Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

Herodes!?!


Herodes

            Vários foram os reis sob este nome. Roberto Macedo, em “Vocabulário Histórico - Geográfico dos Romances de Emmanuel”  nos explica quem foi o quê, detalhadamente:

Herodes I (cognominado o Grande ou o Antigo) - Rei da Judéia por ocasião do nascimento de Jesus, a quem procurou eliminar. Pai de Herodes Antipas, um dos julgadores do Cristo.
Herodes Agripa I - Rei da Judéia, neto de Herodes, o Grande ou o Antigo. Pai de Berenice, a quem o general romano Tito pretendeu desposar, impedido de fazê-lo por motivos políticos.
Herodes Agripa II -  Rei da Judéia, contemporâneo da conquista de Jerusalém por Tito, general e futuro imperador romano (ano 70).
Herodes Antipas - Tetrarca da Galiléia e da Peréia. Filho de Herodes I, cognominado o Grande ou o Antigo, rei da Judéia. Casado com a filha de Aretes, rei da Arábia, contraiu novas núpcias ilegítimas com Herodíades, mulher de seu meio - irmão Herodes Filipe. Advertido por João Batista, prendeu-o na fortaleza de Maqueronte e mandou degolá-lo, por solicitação de Salomé, filha de Herodíades, industriada por esta. Perante Herodes Antipas compareceu Jesus para julgamento, como súdito da Galiléia, mas silenciou em presença do tetrarca, eloqüente defesa que acusava o juiz. Mais tarde exilado pelo imperador Calígula para Lugdunum (Lion, na França). Segundo historiadores, veio a morrer na Espanha, o que aliás não se deduz de Atos dos Apóstolos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário