Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2021

Religião Espírita

 


Religião Espírita

I. Pequeno (Antonio Wantuil de Freitas)   

Reformador (FEB) Março 1950

 

            O Espiritismo não é uma religião, e, sim, a Religião; isto porque só ele ensina que todas as criaturas se salvarão independentemente dos credos que professem, religando-se todas elas, um dia, ao Criador e Pai.

            Assim, não prometendo o Espiritismo a salvação exclusiva e dogmaticamente para os seus adeptos, mas proclamando que os ensinos de todos os agrupamentos religiosos conduzem a Deus, etc., o Espiritismo, será nos tempos vindouros olhado como a verdadeira religião do Planeta.

            O Espiritismo não é uma religião porque seu fito não é destruir as centenas de religiões e seitas em que se dividiram os homens ou mesmo tomar-lhes o lugar. É, sim, o de penetrar em todas elas, levando-as, através do conhecimento das novas revelações, a se adaptarem à evolução determinada de Mais Alto, qual aconteceu na época em que Jesus esteve entre nós.

            Se alguns grupamentos religiosos forcejarem contra a Luz de Cima, assistiremos então à derrocada e ao desaparecimento deles, exatamente como aconteceu com a maior e mais poderosa organização religiosa do mundo, na época da Roma dos Césares - o Paganismo.

            À palavra religião ligaram os homens a ideia de cerimônias litúrgicas, e, daí, a necessidade de se criar um novo termo ou de se fazer voltar ao vocábulo religião a sua verdadeira significação.

            Não havendo possibilidade de se introduzir um novo termo, por estar registrado o já existente na legislação de todos os países todo o esforço deverá então ser feito no sentido de aplicar à palavra religião o seu significado nato.

            Há empenho, da parte dos nossos adversários em provar às autoridades do País que o Espiritismo não deve ser considerado como religião e que, assim sendo, não se encontra sob a proteção da Constituição Nacional.

            É apenas ciência!" - dizem eles. Mais além, retomam: “Kardec assim o afirmou!” -

A respeito desses pontos, "Reformador' de Outubro de 1949 já esclareceu devidamente, pela pena do próprio Codificador, em trabalho por ele escrito quatro meses antes do seu decesso, afirmando que o Espiritismo não é uma religião, um culto, mas, a religião.

            Em S. Paulo, há tempos, certa autoridade deixou de atender a um justo pedido que os espíritas lhe dirigiram, porque, alegou aquela autoridade, o Espiritismo não é uma religião.

            Quando se processou o último censo da população do Brasil, colocaram, nas fichas distribuídas com o povo, várias religiões e não falaram em Espiritismo, porque, disseram também eles o Espiritismo não é religião.  

            Como vemos, por essa pequena mostra bem fez a Federação Espírita Brasileira declarando taxativamente, em seus novos Estatutos que ela é uma sociedade religiosa.       r

            Vamos ver, agora, diante dessa afirmativa dos Estatutos da Casa Máter, se os nossos irmãos católicos ainda continuarão a espalhar que a Constituição do País não nos coloca em igualdade de direitos com os demais agrupamentos religiosos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário