Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Igreja e Política

 


Igreja e Política

por I. Pequeno (Antonio Wantuil de Freitas)

Reformador (FEB) Março 1947

             "Diário de Notícias", jornal de orientação católica, em seu editorial de 4 de Fevereiro, sob o título acima, publicou um longo estudo sobre o estado do Catolicismo dos dias atuais. Transcrevamos alguns trechos:

             “O governo, naquela época, foi, antes, o Sr. Getúlio Vargas, e o cardeal D. CarmeIo não escondeu suas preferências pelo queremismo (movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. O nome "queremismo" se originou do slogan utilizado pelo movimento: "Queremos Getúlio!); depois, passado o movimento de 29 de Outubro, o governo era a candidatura do general Dutra, e o cardeal D. Carmelo oferecia banquetes ao então ministro da Guerra e a seu patrono, o ex-sub-ditador de Minas, Sr. Valadares. Ultimamente, o chefe da Igreja em S, Paulo colocou-se, inteiro, sob as ordens do Sr. Macedo Soares.”

             Comentando a derrota vergonhosíssima do candidato do Sr. cardeal, registra o referido artigo da redação de “Diário de Notícias”:

             “Semelhante desfecho contribuirá para restituir aos católicos paulistas sua liberdade, desde que, escarmentado (punido), o cardeal D. Carmelo se resolva a dar à Igreja posição mais digna que a de “reboque” do Estado.”

             E para terminar, diz ainda:

             “Sempre a atração para o poder, que, de regra, e sobretudo nas atuais circunstâncias, vem afastando a Igreja cada vez mais do povo.”

             Se o ilustre redator de “Diário de Notícias” conhecesse o Apocalipse e a história do 666, certamente não nutriria a esperança de que a Igreja venha a tomar o bom caminho.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário