Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Nova fase


 

Nova fase

por Ismael Gomes Braga

Reformador (FEB) Julho 1944

             A literatura espírita entrou em uma nova fase que fica marcada pelos romances mediúnicos de Geraldine Cummins, na Inglaterra, e Francisco Cândido Xavier, no Brasil. Esses romances escritos por grandes Espíritos que já eram ilustres quando Jesus desceu à Terra em sua gloriosa missão e que agora voltam para nos relatar acontecimentos históricos daquele tempo, fazendo assim reviver o nascimento do Cristianismo, seguem linhas paralelas nos diversos países. Não são cópia uns os outros; não. Todos têm originalidade, são escritos por personagens marcantes, depondo o que sabem e apreciando tudo com seus sentimentos, mas o plano geral é o mesmo: reviver no coração do homem o Cristianismo primitivo em toda a sua pujante força.

            Vejamos a lista apenas dos grandes romances recebidos por Geraldine Cummins, em lingua inglesa, que vão alcançando sucesso mundial, e notaremos que eles são sobre os mesmos temas tratados por Emmanuel, em livros escritos pela mão de Francisco Cândido Xavier. Eis essa lista:

             The Scripts of Cleophas (“Os manuscritos de Cleofas”). São as notas escritas por um contemporâneo e discípulo de Jesus, um dos dois a quem o Mestre apareceu no caminho de Emaús.

            The Great Days of Ephesus (“Os grandes dias de Êfeso”). Narração romântico-histórica dos tempos gloriosos de Êfeso.

            After Pentecost (“Depois de Pentecoste”). Relato dos primeiros anos do Cristianismo.

            When Nero was dictator (“Quando Nero era Ditador”). Igualmente um relato romântico-histórico dos acontecimentos nos dias da ditadura de Nero.

             Todos esses livros são apresentados por Espíritos que viveram naquele tempo, mas em forma de romances históricos, com valor artístico, são aceitos sem discussão, pois que não são apresentados como obras de ciência mas simplesmente como romances.

            Nessa mesma coleção inglesa aparecem dois outros livros, do Dr. F. H. Wood, ditados por Espírito ainda mais antigos, e que por isso mesmo nos fazem reviver o passado. O cenário já é outro, é o antigo Egito. Os títulos desses dois volumes são:

             Ancient Egypt Speaks (“O Antigo Egito nos fala”). Neste, uma antiga princesa babilônica que se tornou rainha do Egito vem nos falar e demonstrar sua existência real, servindo-se trar sua existência real, servindo-se para Isso de uma sua filha adotiva que hoje é a médium inglesa Rosemary, reencarnada em nossos dias, depois de uma longa série de reencarnações.

            This Egyptian Miracle (“Este Milagre Egipciano”). É a continuação do precedente, ampliando, defendendo e justificando aquela revelação do velho Egito.

            Esta nova coleção, aparecida nos últimos anos, segue um curso diferente das primeiras obras mediúnicas recebidas De fato, em Kardec e Roustaing, os Espíritos aparecem ditando tratados, compêndios de doutrina cristã, num empenho bem caracterizado de restaurar a doutrina de Jesus. São verdadeiros monumentos de sabedoria cristã os livros ditados nos primeiros anos a Kardec e Roustaing, no sentido de explicar, esclarecer e ampliar a Missão de Jesus. Em que pese ao farisaísmo moderno, cuja eruditíssima sapiência tem lutado para destruir as obras d Kardec e Roustaing que lhes incomoda o orgulho e lhes provoca as cóleras, esses monumentos da literatura mediúnica continuam desafiando os tempos. O sucesso alcançado pelos inimigos de Kardec e Roustaing tem sido geograficamente limitado. As obras continuam vivas noutros lugares e sempre prontas a se universalizarem, quando se oferecer clima favorável.

            Essa fase didática era absolutamente necessária. Formou os livros canônicos, ou básicos, da Terceira Revelação. Entrou-se, então, na forma romântica que apresenta as mesmas verdades, os mesmos ensinamentos, em leitura amena e indiscutível. As ideias entram para as almas como simples diversão, sem esforço nem discussões.

            O romance progrediu e hoje é iniciada essa nova fase de romances apresentando biografias e episódios históricos com grandes ensinamentos. Com esta nova fase, os grandes Espíritos vão alterando a mentalidade humana, e evitando a fúria dos demolidores impenitentes que atacam as obras puramente didáticas, mas são impotentes diante da novela, da ficção.

