Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

A palavra de João


Mãos para a Misericórdia.

                                     Fonte: “Roma e o Evangelho” (FEB)

            “Ouvi a palavra:
            Amai - amai - amai.
            A letra é: Não matareis - O Espírito é: Amai o rico, o pobre, o menino, o ancião, o pecador, o homem e a mulher. Eis o Espírito.
            O que vos ofende, ofende o vosso irmão - e não ofendereis o vosso irmão naquilo que vos não ofende. A ofensa seria perversidade de coração - e no coração estará o castigo.
            Não se mova a vossa língua nem a vossa mão, nem o vosso pensamento se levante contra um dos vossos irmãos. Deixai nas mãos de Deus as ofensas que vos façam - e só movais as vossas para a misericórdia.
            Aquele que em pensamento ofende o seu irmão, consuma uma ofensa aos olhos de Deus, porque o pensamento é obra do seu espírito, e seu alimento é o filho da sua concepção.
            O que infringe a lei, sem danificar o seu irmão, pode purificar-se pela expiação; mas, ao que ofende a seu irmão, são necessárias a expiação e a reparação.
            Se a ofensa foi feita em pensamento, a reparação também o será; se foi feita por palavra, será por palavra; se foi por obras, será por obras.
            Ninguém será justificado da ofensa feita ao seu irmão, enquanto subsistir o dano e não estiver saldada a dívida contraída.
            O juiz da lei condenará o devedor ao cárcere, donde só sairá quando tiver pago o último centil da sua dívida.
            Todos vós sois irmãos; não há um só de vós que não seja filho do Pai, como Jesus o disse. Amai-vos, pois, uns aos outros com amor de irmãos, se quereis que o Pai celeste vos ame, como a filhos.
            Se virdes que o vosso irmão tem fome e sede, e comerdes e beberdes sem vos lembrardes da fome e da sede do vosso irmão, não sereis filhos do Pai Celestial, e padecereis fome e sede.
            Se virdes a nudez em vosso irmão, e tiverdes uma túnica e não a rasgardes para cobrir a sua nudez, não sereis filhos do Pai Celestial, e sereis desnudados; porque, o pão, a água e o linho são dons de Deus para todos os filhos do seu amor - e que monopoliza esses dons, em prejuízo do seu irmão, é um ladrão e frustra o amor do Pai e a sua providência.
            Não se ria o vosso coração, quando o coração do vosso irmão chorar; juntai as vossa lágrimas às dele - e os anjos do Senhor recolherão as vossas lágrimas e o Juiz da lei escreverá com elas o julgamento dos vossos pecados.
            Fazei ao vosso irmão todo o bem que estiver nas vossas mãos, mas por amor do bem e não com a vista no prêmio; porque, se obrardes esperando a recompensa, vosso coração é indigno da obra e do prêmio da obra.
            O prêmio das obras é perecível, mas a recompensa do coração nunca morrerá.
            O bem que fizerdes a vosso irmão, fazei-o em silêncio, e que a vossa mão esquerda ignore o que faz a direita; pois o bem que se faz, ao som da trombeta, não nasce da caridade, mas do orgulho do coração.
            Aquele que entende que há mérito no bem produzido por suas mãos, está longe da perfeição de Espírito; porque o bem é a lei do Espírito, e o homem que assim obra, nada mais faz que cumprir a lei.
          Não dividais, no coração, os vossos irmãos em bons e maus; porque Deus faz brilhar o Sol para o culpado e para o justo. Todos cabem no amor do Pai - e não sois o juiz dos vossos irmãos.
            Qual dos vossos irmãos é justo? qual é o pecador? Já vistes as suas almas? Não façais portanto seleção entre eles.
            Quem julga os outros, provoca com o seu orgulha o julgamento dos seus pecados.
          Outro mandamento tenho para dar-vos: Perdoai aos que ofenderem e dai sempre o bem pelo mal - é essa a perfeição na caridade.
            O que dá o bem pelo bem, obra como costumam fazer os pecadores e os ímpios que procedem segundo a carne; mas, aquele que ama o seu inimigo e lhe faz o bem em troca das ofensas, obra contra a carne e imita os anjos do Senhor.
            Ouvi a sua palavra e recebei a sua luz. Guardai a palavra de Jesus-Cristo.      Eu, João     

           
                            
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário