Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

8b. 'Revelação dos Papas - Tomas de Aquino



8b

‘Revelação dos Papas’
(Obra Mediúnica)

- Comunicações d’Além Túmulo -


Publicada sob os auspícios da
União Espírita Suburbana
Rua Dias da Cruz 177, Méier

Officinas Graphicas d’A Noite
Rua do Carmo, 29
1918

       -continuação-
Tomás de Aquino (S.)



            Se me fosse permitido arrebatar-vos da superfície da Terra e conduzir-vos por alguns instantes pelo espaço infinito, havíeis, tenho certeza, ao baixar de novo ao mundo onde viveis, de vos sentir profundamente desolados por ver como sois iludidos na vossa ingênua sinceridade.

          Ficaríeis tão revoltados contra todas as coisas da Terra, que um desejo único se abrigaria no vosso coração: deixar esta vida, morrer, desaparecer da superfície da Terra para virdes viver a vida que, momentos antes, haveis tido a ventura de contemplar de relance.

          Quisera ter força e poder para rasgar a densa cortina que separa o mundo onde vivo daquele onde me ouvis neste momento feliz da minha vida de espírito. Se tal coisa se desse, havíeis de ficar perplexos diante das verdades que se desenhariam aos vossos olhos, das certezas que adquiriríeis num momento, tendo ocasião de ver quanto vos achais afastados da verdade, como seguis rumo diametralmente oposto ao que devíeis seguir, se outra fora a vossa orientação, se outros fossem os conhecimentos que possuis acerca da vossa situação no Universo, do papel que representa o vosso planeta no meio do turbilhão dos mundos, gravitando no espaço infinito que vos cerca.

          Lamento não poder mostra-vos tudo quanto vejo em torno de mim!

          Ah! Quem me dera a ventura de poder aproximar-vos dessas sublimes e inconfundíveis verdades que me rodeiam! Quem me dera meus irmãos, poder lograr a ventura de colocar aqui na vossa presença todas as provas palpáveis da grandeza e bondade infinitas de Deus, da Sua infinita misericórdia e também do Seu infinito amor!

          Quão feliz e ditoso seria Tomás de Aquino se Deus lhe permitisse a graça de dar-vos aqui todas as provas materiais da existência do Criador e também da do Seu Filho, o bendito e amado Jesus!

          Que abençoada hora seria essa em que o espírito que está na vossa presença merecesse de Jesus o imenso favor de poder materializar-se aos vossos olhos, tão vivo e real como outrora, e consentir que, com as vossas próprias mãos o tocasse, a fim de vos convencerdes da realidade absoluta da vida extra-corpórea! Como seria para Tomás de Aquino venturoso esse momento!

          Mas é cedo ainda para que mereçamos tão grande e extraordinário favor! Consolemo-nos com a doce ventura que a Providência hoje concede a Tomás de Aquino, permitindo-lhe escrever, falar ao mundo por intermédio de um espírito ainda preso à matéria. Já não é pouco o que recebemos neste momento delicioso para mim e também para vós!
         
            Rendamos, pois, graças a Deus e entoemos louvores a Jesus, pedindo-lhes nos permitam sempre ocasião de podermos confabular com os homens da Terra, a fim de repartimos com eles o pouco que já aprendemos, para que os nossos irmãos se adiantem no caminho do bem e da luz.

          Sejamos, portanto, reconhecidos a Deus, que nos enviou à Terra para com a nossa palavra destruirmos os erros que cometemos quando, sem as luzes que hoje possuímos, procuramos definir as coisas sagradas e eternas. Somos felizes em poder neste instante corrigir as falas afirmações que outrora fizemos sobre a misericórdia infinita do Criador.

          Deus, meus irmãos, não é o que pensei outrora. O Pai Celestial, em cuja presença falo neste momento, é muito diverso do que imaginei em outros tempos. Deus é a sabedoria, o espírito que anima e vivifica toda a natureza. Deus não tem limites, nem está circunscrito numa determinada forma. O Criador é a alma de tudo que existe, a vida do Universo, a força que organiza tudo que palpita aos vossos olhos. É o equilíbrio da natureza. Tudo quanto existe criado é alimentado por esse espírito que enche, com as suas sublimes irradiações, todo o Universo. O que vedes são os reflexos da Sua vontade, as manifestações da Sua sabedoria, os efeitos dessa inteligência, cujo brilho não vos posso descrever por não encontrar na vossa linguagem termos em que o faça!

          Tudo quanto vedes, meus amigos, é Deus falando aos homens, o que tendes diante dos olhos é a Infinita Sabedoria vos ensinando, guiando os vossos passos, conduzindo as vossas almas. O que vos cerca são as provas da existência dessa causa extraordinária, cujos efeitos tocam a vossa vista, falam à vossa razão. O que existe, pois é a linguagem de Deus, as Suas idéias, os Seus desejos, a Sua vontade, a Sua sabedoria, a Sua justiça e o Seu amor.

         Deus, meus irmãos, não está em ponto algum do Universo, não acrediteis nisto; não amesquinheis o vosso Pai: não há lugar que possa conter, abranger essa fonte de energia, vida, luz, justiça e amor - o vosso Deus.

          O Senhor do Universo não é matéria como vós outros; a Sua natureza, é imutável, o Seu estado biológico não sofre alteração, na Sua vida não há solução de continuidade. Ele é eterno, por isso que a Sua vida não teve começo, nem terá fim.

          Ele é o princípio de tudo assim como todas as coisas tem fim no seio de Deus.

          Não acrediteis que seja Deus a resultante dos fenômenos da natureza, que é efeito Seu e não causa. Deus é mais ainda: é a misericórdia infinita amando e perdoando até o infinito; Deus é a justiça e a razão na sua mais pura essência, o bem na sua mais vasta expressão, a caridade elevada a supremo e infinito grau.

          Deus é a verdade absoluta, a consciência na sua mais elevada síntese, a Inteligência na sua mais fulgurante e sublime irradiação!

          Deus é o amor na sua infinita e incomensurável manifestação!

          A vida terrena não é senão ligeira transição, estado passageiro, efêmera situação em que, em dado momento, se encontra o espírito caminhando na estrada das reencarnações. A morte não é mais do que o adormecer na superfície de um planeta, para despertar na eternidade.

          A consciência existe completa no espírito; a matéria nada conserva devido às suas transformações sucessivas. É, pois, no espírito que reside tudo: o pensamento, a Inteligência, a vontade, a consciência, a vida enfim. Fora do espírito nada se pode conceber, somente na alma, portanto, deveis procurar as causas das vossas felicidades ou dos vossos tormentos.

           O espírito atravessa o infinito, purificando-se em existências sucessivas, passando por diversos estados materiais, revestindo formas que são as variantes de um tipo único e eterno - a forma humana.

          A justiça de Deus é perfeita, por isso tudo que se passa na Terra e em todo o Universo tem a sua causa, razão lógica de ser. O que parece absurdo aos olhos do homem é, às vistas de Deus, coisa natural, consequência imediata de uma causa justa e sabia, nascida da Fonte Suprema. Nada do que se faz na Terra é por vontade do homem, pois os pensamentos deste são os reflexos do pensar daquele, modificado segundo o grau de perfeição ou imperfeição da criatura. Tudo está preso, ligado a Deus: o efeito jamais se separa da causa que o produz.

          Deus tem o poder de tudo saber, de tudo ver e de tudo ocultar aos seus próprios olhos.

         A sabedoria de Deus conduz o Universo, onde tudo se move, impulsiona pela Sublime Vontade.

          O bem é a vontade de Deus não desvirtuada pelo homem, o mal é o querer do Criador adulterado pela criatura. A verdade é a Sabedoria Infinita palpitando, brilhando em todo o seu esplendor; o perdão é a Misericórdia Divina se exercitando entre os homens, transfigurada nos atos bondosos da criatura.

          O amor é a harmonia partida do seio do Criador, a doçura infinita vazada através das almas que povoam o Universo, a síntese dos puros sentimentos emanados de Deus, que os derrama sobre as criaturas. Toda justiça promana de Deus e não é mais do que o equilíbrio das coisas, pois a ordem e o equilíbrio resultam da justeza e precisão de todos os movimentos, quer no campo da dinâmica, quer no domínio da psicologia e da espiritualidade.

          A justiça é, pois, o símbolo da ordem que Deus estabelece e mantém no Universo.

          Nada há fora do campo destas cogitações que possa ser tomado na devida consideração. Nenhuma verdade existe que possa sobrepujar a verdade espírita, que hoje venho afirmar com a minha presença e com este documento que deixo na Terra, para que os homens de boa vontade vejam mais uma vez que a morte não existe; é palavra vã, cuja significação é falsa, pois o que chamais - morte, e que na vossa linguagem quer dizer aniquilamento, é a vida eterna, a única e verdadeira vida, esta que vive hoje Tomás de Aquino, presente para dizer-vos que a verdade está aqui nesta revelação e que Deus é justo, como vos demonstrou, e por isso, não o deveis temer.

       Deus é Pai de amor e bondade infinitos, por isso deveis sempre contar com o perdão, cedo ou tarde, conforme o arrependimento penetrar na vossa alma.

       Ficai tranquilos, porque se cumprirdes o vosso dever, isto  é, se praticardes o bem, a caridade e o amor; se fordes humilde e observardes os ensinamentos de Jesus; se vos preocupardes com a verdade pura e a colocardes acima de todas as coisas, ainda mesmo do vosso interesse material; se perdoardes as ofensas recebidas; se não fizerdes a outrem o que não desejardes que vos façam; se tolerardes as faltas alheias; se não caluniardes; se não ofenderdes, nem magoardes o vosso semelhante, em suma, se amardes a Deus sobre todas as coisas e ao vosso semelhante como a vós mesmos - ao deixardes o corpo material, a vossa alma desfrutará uma felicidade que não vos posso descrever e entrareis na vida eterna, onde tudo vos será doce comtemplar, gozando a felicidade que Jesus prometeu aos humildes e aos justos.

          Se, porém, praticardes o mal, se ferirdes o vosso semelhante, se matardes o vosso irmão, se vos orgulhardes da vossa posição, se a cobiça habitar no vosso coração, se o crime for a vossa paixão dominante no mundo, se não tiverdes compaixão dos infelizes, se não vos humilhardes perante Deus e Jesus - a hora da transição será horrível, a vossa morte horrenda, os vossos dias, na eternidade, cheios de dores, lágrimas e trevas.

          Deus, entretanto, vos perdoará ainda assim, desde que vos arrependais sinceramente, com o firme propósito de vos depurardes em existências sucessivas na Terra ou em qualquer mundo onde tenhas que cumprir as vossas provações.
      
            Sinto não poder prosseguir mostrando-vos as belezas infinitas e as doçuras da infinita misericórdia, a grandeza e sublimidade da justiça de Deus. Mas não importa, outro vos dará o que não vos pode dar Tomás de Aquino neste momento.
         
            Deus me dará, entretanto outras ocasiões para falar-vos ainda no Seu nome e em nome de Jesus, Seu Filho amado.

          Agradeçamos a Deus o favor que Ele nos concedeu hoje, permitindo a Tomás de Aquino a graça de falar-vos no Seu nome, repartir com os homens o pouco que hoje sabe e, ao mesmo tempo, dizer-lhes que Jesus voltará à Terra e que esta se transformará com a presença do Mestre.
         
            Aviso, pois, aos meus irmãos que se preparem, orando, praticando boas obras, sendo humildes, justos e crentes, para poderem merecer a benção que Jesus lançará sobre os que estiverem preparados para recebê-lo condignamente.

          Que todos vós logreis esse bendito e santo intento são os desejos de

Tomás de Aquino (S.)
Outubro de 1916


Informações complementares
            É considerado o maior teólogo da Igreja do Ocidente. Nasceu em 1225, em Lecca, no reino de Nápoles. Morreu em 1274. É cognominado o Doutor angélico. Deixou obras de relevo, que são consideradas a mais alta expressão da ortodoxia católica. Entre a suas obras destaca-se a Suma Teológica.
página 189 do livro ‘Emissários da Luz e da Verdade’
1ª Edição 1959    Ed. Divino Mestre - R  RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário