Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2011

É necessário que Ele cresça...


  É Necessário que Ele Cresça...         
     Evangelho de João
        
3,22 Em seguida, foi Jesus com os seus discípulos para os campos da Judéia e, ali, se deteve com eles, e batizava. 3,23 João Batista também batizava, mas em Enon, perto de Salim, porque ali havia muita água, e muitos vinham. 3,24 Pois João ainda não tinha sido lançado ao cárcere. 3,25 Ora, surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, a respeito do batismo. 3,26 Foram a João e disseram-lhe: - Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, de quem deste testemunho, eis que está batizando e todos vão com Ele 3,27 João replicou:  - Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu! 3,28 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: -Eu não sou o Cristo, mas fui enviado por Ele e adiante Dele. 3,29 Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente, e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria que agora se completa, 3,30 É necessário que  Ele cresça e que  eu diminua 3,31 Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos. 3,32 Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o Seu testemunho.
3,33   Aquele que recebe o Seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro! 3,34 Porque, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus  o espírito por medida. 3,35  O Pai ama o filho e confiou-lhe todas as coisas. 3,36 Aquele que crê no filho tem a vida, quem não crê no filho  não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.
        
Para  Jo (3,30), -É necessário que Ele cresça e que eu diminua - leiamos a Emmanuel por Chico Xavier em “Vinha de Luz”:

            Há sempre um desejo forte de propaganda construtiva no coração dos crentes sinceros.        

            Confortados pelo pão espiritual de Jesus, esforçam-se os discípulos novos por estendê-lo aos outros. Mas, nem sempre acertam na tarefa. Muitas vezes, movidos de impulsos fortes, tornam-se precipitados, reclamando colheitas prematuras. O Evangelho, porém, está repleto de ensinamentos nesse sentido.

            A assertiva de João Batista, nesta passagem, é significativa. Traça um programa a todos os que pretendam funcionar em serviço de precursores do Mestre, nos corações humanos.

            Não vale impor os princípios da fé.

            A exigência, ainda que indireta, apenas revela seus autores. As polêmicas destacam os polemistas... As discussões intempestivas acentuam a colaboração pessoal dos discutidores. Puras pregações de palavras fazem belos oradores, com fraseologia preciosa e deslumbrantes ornatos da forma. Claro que a orientação, o esclarecimento e o ensino são tarefas indispensáveis na extensão do Cristianismo, entretanto, é de importância fundamental para os discípulos que o Espírito de Jesus cresça em suas vidas. Revelar o Senhor na própria experiência diária é a propaganda mais elevada e eficiente dos aprendizados fiéis.

         Se realmente desejas estender as claridades da tua fé, lembra-te de que o Mestre precisa crescer em teus atos, palavras e pensamentos, no convívio com todos os que te cercam o coração. Somente nessa diretriz é possível atender ao Divino Administrador e servir aos semelhantes, curando-se a hipertrofia congenial do ‘eu’.”

        Para  Jo (3,30),-É necessário que Ele cresça e que eu diminua - tomemos “Conduta Espírita”, de André Luiz por Waldo Xavier:
           
Conduta Espírita na Propaganda...

- Escudar-se na humildade constante, ao desenvolver  qualquer atividade de propaganda doutrinária, evitando alarde, sensasionalismo, demonstrações publicitárias pretensiosas ou métodos de ação suscetíveis de perturbar a tranquilidade pública. Sem orientação segura, não há propaganda produtiva.

- Com critério e temperança, estender a propaganda libertadora dos postulados espíritas até ao recesso das penitenciárias e das colônias de isolamento sanitário, sem depreciar crenças ou sentimentos. Os mais doentes requerem maior ajuda.

- Incentivar o intercâmbio fraterno entre as pessoas e as organizações doutrinárias, através de cartas e publicações, livros e mensagens, visitas e certames especializados, buscando a unificação das tarefas e o esclarecimento comum. A permuta de experiências equilibra o progresso geral.

- Pelo rádio ou pela imprensa leiga, não se estender demasiadamente, a fim de não afastar o aprendiz incipiente. A Doutrina deve ser ministrada em pequenas porções.

 - Para não se desviar das finalidades espíritas, selecionar, com ponderação e bom senso, os meios usados na propaganda, mormente aqueles que se relacionam com atividades comerciais ou mundanas. Torna-se inútil a elevação dos objetivos, sempre que haja rebaixamento moral nos meios.

 - Usar com prudência ou substituir toda expressão verbal que indique costumes, práticas, ideias políticas, sociais ou religiosas, contrárias ao pensamento espírita, quais sejam sorte, acaso, sobrenatural, milagre e outra, preferindo-se, em qualquer circunstância, o uso da terminologia doutrinária pura. Uma palavra inadequada pode macular a bandeira mais nobre.

- Arredar de si qualquer ansiedade, no tocante à modificação rápida do ponto de vista dos companheiros. A fé significa um prêmio da experiência.

- Conquanto precisemos batalhar incansavelmente no esclarecimento geral, usando processos justos e honestos, não esquecer que a propaganda principal é sempre aquele desenvolvida pelos próprios atos da criatura, através da exemplificação eloquente de nossa reforma íntima, nos padrões do Evangelho. A Doutrina Espírita prescinde do proselitismo de ocasião.”


            Para Jo (3,34) -Cresçamos para o bem... - leiamos “Palavras de Vida Eterna”, de Emmanuel por Chico Xavier:

            “Observa a munificência das concessões divinas por toda a parte.

            Enquanto o homem raciona a distribuição desse ou daquele recurso, Deus não altera as suas leis de abundância. Anota na Terra em torno de ti: O Sol magnificente nutrindo a vida em todas as direções...

            O ar puro e sem medida... A fonte que se dá sem reservas...

            Tudo infinitamente doado a todos.

            Tudo liberalmente repartido.

            Qual ocorre às concessões do Senhor na ordem material, acontece no reino do espírito.

            As portas da sabedoria e do amor jazem constantemente abertas. Os tesouros da Ciência e as alegrias da compreensão humana, as glórias da arte e as luzes da sublimação interior são acessíveis a todas as criaturas.

            No entanto, do rio de graças da vida, cada alma somente retira a porção de riquezas que possa perceber e utilizar proveitosamente.

            Estuda, observa, trabalha e renova-te para o bem. Amplia a visão que te é própria e auxilia os outros, ajudando a ti mesmo.

            Recorda que Deus a ninguém dá seus dons por medida, contudo, cada alma traz consigo a medida que instalou no próprio íntimo para a recepção dos dons de Deus.”



3 comentários:

  1. O que significa a Ira de Deus neste verso de João 3.36? E o que significa apenas crer em Jesus para ter vida?
    3,36 Aquele que crê no filho tem a vida, quem não crê no filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Será que Jesus morreu pelos nossos pecados na cruz para levar a Ira de Deus sobre si e nos salvar da perdição do pecado através da fé de seu sacrifício por nós?

    ResponderExcluir
  3. Acho que estamos de acordo que não cabe reparo aos textos seja de André Luiz seja de Emmanuel. Quanto aos textos evangélicos que chegaram até nossos tempos, contam-se às centenas as dúvidas relativas ao conteúdo. Sugerimos ler Bart Ehrman em 'O que Jesus disse e o que Jesus não disse'. Um pastor evangélico atônito com o que encontra nesses textos... De parte dos espíritas, nada a fazer, nada a corrigir. Apenas aguardar, discordando. E que o futuro nos traga textos do primeiro século da era cristã para a necessária clarificação. Kardec manteve intacta a tradução de Sacy e foi buscar o conteúdo cristão que aflorava dos textos. Façamos o mesmo senão a caminhada se fará árdua e o objetivo de trazer a fé, o amor e a caridade para nossos corações simplesmente impossível. A Equipe.

    ResponderExcluir