Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2021

Fala o Líder

 


Fala o Líder

G. Mirim (Antonio Wantuil de Freitas)       

Reformador (FEB) Agosto 1944

             A Igreja Católica acaba de manifestar-se pela imprensa, por intermédio da voz autorizada do seu prestigioso líder, o Sr. Tristão de Ataíde, declarando, peremptoriamente, que são reais as comunicações dos mortos com os vivos. Aliás, todos os líderes dessa igreja têm sido acordes nessa afirmação e muitos, como o Sr. Felício dos Santos, no Brasil, e o Sr. Lapponi, na Itália, têm escrito livros onde nos apresentam uma série desses fenômenos.

            Em entrevista concedida ao “O Globo” de 7 do corrente mês, o prestigioso líder e chefe civil do Catolicismo brasileiro, Sr. Tristão de Ataíde, acaba de declarar:

             “As manifestações de ordem sobrenatural podem ser explicadas ou como manifestações angélicas ou como manifestações demoníacas através de meios humanos”.

             Essa declaração é categórica. Afirma que, por intermédio dos meios humanos, ou seja, através de médiuns, os chamados mortos se comunicam com os vivos. Em duas classes divide o ilustre líder essas manifestações: angelicais e demoníacas. À primeira, segundo o criador da classificação, devem pertencer as que são recebidas pelos médiuns católicos, como a atual Teresa Neuman (*); e, demoníacas, todas as transmitidas através de criaturas que não pertençam à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.

            Muito respeitável é o ponto de vista do distinto líder, visto que a história das religiões nos apresenta outras opiniões, todas, também, dignas de respeito. Assim, os sacerdotes do Judaísmo só admitiam o que era pregado e ensinado pelos seus maiores e negavam qualquer valor às palavras e ensinamentos do humilde Nazareno, chegando, mesmo, com o poder de que dispunham, a condená-lo à morte, como impostor, herege e revolucionário.

            Há, todavia, um ponto em que o referido líder deve estar um pouco atrasado, apesar dos seus afamados dotes de cultura e de inteligência. Os fenômenos não são sobrenaturais, como afirma. Nada existe de sobrenatural nessas manifestações. Elas aí estão porque fazem parte da obra divina, logo, não são sobrenaturais. E se assim as denominaram os antigos, pela sua tendência ao misticismo e ao milagre, não podem os homens atuais, que já lhes conhecem as leis por que se realizam, chamar-lhes sobrenaturais, mas, naturalíssimas, e classificadas cientificamente por centenas de sábios pertencentes àquele grupo que estudou o movimento da Terra, a circulação sanguínea, o para-raios e outros fenômenos que os, mesmos líderes da Igreja Católica classificaram, então, como demoníacos.

            O Sr. Tristão de Ataíde prestou ao Espiritismo um grande serviço. Os nossos irmãos católicos necessitam, de quando em vez, ouvir a repetição dessa afirmativa da sua Igreja: “Os fatos são reais”. E necessitam porque, constantemente, lemos artigos de certos figurões que se dizem católicos, os quais procuram negar a existência desses fatos, apesar de se dizerem católicos e de apresentarem as suas homenagens à Igreja a que estão ligados. É preciso que esses negativistas saibam que a sua Igreja admite o fenômeno e que, negá-lo, é ofensa à infalibilidade do Catolicismo.

            Os nossos agradecimentos, pois, ao líder católico.

.........................................................................................

 (*)         Da Wikipedia (trechos): Nasc.: 09-04--1898  Morte: 18-09-1962. Mística católica alemã e estigmatizada.  Em 5 de março de 1926, na primeira sexta-feira da Quaresma, uma ferida apareceu ligeiramente acima de seu coração, mas que ela manteve esse segredo. No entanto, ela relatou uma visão de Jesus no Monte das Oliveiras com três Apóstolos. Ela alegou que outras feridas começaram a surgir nos dias seguintes. 

                Um estudo psicanalítico de Neumann sugeriu que seus estigmas resultaram de sintomas de estresse pós-traumático expressos em auto-mutilação inconsciente através de uma autossugestão anormal.

                Ela alimentou-se durante mais de 36 anos somente da Eucaristia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário