Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de julho de 2013

'A Morte e o seu Mistério' - Pascal, Sócrates e Pitágoras



            “A imortalidade da alma é uma coisa de tal importância, interessa-nos tão profundamente, que é preciso ter perdido toda a sensibilidade para ser-se indiferente ao seu conhecimento.

            O nosso primeiro interesse e o nosso primeiro dever são os de nos esclarecermos sobre este assunto, de que depende toda a nossa conduta: e é por isso que eu faço uma distinção extrema entre os que trabalham com todas as suas forcas para nele se instruírem, e os que vivem sem dele cuidarem e sem nele pensarem.

            Esta negligência numa questão em que se trata deles mesmos, da sua eternidade, do seu todo, irrita-me mais do que me comove, surpreende-me e espanta-me, é monstruosa para mim.

            Não falo assim pelo zelo piedoso duma devoção espiritual. Pelo contrário, entendo que se deve ter este sentimento por um princípio de interesse humano.”

Pascal
Vol. 1 “A Morte e o seu Mistério”
por Camille Flamarion
5ª Edição FEB - 1996



            Ninguém sabe o que é a morte nem se ela será o maior dos benefícios para o homem. Apesar disso, tememo-la como se fora o pior de todos os males. Atenienses, acabais de me condenar à morte. A voz divina, que nunca deixou de fazer-se ouvir por mim durante todo o curso da minha vida, manteve-se hoje silenciosa, e eu não me defendi das vossas acusações. É porque o que me sucede é um bem.

            Vou sofrer a sorte a que vós me condenastes; mas, a iniquidade e a infâmia ficarão para sempre amarradas à memória dos meus juízes. Submeto-me à minha condenação e eles à sua. É deste modo que as coisas deviam passar-se e, no meu entender, tudo acontece para melhor.

            Quando a morte se aproxima do homem, o que nele existe de mortal desagrega-se; o que nele há de imortal e de incorruptível, retira-se intacto.

Sócrates
Vol. 2 “A Morte e o seu Mistério”
por Camille Flamarion
3ª Edição FEB - 1982

            A morte é nosso destino comum. As riquezas materiais adquirem-se e perdem-se. Que a tua vida se inspire na mais pura justiça! Sê irrepreensível para o próximo como para contigo. Aproveita todas as oportunidades para te instruíres. Viverás, assim, vida sumamente agradável.

            Medita estes pensamentos. Quando deles estiveres compenetrado, poderás conceber a constituição de Deus, dos homens e das coisas e ajuizar da realidade da unidade de toda a natureza. Conhecerás então essa lei universal: em toda parte do mundo a matéria e o espírito, em principio, são idênticos.

            Prossegue na obra da libertação da tua alma, fazendo escolha judiciosa e ponderada de todas as coisas, de modo a assegurar a vitória do que em ti existe de melhor: O Espírito. Assim, quando abandonares teu corpo material, elevar-te-ás no éter, e, deixando de seres mortal, revestirás tu mesmo a forma de um deus imortal.

Pitágoras
Vol. 3 “A Morte e o seu Mistério”
por Camille Flamarion

3ª Edição FEB - 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário