Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2011

Juramento Antiespírita




'Juramento  Antiespírita'

Reformador (FEB) Março 1954

            Recebemos uma folha solta que vamos reproduzir na íntegra, para ficar registrado como um sinal dos tempos. Ei-la:

            Profissão de Fé e Juramento Antiespírita

            Na 1ª Reunião Ordinária da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (Belém 12 a 19 de Agosto de 1953), o Episcopado Brasileiro deliberou “exigir de todos os membros de Associações Religiosas um juramento antiespírita”. A razão de tão severa medida reside no incontestável fato de que o Espiritismo se tem utilizado de todos os meios para penetrar nos ambientes católicos e que muitos, iludidos por traiçoeira propaganda, aderiram ao Espiritismo ou frequentam suas sessões, pensando que podem ao mesmo tempo continuar católicos e até ingressar em Associações Religiosas. Por isso, o Pároco ou seu delegado, em hora previamente combinada, reunirá todos os membros de uma Associação, explicando-lhes o sentido e os graves motivos de tão solene compromisso. Em seguida recitarão todos juntos a Profissão de Fé, finda a qual o Padre, revestido de sobrepeliz e estola roxa, sentado, e com o Evangelho diante de si, receberá o juramento individual de cada associado. Este compromisso deverá futuramente ser assumido por todo o novo membro de qualquer Associação Religiosa.

            Profissão de Fé contra o Espiritismo

            Creio em um só Deus verdadeiro, / distinto do mundo / e subsistente em Três Pessoas: / Pai, Filho e Espírito Santo. / Criador do Universo e de quanto nele existe; / e que com sua paternal Providência / conserva e governa / todos os seres materiais e espirituais. / Creio que Deus se manifestou aos homens / no Antigo e Novo Testamento / e reafirmo publicamente a minha fé / em tudo que Deus nos revelou. / Creio que Jesus Cristo / Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, / Deus igual ao Pai e ao Espírito Santo, / se fez verdadeiro Homem, / com corpo e alma, / no seio puríssimo da Virgem Maria; / e que padeceu e morreu para nos salvar. / Creio que Jesus Cristo fundou a Igreja Católica /  e instituiu os sete sacramentos, / sinais eficazes da graça divina, / que nos conferem os frutos da Redenção. / Creio que vivemos uma só vez sobre a Terra / e que imediatamente depois da morte / a alma será julgada por Deus, / recebendo os bons, / logo ou depois do Purgatório, / o prêmio do Céu / e os maus o castigo sem fim do Inferno; / e que ao juízo final / todos hão de ressuscitar / com os seus próprios corpos. / Condeno, por isso, / e rejeito o Espiritismo, / suas doutrinas heréticas / e suas práticas supersticiosas, / particularmente a reencarnação / e a evocação dos mortos, / muitas vezes condenada por Deus e pela Igreja.

            Juramento Antiespírita

            Eu, N.N., em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, com a mão sobre o sagrado Evangelho, juro que não sou espírita e prometo que jamais hei de assistir a uma sessão, nem farei uso de receitas espíritas. Juro também que não lerei nem guardarei comigo ou com outrem livros, revistas, folhetos e jornais que defendam ou propaguem as heresias ou as superstições do Espiritismo, em qualquer de suas formas. Comprometo-me a fazer valer a minha autoridade para conservar afastados do Espiritismo os que de mim dependem. Assim prometo, assim me ajudem Deus e estes santos Evangelhos.

            Ass.   ...........................................

            Até aqui a folha solta que nos foi enviada e devemos deixar registrada em mãos dos vinte e três mil leitores desta revista. Agora, um breve comentário ao documento dos nossos irmãos católicos. No Novo Credo acima transcrito encontram-se estas palavras que merecem ser sublinhadas:
            “Creio que vivemos uma só vez sobre a terra e que imediatamente depois da morte a alma será julgada por Deus, recebendo os bons, logo ou depois do Purgatório, o prêmio no Céu e os maus o castigo sem fim no Inferno.”
            Vejamos aonde nos leva esta doutrina. Vivemos uma só vez; logo a alma é criada por ocasião do nascimento e na hora da morte termina a possibilidade de se salvar; porque logo depois é julgada e absolvida ou condenada à penas eternas. A vida é de extensão e de recursos variáveis ao infinito: uns vivem algumas horas, outros alguns dias, ou meses, ou anos, ou decênios ou até um século, isto é, uns dispõem de mais e outros de menos tempo para adquirir as virtudes necessárias à salvação.
            As qualidades inatas são conhecidas e reconhecidas por todos, existindo até a Doutrina de Predestinação: uns nascem para a santidade, para nobres feitos; outros para a maldade, a ignorância, o pecado.
            Mas foi Deus quem proporciona a uns uma longa vida em meio apto a adquirir virtudes; mas faz que outros nasçam em meios viciosos que não conhecem a doutrina salvadora, porque vivem sob exemplos de crimes desde a infância, e morrem, por vezes, muito jovens.
            A imensa maioria da Humanidade realmente não recebe a educação católica, não sabe distinguir entre o bem e o mal do ponto de vista católico; são maus e nem sabem que o são. Nascem, vivem e morrem, na Ásia, na África, na América, centenas de milhões de pessoas que não sabem sequer que existe a Igreja Católica. É muito maior no mundo atual o número de pessoas que crêem na reencarnação, do que o número dos que crêem no inferno; pois que a reencarnação é dogma das religiões mais divulgadas no mundo, do Bramanismo, do Budismo, e não somente do Espiritismo e da Teosofia, como pensam alguns brasileiros.
            A doutrina reencarnacionista é mais antiga muitos milênios do que a Igreja Católica, e sempre teve partidários entusiastas entre os filósofos e pensadores, mesmo do Ocidente, porque ela se baseia em fatos inegáveis e se harmoniza coma justiça e com a sabedoria de Deus.
            Negada a reencarnação e diante da infinita variedade de qualidades morais nos homens, ficam negados os atributos de Deus: não seria bom, porque cria homens maus para condená-los ao inferno eterno; ou não seria sábio, porque não soube criar bons todos os homens; ou não seria poderoso, porque não teria podido salvar todas as suas criaturas; não seria justo, porque daria a uns e negaria a outros os meios necessários à salvação, e, assim por diante, de blasfêmia em blasfêmia, esse juramento nos levaria ao Ateísmo absoluto.
            “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.”
            I. Pequeno
              (Antônio Wantuil de Freitas também assinava  I. Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário