Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

Similia similibus curantur


 Trechos do artigo sob título

“Similia similibus curantur”

por Vinícius (Pedro de Camargo)        Reformador (FEB) 1º Julho 1937

 

            ...o papado que, a seu turno, alimenta ideias imperialistas, pretendendo exercer, como exerce em certos países de governos fracos, a ditadura espiritual, intervindo, para consecução dos seus desígnios, de modo direto e indireto, em todos os ramos de atividades, políticas, sociais e educacionais, dos povos em cujo seio se aninha...

             ...Dentre as lamentações do papa, destacamos o tópico abaixo transcrito, que vale pela condenação do mesmo papado:

             “Ainda que um homem reúna em si todo o saber, todo o poder e toda a potência material desta Terra, não pode lançar fundamento diverso do que foi lançado, que é Jesus Cristo. (1ª Cor., 3-11)

            Aquele, portanto, que, por sacrílega negação da diversidade essencial que existe entre Deus e o homem, entre o Filho de Deus e os filhos dos homens ousasse colocar ao lado de Cristo, ou pior ainda, sobre ele e contra ele, um simples mortal e fosse esse o maior de todos os tempos, saiba que mais não é senão um profeta de quimeras, ao qual se aplicam com exatidão apavorante as palavras da Escritura: Aquele que habita nos céus zombará deles,” (Salmos 2, 4.)

             Ora, qual é o homem que, neste mundo pretende colocar-se ao nível de Deus, avocando, sacrilegamente, a si atributos divinos, inclusive a infalibilidade, senão o próprio papa?

.............

            O papa, como é público e notório, é o homem que se diviniza a si mesmo, deixando-se adorar pelos seus semelhantes, distribuindo bênçãos e estendendo os pés para serem osculados.

            Ele próprio, portanto, é o falso profeta que ousa colocar-se ao lado do Cristo e, pior ainda, sobre ele e contra ele, sendo um simples mortal, sujeito às paixões e aos achaques inerentes à carne humana.              

            Saiba, portanto, o Santo Padre que a si próprio se aplicam com exatidão apavoradora as palavras da Escritura: Aquele que habita os céus zombará deles, isto é, dos profetas de quimeras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário