Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

AA - 'Apontamentos de Lucas'



Apontamentos
de Lucas


Lino Teles
Reformador (FEB) Março 1963

            Em ‘O Livro dos Médiuns’, Allan Kardec reúne as diversas teorias negativas que surgiram para explicar os fenômenos espíritas; mas nenhuma pode prevalecer, porque os fenômenos são eternos, ocorreram em todos os tempos e tomaram formas diferentes em seu aspecto externo; no entanto, na essência, são sempre manifestações do mundo espiritual sobre o nosso mundo material.
            Os fenômenos espíritas são naturais, eternos e universais, por isso escapam a todo o combate ingênuo do homem. Desde que existe a escrita houve pessoas que tomaram bons apontamentos de fatos espíritas, e esses apontamentos, tomados em diversos tempos e lugares, confirmam-se uns aos outros de modo arrasador para os seus adversários.
            Só na Bíblia estão registrados fatos que ocorreram em muitos lugares diferentes, num período de uns mil e seiscentos anos consecutivos.
            Vamos lembrar aqui alguns colhidos em um só dos livros da Bíblia e bem registrados por Lucas em ‘Atos dos Apóstolos’.
1.         No capítulo 1º, versículos 1 a 17, vem o relato das aparições de Jesus depois de sepultado e da aparição de dois Espíritos materializados, com vestiduras brancas, que dirigiram a palavra aos discípulos (10-11).
2.         Em 5:19 a 21, um Espírito materializado abre as portas da prisão e põe em liberdade os discípulos de Jesus que se achavam presos.
3.         Em 7:35, recorda o aparecimento de um Espírito a Moisés.
4.         Em 8:26, um anjo do Senhor falou a Filipe, dando-lhe uma ordem que foi logo executada.
5.         Em 9:3 a 18, relata o aparecimento de Jesus a Saulo na estrada de Damasco.
6.         Em 10:1 a 6, aparece um Espírito materializado ao Centurião Cornélio e lhe determina que mande chamar Simão Pedro à sua casa o que é logo feito.
7.         Em 10:19 e 20, um Espírito fala a Simão Pedro, ordenando-lhe atender ao convite de Cornélio.
8.         Em 10:31 e 32, vêm as palavras que foram ditas a Cornélio, por um Espírito que lhe apareceu materializado, em vestimentas resplandescentes.
9.         Em 12:7 a 10, relata o aparecimento de um anjo que libertou Pedro da prisão, desmaterializando as cadeias que tinha nas mãos.
10.       Em 18:9 e 10, Jesus fala a Paulo, dando-lhe instruções.
11.       Em 19:1 a 6, Paulo desenvolve a mediunidade superior dos novos crentes, impondo-lhes as mãos.
12.       Em 19:15, relata as manifestações de um Espírito obsessor.
13.       Em 23;11, Jesus aparece a Paulo e lhe dá instruções.
14.       Em 26:12 a 18, Paulo fala da aparição na estrada de Damasco.
15.       Em 27:23 a 24, trata-se da aparição de um anjo a Paulo.
            A Bíblia está repleta de fatos espíritas sobre os quais foi fundada a religião dos judeus e a dos cristãos. Quem nega esses fatos, nega o fundamento das religiões.   
            Nestes cem anos decorridos depois que Allan Kardec escreveu ‘O Livro dos Médiuns’, a atitude da Igreja Católica, com respeito aos fenômenos espíritas, piorou muito, porque ela se vem afastando cada vez mais da Bíblia e aliando-se ao materialismo. Hoje ela trata realmente de seus negócios como qualquer organização materialista, procurando apoio dos governos e desprezando sua primitiva força moral.
            O povo católico, no entanto, é mais crente do que seus mestres e não se entrega inteiramente ao materialismo.
            No Brasil notamos, paradoxalmente, que o clero é menos crente do que o povo, instruído por ele. O povo conservou suas tradições e vai aceitando como pode os fenômenos espíritas. Há muitas práticas religiosas do povo brasileiro que estão em desacordo com a Igreja, porque são mais espiritualistas do que as do clero católico.
             Nas linhas acima passamos em rápida vista os fenômenos espíritas registrados por Lucas em seu segundo Livro, mas os estudiosos devem ler com atenção a Bíblia toda, porque toda ela se funda nos mesmos fenômenos hoje estudados pelo Espíritismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário