Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Doutrina Espírita

 


Doutrina Espírita

A Redação      Reformador (FEB) Outubro 1946

             Não fora difícil dizer que alguma coisa de Kardec é menos boa, e diríamos que a sua obra prima é Introdução ao Estudo da DOUTRINA ESPIRITA, com a qual apresentou ao mundo, em 1857. O Livro dos Espíritos, realmente é maravilha de clareza, síntese, lógica, esse trabalho do Mestre.

            O cientista e filósofo de primeira grandeza, Gustave Geley, teve esta feliz expressão em seu Resumo da Doutrina Espírita:

             “Quantos sistemas filosóficos que apaixonaram muitíssimas gerações eram, em todos os sentidos, inferiores ao Espiritismo!”

             Nada mais verdadeiro! E uma prova disso é que, no curto espaço de menos de um século, a Doutrina espírita se impôs um pouco por toda a parte em meio de velhos sistemas consagrados pela propaganda de séculos e vai triunfando de sorte a prometer um domínio universal nos pensadores do futuro.

            Faltava, porém, até agora um compêndio breve para ampla divulgação dessa Doutrina, sem os embaraços econômicos que causam os volumes grandes e custosos, Nossos propagandistas fazem sacrifício imenso para distribuir volumes grandes e que desanimam o leitor ocupado e não alcançam sua finalidade. Considerando essa necessidade, a Federação Espírita Brasileira preparou um pequeno volume apresentando toda a Doutrina como vem exposta na Introdução, publicada em 1857, e um resumo da História do Espiritismo nestes 90 anos que se seguiram, nestes tempos de papel caríssimo e livros a preços inacessíveis, o novo volume terá grande missão a cumprir no mundo de língua portuguesa. Os propagandistas, a começar pela Editora, terão resposta clara, fácil, rápida, para pôr nas mãos das pessoas que nos interroguem o que é o Espiritismo.

             Em vez de oferecer um exemplar do livro completo, que talvez desanimasse o leitor ocupado, oferecemos diversos exemplares de Doutrina Espírita a pessoas que, se os lerem, certamente procurarão conhecer toda a obra de Kardec.

             Foi essa “introdução” a primeira obra doutrinária que se publicou em língua portuguesa, em 1866, na Bahia, e foi também, em Esperanto, que se anunciou a propaganda entre os esperantistas do mundo todo. Esperamos que os nossos propagandistas saibam empregar, com grande êxito, a nova arma que lhes é posta nas mãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário