Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Qual a certeza 'certa'?


  
    Afirmações Romanas
     e  Afirmações Espíritas

por D. José Amigó y Pellícer
“Roma e o Evangelho” (Ed. FEB)

            “...Cedo ou tarde, quantos de dedicarem de boa-fé ao estudo da natureza humana, em suas relações com a Divindade, se recolherão à sombra das consoladoras crenças por nós aceitas, porque reconhecerão que elas são necessárias, e que não é o Espiritismo uma escola fanática, impregnada de misticismo fantástico, como geralmente se crê, mas sim uma doutrina racional, sancionada pela lógica e confirmada pelos fatos.”
            “...Queremos, porém, o Evangelho em sua pureza cristã: não corrigido nem aumentado ao sabor dos interesses e caprichos dos homens.”
            “... apresentamos, em frente uns dos outros, os ensinos espíritas e os do catolicismo romano, para que, comparando-os, decidam quais deles merecem a preferência.”

Afirmações romanas
Afirmações espíritas


Um único mundo habitado:
a Terra
Pluralidade
de mundos habitados

Existência única do homem

Pluralidade
de existências do homem

Sorte definitiva depois da morte

Reencarnação das almas

Inferno eterno em absoluto

Eternidade relativa
dos sofrimentos da alma

Comunicação
entre o diabo
e o homem

Comunicação dos Espíritos superiores e inferiores
com o homem

            São muitos os outros aspectos de divergência entre nossos princípios e a escola cristã modificada. Para melhor conhecer a doutrina espírita inicie seus estudos por Kardec. Ele codificou o espiritismo de forma tal que, através de seus livros podemos entender, com facilidade, quem somos, por que viemos à Terra e para onde vamos após nosso desencarne (‘morte’).


Nenhum comentário:

Postar um comentário