Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Em Espírito e Verdade






Em Espírito e Verdade
por Pedro de Camargo, o Vinícius
Reformador (FEB)  01.06.1931

            Disse, então, Jesus à samaritana:

-Mulher, acredita-me, a hora vem em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus; mas a hora vem, e agora é em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e verdade; porque estes são os que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; é necessário que, os que o adoram, o adorem em espírito e verdade...”

            Adorar a Deus em espírito e verdade é adorá-lo conforme a sua verdadeira natureza, isto é, adorá-lo no íntimo de nossos corações, no recôndito de nossas almas.
            Adorar a Deus em espírito e verdade é cultivar a sinceridade e a presença de sentimentos, requisitos indispensáveis à revelação de Deus, em nós mesmos.
            Adorar a Deus em espírito e verdade é viver segundo as grandes leis divinas, gravadas em caracteres indeléveis no âmago das nossas consciências e que se traduzem em amor e justiça.
         Adorar a Deus em espírito e verdade é colaborar, para pensamentos, palavras e obras, no estabelecimento do seu reino neste mundo: reino da fraternidade, da igualdade e da liberdade.
          Adorar a Deus em espírito e verdade é tornar-se melhor progressivamente, opondo embargos às expansões do egoísmo, cultivando a mente e o coração.
          Adorar a Deus em espírito e verdade é reconhecê-Lo em todas as suas manifestações da vida, em todos os esplendores de sua infinita criação.
           Adorar a Deus em espírito e verdade é sentir-se ligado à Fonte Geradora da Vida, reconhecendo, ao mesmo tempo, que a vida que em nós palpita é a mesma que palpita em todos os indivíduos.
            Adorar a Deus em espírito e verdade é servir à humanidade, é querer o bem de todos os homens, é renunciar à sua personalidade em favor da coletividade.
            Adorar a Deus em espírito e verdade é deixar de ser judeu ou samaritano, fariseu ou saduceu, para ser cristão com o Cristo, consoante estas palavras suas:

               “-Em vos amardes uns aos outros, todos conhecerão que sois meus discípulos.”

            Finalmente, adorar a Deus em espírito e verdade, é adorá-lo no templo vivo que somos nós próprios; é escoimar o nosso coração de toda a impureza, transformando-o em custódia sagrada, onde se ostente, em realidade, sua augusta imagem, a cuja semelhança fomos criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário