Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

2c Tragédias Coletivas


C

Em ‘O Livro dos Espíritos’, vamos encontrar oportunos esclarecimentos sobre os flagelos, as catástrofes.
Na Parte Terceira da obra, Capítulo VI – Das Leis Morais -, ao organizar Kardec o segmento Da Lei de destruição, fez ele a seguinte pergunta (nº 737):

Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?

(É bom recordar que para o Codificador, em seu tempo, colocava-se na primeira linha dos flagelos destruidores, naturais e independentes do homem, as seguintes ocorrências: a peste, a fome, as inundações, as intempéries fatais às produções da Terra.)

Eis a resposta dada pelo Plano Espiritual:

Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos  ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escalado do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja oonjetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são frequentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

Conforme sabemos, era Kardec um pesquisador que buscava tirar todas as dúvidas que podem ser levantadas. Dessa forma voltou a inquirir (nº 738).

Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?”
 
Os Espíritos foram bem claros:

Pode e os emprega todos os dia, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”

Conforme já afirmei, diante das catástrofes, dos flagelos, discutem alguns o próprio amor de Deus aos seus filhos, alegando o sacrifício, no caso, dos homens de bem junto aos perversos. Após a resposta anterior, Kardec deixou duas outras complementares, dentro da mesma pergunta 738, sendo devidamente orientado pelos espíritos. Anoto aqui a pergunta a – e correspondente resposta:

 “Mas, nesses flagelos, tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso?”
Resposta: - “Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte. Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real. Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a sua solicitude.  Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo. Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de ul exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com os seus soldados do que com os uniformes deles.”

A essa resposta poderíamos acrescentar mais algumas palavras.
Não há efeito sem causa. Se a causa não está nesta vida, localiza-se em um existência passada.
Na desencarnação coletiva, há que considerar a culpabilidade pessoal, ou seja, não há o perecimento injusto daquele que visualizamos como um justo, exatamente por desconhecermos seu passado...[1]
Sabemos que o Espírito, criado simples e ignorante, tem sua marcha evolutiva retardada ou acelerada, consoante o uso que se faça de seu livre-arbítrio.
De acordo com o Espírito Emmanuel,

todas as entidades espirituais encarnadas no orbe terrestre são Espíritos que se resgatam ou aprendem nas experiências humanas, após as quedas do passado, com exceção de Jesus Cristo, fundamento de toda a verdade neste mundo, cuja evolução se verificou em linha reta para Deus, e em cujas mãos angélicas repousa o governo espiritual do planeta, desde os seus primórdios”. [2] .

Desta forma, resguardada a figura do Mestre Amado, somos todos Espíritos em resgate, seres devedores, a realizar penosa evolução através de sucessivas reencarnações.
Objetivando ativar mais rapidamente a ascensão dos seres compromissados com o erro, repito, não raro usa a Divindade reuni-los em grupos, sendo os flagelos, as catástrofes, os grandes corretivos. No dizer do Espírito Demeure,

são instrumentos de que se serve o grande cirurgião do Universo para extirpar do mundo, destinado a marchar para a frente, os elementos gangrenados que nele provocam desordens incompatíveis com o seu novo estado.”

Na verdade, provocam esses instrumentos panoramas que nos incitam a piedade, a dor, a tristeza. Entretanto, á semelhança do bisturi nas mãos do profissional competente, vão realizar no íntimo de cada ser que for atingido a devida retificação de insidiosas moléstias...



[1] Outros pontos são considerados pelo Codificador, 
dos quais os leitores poderão tomar conhecimento 
em lendo o capítulo VI da Parte Terceira de “O Livro dos Espíritos”.
[2] Questão nº 7, de “O Consolador”. Ed. FEB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário