Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

14a. 'Revelação dos Papas' - Pio VII


Pio VII

14a

‘Revelação dos Papas’
(Obra Mediúnica)

- Comunicações d’Além Túmulo -


Publicada sob os auspícios da
União Espírita Suburbana
Rua Dias da Cruz 177, Méier

Officinas Graphicas d’A Noite
Rua do Carmo, 29
1918



Pio VII, papa


O espírito mostra-se ao médium vidente com aspecto simpático e fisionomia risonha;
a sua estatura é regular, o rosto claro e liso. Traja vestes escuras, tendo na cabeça a tiara,
e está cercado de luz azulada e brilhante, com reflexos prateados e focos roxos.

________________
        
             Quero comunicar-me com a Terra para dar aos homens uma prova da existência do espírito e também mostrar o interesse que tenho por esta grande verdade.

          Venho tomar parte nesta “Revelação”.

          Os papas são de todos os homens que aparecem na superfície da Terra os mais infelizes depois da morte.

          Estou ainda hoje convencido de que cumpri o meu dever e pratiquei obra meritória afirmando ser a religião católica a melhor de todas as que têm sido reveladas aos homens. Tenho ainda a convicção de que, suprimidos os abusos e as incoerências, o catolicismo, como filosofia moral e religiosa, poderia perfeitamente cumprir a sua missão, isto é, salvar o homem, conduzi-lo à verdadeira felicidade.

          Mas, no estado atual do mundo, só o Cristianismo puro, quero dizer a doutrina ensinada por Jesus, poderá resistir aos choques, aos abalos, as revoluções e as guerras que têm convulsionado e continuam a convulsionar o mundo, porque ele - Cristianismo - tem o poder de harmonizar os interesses de ordem elevada com os interesses meramente ocasionais, pois, ao mesmo tempo que prepara o homem para a vida do céu, fortalece-o, prepara-o para a vida da Terra.

          O Cristianismo puro, revelado por Jesus, é a mais sábia de todas as filosofias, a mais completa e robusta moral que tem sido ensinada às criaturas. Todas as filosofias, inclusive a de Sócrates, pecam por excesso de rigor ou falta de tolerância, pela rigidez dos princípios, pois estabelecem normas e praxes a que o homem não deverá faltar, sob pena de ficar irremediavelmente perdido para sempre. Nenhuma dá à criatura a faculdade e os meios práticos para apagar erros, destruir vestígios das más ações cometidas, para a extinção dos perniciosos efeitos dos crimes praticados.

          De todas as revelações só a cristã merece o título de divina, porque trouxe consigo o cunho da divindade que lhe imprimiu o Filho de Deus.

          Jesus é de todos os reveladores o único que falou e agiu em nome de Deus. Foi ele o único, até hoje, que conseguiu ligar a pureza do Céu às imperfeições humanas; foi o mártir de Gólgota que teve a rara e inaudita felicidade de poder neste planeta semear a verdade, servindo-se unicamente de meios brandos e humildes, utilizando-se somente da palavra e de atos da mais pura humildade e do mais puro e santo amor.

          Jesus é, portanto, inconfundível na sua filosofia, sublime na sua moral, incomparável na sua grandeza humilde! Ele é o mais poderoso dos que combateram a heresia e o erro, é o mais forte e o mais poderoso de todos os filósofos, o mais santo de todos os santos!

          Jesus não foi um homem na acepção vulgar do termo, não foi um apóstolo, um doutrinador, um organizador, um fundador, um remodelador - ele foi mais do que tudo isso: foi a própria Revelação feita homem, a moral encarnada na sua humilde pessoa, a verdade corporificada no seu verbo, a luz divina transfigurada no seu semblante, a sabedoria eterna pairando nos seus lábios, a misericórdia infinita concretizada na doçura do seu olhar, o amor infinito vivendo, palpitando, transbordando do seu imenso coração!

          Jesus foi a maior luz que irradiou sobre a humanidade! Nada mais existiu até agora que pudesse igualar, aproximar-se sequer desses sublime espírito! Tudo quanto se tem dito e escrito sobre a sua vida nada vale, nenhum crédito merece, porque os que se ocuparam em escrever, explicando a vida e os atos do Mestre, não souberam nem puderam compreender o alcance da sua filosofia, a profundidade dos seus ensinos, a grandeza da sua moral, o esplendor da sua doutrina!

          Jesus se revela hoje de novo; aparece na Terra completamente transfigurado; os homens ouvem-lhe a voz, percebem lhe o gesto, sentem o calor da sua palavra, distinguem os seus movimentos, mas não podem vê-lo, não podem tocá-lo, não podem, como outrora, martirizá-lo, torturá-lo, sepultá-lo. Ele vive hoje uma outra vida, reveste outra forma muito diversa da que apresentou outrora; fala na mesma linguagem, mas os seus conceitos são mais claros e mais convincentes, mais explícita é a sua palavra, mais sugestivos os seus gestos; mais ao alcance da vossa compreensão estão os ensinamentos que ele hoje vos traz, pois já não precisa de parábolas, nem dos exemplos rudimentares com que procurava tocar a razão ainda embrionária dos homens do seu tempo.

          Jesus fala hoje a todas as inteligências com as mesmas palavras, dirige-se a todas as consciências com a mesma lógica e os mesmos exemplos, prega a mesma doutrina, mas sem necessitar do auxílio dos argumentos causticantes do que muita vez se serviu para abalar os corações empedernidos dos escribas e dos fariseus.

          A sua linguagem, entretanto, possui outra roupagem mais de acordo com o vosso progresso e de conformidade com as vossas necessidades. Ele volta agora ao mundo para continuar a sua obra, prosseguir no trabalho de salvação do planeta e resgate do homem.

          Jesus agora vive e palpita, mais do que nunca, nesta “Revelação”, nestes ensinos que são  seus, os mesmos que ele lançou na Terra e cujas primeiras sementes regou com o seu sangue, aqueceu com o calor da sua palavra.

          Jesus está de novo entre vós, vem outra vez habitar o mundo, vem novamente semear; mas deste vez encontrará a Terra amanhada, revolvida, pronta para receber a semente, fecundá-la e dela fazer brotar a planta viçosa e perfumada da vossa regeneração.

          Esta “Revelação” se dá hoje graças ao sacrifício por ele feito há vinte séculos. Ela se realiza agora por ter o Grande Redentor preparado a Terra, onde nós, os espíritos, semeamos, seguros de que farta messe nos espera, abundante colheita premiará os nossos esforços.


-continua-

Nenhum comentário:

Postar um comentário