Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2021

A Igreja caminha

 


A Igreja caminha

I. Pequeno (Antonio Wantuil de Freitas)

Reformador (FEB) Novembro 1951

 

            Monsenhor Dr. Emilio José Salim, vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretor das Faculdades Católicas de Campinas e uma das maiores culturas dos meios católicos no Brasil, publicou uma obra em dois volumes, formato grande, prefaciada pelo Padre Leonel Franca, S.J, e com o “imprimatur” do Bispo de Petrópolis.

            A obra (3ª edição, 1949-50) apresenta 626 itens, oito dos quais são dedicados ao Espiritismo, para criticá-lo e, portanto, combatê-lo, já se vê; todavia, merece registado o que escreveu o ilustre Autor no item 413:

             “A Igreja não se pronuncia sobre a essência dos fenômenos espíritas, isto é, não indica a natureza da causa que os produz, se são os espíritos, ou os demônios, ou qualquer força natural.”

             Registe-se, pois, o que ficou escrito no livro do respeitado teólogo, destruindo a opinião geral dos padres e frades de pouca cultura, ou de má fé que, não se cansam de asseverar que todos os fenômenos espíritas ou são produzidos pelo demônio ou são puras mistificações.

            Assim, de acordo com Mons. Dr. Emílio, conclui-se que a Igreja aceita a realidade dos fenômenos espíritas, mas ignora a causa deles, não se pronunciando a este respeito.

            Ainda bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário