Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AL - 'Espiritismo: sinônimo de Cristianismo'



Espiritismo,
sinônimo
de
Cristianismo


Túlio Tupinambá
Reformador (FEB) Dezembro 1964

            Hoje é ponto pacífico o reconhecimento de ser o Espiritismo ‘a’ Religião. Ele, efetivamente, não é ‘uma’ religião, mas ‘a Religião’. O assunto já foi, aliás, tratado com segurança e fundamento no livro “Religião”, de Carlos Imbassahy. O magistral prefácio escrito por Guillon Ribeiro constitui magnífica lição, demonstrando, sinteticamente, que o Espiritismo, segundo a Codificação Kardequiana, é o verdadeiro Cristianismo, sem rituais, sem liturgia, nem simbolismos, o que o autor de “Religião” reafirma, estendendo-se em considerações muito proveitosas. Esse livro, editado pelo Departamento Editorial da FEB, tem um sentido altamente didático, reafirma, através de convincente argumentação e cerrada lógica, que o Espiritismo é a Religião.

            Guillon Ribeiro, por sua vez, reitera: “Se legítimo é no Espiritismo o caráter científico, dado que suas teorias se arrimam em vasta fenomenologia e as revelações decorrentes dela, dentre os seus objetivos capitais se encontra, resumindo-os, o de restituir ao termo ‘religião’ o significado exato, o da dupla ligação que o amor a Deus e ao próximo, síntese da Religião, estabelece entre a criatura e o Criador.” E acrescenta: “Surgindo, como dissemos, em cumprimento de uma das promessas do Cristo, que personifica a única Igreja verdadeiramente universal, O Espiritismo é, sem dúvida, a revivescência do vero Cristianismo, agora desempecido de todos os véus da letra, de todas as obscuridades do mistério, do manto maravilhoso do milagre, as três principais geratrizes dos dogmas. Nenhuma outra doutrina, conseguintemente, lhe pode disputar a qualidade de religião. Tão predominante é nele essa qualidade, que não há tê-lo por ‘uma’ religião, mas como ‘a’ Religião, no mais lato sentido do vocábulo.”

            Os vocábulos daqueles que procuram contestar a qualidade legítima de religião, inerente ao Espiritismo, são ridículos. Apegam-se ao fato de ele não ser uma religião dogmática, com sacerdócio organizado (e profissional), com atos litúrgicos nem rituais. Esquecem ou fungem esquecer que o Cristianismo de Cristo - não o dos seus vigários - era o que é o Espiritismo, sem sacerdotes nem organização clerical, sem liturgia nem ritualismo ou simbologia, sem espírito sectário nem confusões dogmáticas.

            É o Espiritismo a religião única e legítima, porque não necessita do sobrenatural nem do milagre para comprovar essa qualidade, substituindo-os pela Ciência e pela Filosofia, as quais, em vez de se alimentarem da ignorância e da ingenuidade, buscam eliminá-las através do  esclarecimento da mente humana, afugentando e destruindo a superstição e a crendice fundada no sobrenatural.

            Infenso à caudal de dogmas que obscurecem  numerosos sistemas religiosos, o Espiritismo somente admite um único: a reencarnação, aliás, não como dogma religioso, mas filosófico, ou seja, dogma que aceita discussão e que não se fecha em mistério ou, mesmo, em artigos de fé (leia-se, de Lucianos dos Anjos, ‘O Dogma Espírita’, publicado no ‘Reformador’, de Janeiro e Fevereiro de 1964). Não aceita nem tolera imagens ou qualquer forma de idolatria; não oferece regalias depois da morte em troca do apoio ou de recompensas; não estabelece discriminações nem põe à disposição dos afortunados indulgências, espécie de ‘pistolão’ para a mansão celeste; não condena irremissivelmente os pecadores nem premia com o paraíso aqueles que se hajam mostrado de uma certa generosidade na vida terrena. Enfim, o Espiritismo não é uma religião diferente, porque é, isto sim, a Religião, pois que revela à criatura humana que lhe cabe lutar pela própria salvação, reerguendo-se de suas quedas, reabilitando-se por si mesma através de tantas encarnações quantas sejam necessárias à sua redenção e ao seu progresso.

            Nenhuma religião, portanto, é mais cristã que o Espiritismo, porque este é o verdadeiro Cristianismo, aquele Cristianismo claro, simples, lúcido, que o Cristo legou à Humanidade, mas que, infelizmente, não foi mantido em sua pureza original pelos que se elegeram herdeiros diretos de Jesus. O Espiritismo é sinônimo de Cristianismo, mas do Cristianismo primitivo, simples, puro e... cristão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário