verdade: os Espíritos superiores, quando se encarnam, trazem o conhecimento da vida espiritual em forma de intuição e não necessitam das manifestações mediúnicas. Mas a imensa maioria dos homens são de coração duro e só se convencem mediante provas muito concretas.

            Mas será absolutamente certo o triunfo mundial do Espiritismo? Não vemos o movimento espírita declinar até desaparecer em países onde já teve grande brilho, como na França e na Espanha?

            Enquanto o mundo viver no domínio da incompreensão, dividido em múltiplas ilhas que são as regiões linguísticas, sem colaboração intelectual entre todas as nações, pode dar-se o fato de o Espiritismo declinar até desaparecer em alguns países enquanto floresce noutros, porque os povos vivem insulados, com civilizações apenas nacionais. Porém, quando houver uma língua internacional em pleno funcionamento, de sorte que os livros publicados em um país sirvam igualmente para todos, haverá intercâmbio tão intenso entre os homens do mundo todo que a propaganda feita em um lugar atingirá igualmente todos os outros lugares.. Admitamos essa língua internacional em pleno funcionamento e a mediunidade de Francisco Cândido Xavier que deu tamanho impulso ao movimento espírita brasileiro nestes quinze anos mais recentes, com as campanhas de imprensa que atingiram todos os seres pensantes deste imenso território nacional, não teria produzido frutos somente em nossa Pátria, mas igualmente em todas as pátrias, porque seus livros, publicados numa língua geral, alcançariam os pensadores de todos os países, seriam discutidos, em escala mundial e não somente nacional.

            O triunfo do Esperanto será igualmente a vitória do Espiritismo, porque ligará os diversos movimentos espíritas nacionais num único movimento mundial.

            Mas será absolutamente certa a vitória final do Esperanto? Não será possível que o Esperanto, depois de mais alguns decênios de progresso, entre em decadência e venha a desaparecer? Seus poderosos inimigos, os imperialismos linguísticos, não poderão exterminá-lo?

            Não, o Esperanto já é um movimento mundialmente organizado, como idealizamos para o Espiritismo. Quando perseguido em um país, ele está prosperando em outros. Desaparecem temporariamente territórios inteiros, como os da Alemanha e do Japão, mas o rádio leva àqueles territórios, aos povos oprimidos, a voz dos outros povos e lhes reanima sempre a fé na vitória de seu ideal. Não foi possível ao nazismo exterminar o Esperanto na Alemanha, porque o movimento passou a viver e crescer subterraneamente e, apenas desapareceu o nazismo, novamente ressurgiu o Esperanto com o seu antigo brilho. A ocupação americana impede as relações postais com os esperantistas japoneses, mas não lhes impossibilita de receber programas de rádio, e, sempre que um portador de confiança sai do Japão, traz brilhantes notícias da obra que estão realizando os esperantistas do Sol-Nascente. Duras guerras têm interrompido durante anos as relações postais de diversos países, mas os esperantistas de tais regiões não desanimam, porque sabem que em outros lugares seus companheiros estão trabalhando pela vitória da ideia. Durante a segunda guerra mundial, metade do mundo ficou sem relações com o exterior, mas nem por isso o Esperanto deixou de progredir por toda a parte. O que não se pode fazer em um lugar, fez-se em outro. O Esperanto cresce sempre e com ele a sua literatura, Ora, uma língua literária não morre nunca, só morrem as línguas populares. Cada livro que se publica em Esperanto é mais um prova de que o Esperanto já conquistou a imortalidade. E todos os povos do mundo publicam obras em Esperanto.

            Em outras palavras: o Esperanto é um movimento pacífico de colaboração mundial e por isso não pode ser destruído. Fosse um movimento material de força e a força o poderia demolir, mas é pacífico, por isso não há quem o destrua. Cada esperantista no mundo, mesmo o jovem que só emprega a língua na correspondência, é um colaborador de todos os outros e ajuda o movimento material e espiritualmente: enriquece materialmente a língua com suas cartas e bilhetes postais e espiritualmente reanima seus colegas de outras terras.

            A vitória do Esperanto é certa, porque o progresso reclama cada dia mais a existência de uma língua mundial de cultura e essa vitória irá beneficiar grandemente o triunfo do Espiritismo. Ambos os movimentos, estão nos desígnios de Deus pela lei eterna da evolução e hão inevitavelmente que vencer.

            Resumindo. O mundo futuro será espírita esperantista. Não há quem o possa evitar! Logo, o futuro será de compreensão e harmonia.


Reformador (FEB) de Jan 1948

Passados 64 anos da publicação do artigo acima fica a pergunta...
Que é do Esperanto como instrumento de comunicação dos Espíritos?
Apreciaríamos a colaboração de vocês! Fraternalmente,


Um comentário:

  1. Prezado Aron,

    As palavras de Ismael Gomes Braga são proféticas. O que ele disse vai aos poucos acontecendo. Por meio do esperanto, o espiritismo tem entrado em países onde impera o materialismo, como na região do Leste Europeu. Em 2007, por exemplo, encaminhei a tradução em esperanto do livro “Suicídio e Suas Conseqüências”, de Gerson Simões Monteiro, à Rússia. Lá, ele obteve resenha favorável na revista “La Ondo de Esperanto” (A Onda do Esperanto). Na Hungria e na Polônia, não só a Codificação tem sido estudada em esperanto, como esse idioma tem servido de ponte para a edição de livros espíritas nas línguas locais. Coisa semelhante tem acontecido na Estônia e Lituânia. Há relatos de pessoas que formam grupos de estudos espíritas por meio do esperanto e traduzem para as línguas locais os textos, distribuindo-os em manuscritos. Espíritas esperantistas poloneses têm vindo ao Brasil participar de eventos doutrinários, inclusive palestrando em esperanto, com tradução simultânea, coisa que tenho a satisfação de poder dispensar, pois sou esperantista. A FEB anualmente realiza palestras doutrinárias no âmbito dos congressos universais de esperanto. O esperanto é amplamente utilizado no meio espírita brasileiro. O programa “Esperanto, a Língua da Fraternidade”, da Rádio Rio de Janeiro está entre os líderes de audiência, segundo o IBOPE. No trimestre jun-ago 2012, ficou em quarto lugar no rádio AM, com milhares de ouvintes. O esperanto é uma realidade, conforme IGB disse. Para saber notícias do movimento esperantista, dê uma olhado no meu site O Esperanto Ilustrado. O endereço é http://esperantoilustrado.blogspot.com.br/. Um abraço!

    ResponderExcluir