Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Se Bergson ainda vivesse...

 


Se Bergson ainda vivesse...

por Tasso Porciúncula (Indalício Mendes)

Reformador (FEB) Novembro 1963

 

            Em conferência realizada na Sociedade de Pesquisas Psíquicas, de Londres, em 28 de Maio de 1913, o filósofo Henri Bergson declarou enfaticamente: “Admiro a coragem que tendes tido, sobretudo nos primeiros anos, para lutar contra as prevenções duma boa parte do público e para desafiar as zombarias que amedrontam os mais valentes.” E mais adiante: “Como explicar as prevenções contra as ciências psíquicas, prevenções que muitos ainda conservam?"

            Bergson não era contra o estudo das ciências psíquicas, como certos cientistas que não querem preferir a verdade dos fatos à “verdade” que interessa a grupos dominantes, quer religiosos, quer científicos ou pseudocientíficos. Estes são os que procuram acoroçoar as zombarias, negando a evidência e procurando subordinar os fatos mais verídicos a um vocabulário já velho, onde as palavras “superstição”, “mistificação”, além de outras, são utilizadas para “provarem” que os fenômenos espíritas são coisa muito diferente, tão diferentes que eles, até hoje, não conseguiram dar uma explicação convincente.

             Os verdadeiros estudiosos prosseguem, quietos, no estafante trabalho de coleta e explicação de fatos psíquicos, cada vez mais numerosos e eloquentes. Não importa que a ciência oficial e também a religião oficial se unam contra a Verdade espírita, que, um dia, há de derrubar todos os preconceitos, todas as prevenções e todas as mentiras, impondo-se de maneira categórica aos povos da Terra.

            O Espiritismo não tem pressa. Os homens é que deveriam estar apressados, a fim de se armarem de elementos para uma vida melhor sobre a Terra. Aqueles que já se beneficiaram no Espiritismo são os melhores propagandistas da verdade espírita. Assim como Jesus se viu vaiado, cuspido, apedrejado, humilhado, perseguido, sangrado, chicoteado e, por fim, crucificado, assim vem o Espiritismo seguindo, calma e corajosamente, o seu Calvário, certo de que está cumprindo sua missão na Terra, determinada pelo Cristo, de modo que encontrará também a sua glorificação, quando seus negadores, confundidos e perturbados, caírem a seus pés, deprecando o perdão de suas perfídias, falsidades e erros. 

            Então, tal como o Cristo, pois lhe segue os princípios, o Espiritismo os receberá fraternamente, perdoando-lhes e levando-os para o banho lustral de uma vida nova e mais fecunda.

            Para os que se deixam levar por más informações ou por errôneas impressões, o Espiritismo pode parecer passatempo par quem não tem coisas sérias a fazer. Bastará, entretanto, um exame mais detido dos problemas que ele enfrenta e soluciona, para que se verifique logo a importância fundamental da Sua Doutrina na vida humana. Sem santos nem altares nem rituais, o Espiritismo contribui decisiva e imediatamente para restaurar o equilíbrio em toda a parte... Seus preceitos e conceitos são simples, mas objetivos. Será suficiente segui-los para que tudo se aclare, ainda que se tenha de lutar para vencer. O Espiritismo dá coragem e força, assim como ensina a resistir e a triunfar, sob a proteção da sua Doutrina, humana e acessível a todas as inteligências.

            O espanto de Henri Bergson prova quão rude tem sido o caminho seguido pelo Espiritismo. Mesmo assim, os espíritas avançam, o Espiritismo progride em todos sentidos e em todo o mundo, porque a sua força vem de Cima, vem do Alto. Ele tem a energia do Amor, da Caridade, do Altruísmo, da Paciência e da Verdade. Por isto, ele subsistirá. Seus negadores passarão, mas ele crescerá cada vez mais, esclarecendo a Humanidade, consolando-a, aliviando-a, mostrando-lhe que ninguém jamais será feliz enquanto não começar a sua própria reforma íntima, ao mesmo tempo que olhar para os seus semelhantes com fraternidade, pronto a ajudar, pronto a servir desinteressadamente, procurando de preferência o que cada qual tem de bom dentro de si,

            O Espiritismo educa e eleva. Fortalece e salva. Não se envergonha de ser humilde, mas encontra meios de tornar a sua humildade uma força, porque é uma humildade ativa, que constrói e não teme defrontar a impiedade, a intolerância, o poder, a calúnia e a intriga. Como a árvore, o Espiritismo dá sombra e frutos a quantos o procuram, sem se preocupar com as ideias, o passado e o caráter dos que a ele recorrem.

            Se Henri Bergson ainda vivesse no mundo dos encarnados, ficaria triste ao ver que a Sociedade de Pesquisas Psíquicas, de Londres, não é hoje o que foi no passado. Invadiram-na elementos sem isenção de ânimo para julgar. Transformaram-na num instrumento de combate às ideias espíritas, fazendo crer que os fenômenos psíquicos inexistem ou dando-lhes interpretações insinceras, sem aquele critério imparcial, rigorosamente científico, que assinalaram, por exemplo, as notáveis experiências de William Crookes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário