Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deus



‘Deus’
            Para creres em Deus, não o procures em livros escritos pela mão do homem; lê o livro escrito por ele mesmo – a Natureza. Vê um pistilo de flor esperando a fecundação. Depois acompanha a evolução da semente transformando-se em árvore que é uma série maravilhosa de maquinismos em funcionamento conjugado, inteligentíssimo, recebendo diretamente a energia solar para seu funcionamento. Durante o crescimento da planta está-se construindo um edifício: a água é o elevador de material; cada célula é um tijolo inteligente que vai postar-se em seu devido lugar.
            Verás na planta o mistério sublime da vida, toda ela previamente planejada por uma Inteligência superior que cogitou de todos os pormenores. A par desse planejamento, verás a Força construtora, a mesma que planeja executa os sóis e suas famílias de astros, as constelações e as nebulosas, os universos sem fim.
            Da planta, eleva-se um pouco no estudo da vida, sobe ao reino animal. Examina o casal de passarinhos, movidos pela mesma Inteligência que plenificou a planta, e neles já tomou a forma de instinto de reprodução, começou a colaboração dos sexos em favor da prole vindoura. Examina o ovinho como examinaste a semente fecundada, porque ele é igualmente uma semente fecundada e revela o mesmo planejamento inteligentíssimo.
            Examina a gestação de um mamífero na floresta, sem a intervenção do homem; depois o nascimento e a infância do animal. Reflete sobre a evolução planejada e executada através dos milênios: sáurio[1], arqueoptérix[2], ave. Lembra-te da evolução imensa que está por trás do sáurio e imagina a que está por diante do pássaro.
                        Cuida depois do homem. Apanha-o em Nendertal, por não poderes apanhá-lo antes, e acompanha-o pelas cavernas, pelas diversas idades da pedra, pelas palafitas, pelas civilizações primitivas até chegares a Juri Andrejevic Gargarin e imagina sua evolução nos milênios vindouros.
            Em tudo descobrirás uma Inteligência que faz os planejamentos para a eternidade, quer se trate da plantinha rasteira do campo, ou de uma constelação imensa ou de uma nebulosa infinita, em tudo a mesma Força misteriosa da Vida, manifestando-se pelas sábias leis da Natureza, o Livro de Deus. Emprega o nome que quiseres para nomear essa Força misteriosa, essa Inteligência, essa Providência que em tudo se manifesta, ou deixa-a sem nome, mas temos de curvar-nos diante d’Ele.

Ismael Gomes Braga
inCartas a Laura” – 1ª Ed – Ed Floresta - 1998


[1] Sáurio – ‘lagartos’
[2] Arqueoptérix – aves do período Jurássico

Nenhum comentário:

Postar um comentário