            Vemos com tristeza a luta furiosa que as Trevas fazem contra as grandes obras mediúnicas, num empenho apaixonado de abalar a fé na mediunidade, porque esta é o alicerce do Espiritismo. Quando conseguem lançar a dúvida sobre uma obra mediúnica de grande significação, como, por exemplo, a de J. B. Roustaing, abalam os fundamentos do Espiritismo e com isso regozijam-se quantos temem a luz da Terceira Revelação. Na verdade, o alvo de todas essas campanhas - por melhor mascaradas que elas se nos apresentem - é o Espiritismo mesmo, a grande ideia regeneradora. Na aparência atacam somente uma única obra os falsos profetas, mas essa única obra é mediúnica e o descrédito lançou sobre ela atinge a mediunidade em geral, ou, seja, a base mesma do Espiritismo. Quando conseguem abalar a base do Espiritismo, os espíritas desaparecem, dispersam: uns se tornam metapsiquistas, eternos experimentadores irritáveis e discutidores que nada constroem; outros, mais místicos, aos quais repugnam as eternas discussões estéreis, entregam-se ao estudo igualmente improdutivo das obras de Edouard Schuré e Rudolf Steiner, como fizeram na França e na Alemanha, e finalmente uma terceira categoria abandona completamente todos os movimentos espiritualistas e volta ao materialismo absoluto, de onde saíra, ou mais precisamente, de onde nunca saíra de fato. Essa é a obra nefanda que vem sendo realizada em vários países da Europa pelo eterno farisaísmo anticristão.

            Examinando o que já conseguiram na França, na Itália, na Espanha, teríamos razão de cair em pessimismo desalentador, ao ver que a mesma coisa estão tentando no Brasil. Pelo rádio, pelo jornal, pelo ivro, tentam lançar o descrédito sobre a mediunidade, atacando a letra de uma das maiores e mais respeitáveis obras mediúnicas já recebidas pelos homens, a que foi publicada por J. B. Roustaing. Nosso pessimismo, porém, é sem fundamento, porque os Guias do movimento espirita, compreendendo melhor do que nós os perigos a que está exposta a Terceira Revelação, assim minada pelos inimigos internos, já iniciaram a nova fase; já estão construindo de novo; já estão dando os mesmos ensinamentos em forma indiscutível de romances.

            Contra um bom romance não prevalecem ataques por mais hipócritas e astuciosos que sejam. Até os adversários da doutrina leem com agrado nossos melhores romances e não discutem sua doutrina; aceitam-na sem discussão, inconscientemente, intuitivamente, sem a pseudo lógica que confunde os “sábios” e os lança nas trevas.

            Essa nova fase está em pleno funcionamento. O sucesso dos romances de Zilda Gama e Francisco Cândido Xavier, entre nós, e dos de Geraldine Cummins no mundo de língua inglesa, demonstram cabalmente que os Espíritos superiores viram muito mais longe do que nós e prepararam a solução do problema, anulando a obra tenebrosa dos fariseus modernos.

            A propósito de um desses romances, estamos recebendo a seguinte crítica de um mestre em Espiritismo e Ocultismo:

             “O livro de André Luiz, psicografado pelo nosso querido Chico Xavier, é uma pérola de alto valor, e bem merece a recomendação do nobre Emmanuel que lhe escreveu o prefácio.

            “Oxalá muitos leiam, com o necessário entendimento, essa obra!

            “Fiquei satisfeito por encontrar nela várias confirmações de minhas ideias sobre a vida nas regiões astrais, próximas da terra material, como: a alimentação, os auxílios, as organizações sociais e culturais, a administração, os meios de locomoção, os campos de repouso, os jardins, bosques, flores, o rio, a música. Completei o meu conhecimento dessas coisas, e adquiri o conhecimento relativo aos bônus-horas, aeróbus, os ministérios, a organização da família, etc. Compreendi que, nessas regiões, próximo do orbe terráqueo, há uma espécie de atmosfera nutriente, trabalhos de várias espécies, comunicações com a Terra, com o Umbral, com a região elas Trevas, e também com as Regiões Superiores; os ministérios da Elevação e da União Divina são organizações muito nobres, lógicas e caritativas. Tenho lido algumas descrições dos planos astrais, em várias línguas; porém nenhuma tão clara e persuasiva, como no excelente “Nosso Lar”.

            Graças a Deus por tão abençoada Luz!

  Francisco Valdomiro Lorenz.”

             Nada de pessimismo, portanto, meus irmãos. A obra divina, superentendida pelos grandes Espíritos, pode ser um pouco atrasada, mas não anulada pelo orgulho dos homens.

Depois dessa nova fase, virá uma outra que já está em preparação, até iniciada: as obras espíritas mediúnicas ditadas diretamente em Esperanto, para toda a superfície do planeta, Já está em preparação o primeiro livro mediúnico recebido diretamente em Esperanto. Dentro de poucos meses os esperantistas - espiritas ou não - receberão essa agradável surpresa: vozes dos céus em uma língua comum de todos.

            Trabalhemos e oremos, confiados em Deus e em seus grandes Prepostos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário