Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Evolução Religiosa

 

Evolução religiosa

por Odilon Nunes  Reformador (FEB) Novembro 1923

             O alvorecer de uma nova era na história dos povos já se divisa num porvir não muito longínquo.

            O desenrolar dos fatos, ultimamente observados no plano religioso, eloquentemente prenuncia um grande fenômeno moral que certamente convulsionará todos os sistemas filosóficos.

            Será irrefragável a revolução que pouco a pouco se prepara, se acentua cada vez mais no espírito do povo, como uma predestinação de tão alto valor, quanto a que se operou com a queda do mosaismo.

             J. De Maistre, com uma vidência de profeta, preconizou-a:

             Estou tão persuadido das verdades que defendo que, quando considero o elemento geral dos princípios morais, a divergência das opiniões, o abalo das soberanias baldas (isentas) de base, a imensidade das nossas necessidades e a inanidade (vazio) de nossos meios, parece-me que deve todo verdadeiro filósofo optar entre estas duas hipóteses: ou que se vai formar uma nova religião, ou que o cristianismo será rejuvenescido por algum meio extraordinário.”

             Agora, decorrido mais de um século em que assim falou o filósofo francês, depois de serenados os ânimos do povo apaixonado daquela época de intolerância e exaltação, sentimo-nos envolvidos pelos primeiros clarões desta nova aurora, iluminando-nos o âmbito estreito e torvo (assustador) em que nos debatíamos, descortinando-nos novos horizontes que se desenrolam pela amplitude intérmina dos tempos, apontando-nos as cumiadas (tarefas) em que todos nós, bons ou mãos, ateístas ou deístas, nos uniremos, mediante a luta redentora pela conquista da perfeição.

             O campo está aplanado” e “os tempos são chegados”.

             O indiferentismo religioso é o augúrio (indicador) mais expressivo deste acontecimento inevitável. O homem sem religião não é de todo um céptico, um descrente na vida futura. Não! pelo contrário, ninguém mais do que ele acalenta a esperança de outra vida, nem aspira com mais ardor a uma religião que seja toda caridade, amor e pureza e que lhe encha a alma de crença, de fé e resignação.

            É por isso que as sessões espíritas, os centros teosóficos e os círculos ocultistas são avolumados em seus elementos pelos sequiosos de conhecimentos.

            Entre os genuínos representantes das religiões já se observa a tendência para o alto desígnio de conchego e união nas ideias dominantes, como se comedida (moderada) por uma inteligência estranha, exercendo sábia influência na diretriz de nossos destinos. 

            Já não são intolerantes como outrora. Não arrastam à fogueira os João Huss e os Servetos (Miguel Servet: teólogo cristão não trinitário, espanhol, queimado numa fogueira como herege, em 1553) deste século; não se martirizam, nem se guerreiam, nem tão pouco se odeiam com aquele ódio de outrora.

            E até se entendem entre si.

            Organizam mesmo os congressos das religiões, em que se fazem representar, testemunhando assim a solidariedade que pouco a pouco se estreita, irmanando-os pelos mesmos sentimentos e pelas mesmas aspirações.

            E, ainda mais, nos congressos que cada religião convoca para tratar de assuntos concernentes à sua coletividade, às vezes, num lance de altruísmo, se preocupam das outras de modo sensato e desapaixonado.

            É assim que em Southent, Inglaterra, na última Conferência Eclesiástica, os bispos anglicanos se interessaram pelo Espiritismo, chamando para esclarecimento da matéria o professor Sir William Barrett. E é preciso notar que foram acolhidas com aplausos as opiniões do valoroso paladino neo espiritualista.

            E além, muito além destes congressos, embora representando o verdadeiro sentimento de suas doutrinas, o prognóstico de que falo é sentido e mesmo desejado pelo Vaticano.

            Em 1894, Leão XIII, na sua Encíclica sobre a Unidade católica, assim falou:

             Enquanto o nosso espírito se dedica a estes pensamentos - de reconciliação das Igrejas protestantes e das Igrejas orientais com a Igreja latina - e o nosso coração deseja com todos os seus votos a sua realização, vemos lá ao longe, num remoto futuro, desenrolar-se uma nova ordem de coisas e não conhecemos nada de mais doce que a contemplação dos imensos benefícios que seriam o resultado natural desta nova ordem.”

             Já por outro lado os neo espiritualistas se conchegam cada vez mais pelos laços doutrinários.

            Como sabemos, Teosofia e Espiritismo são doutrinas que poucos pontos de discórdia separam, a não ser quase exclusivamente a técnica das suas linguagens.

            O principal ponto de divergência é a comunicação entre o mundo corporal e o espiritual. Blavatsky dava como causa dos fenômenos espíritas trucs (truques), fraudes e julgava os, portanto, duvidosos.

            Já Leadbeater, (Charles Webster Leadbeater (nasceu em 1847 em Perth, Austrália, desencarnou em 1º de março de 1934), foi sacerdote da Igreja Anglicana e Bispo da Igreja Católica Liberal, escritor, orador, maçom e uma das mais influentes personalidades da Sociedade Teosófica), seu sucessor, vem deslindando este embaraço e expressa-se mais ponderadamente:

             “Minha experiência pessoal é mais favorável às comunicações mediúnicas do que a opinião de Blavatsky, pois durante alguns anos estudei praticamente o Espiritismo e não existem fenômenos dos de que se fala nos seus livros que eu não haja presenciado repetidamente. Tropecei com muitas imposturas ou simulações, mas a maioria das aparições foram autênticas e posso portanto atestá-las.”  

             E diz mais referindo-se ao Espiritismo:

             Não esqueçamos que os espíritas concordam conosco, os teosofistas, em vários pontos de capital importância. Todos admitem:

            1º) a vida depois da morte como vívida realidade sempre presente;

            2º) o incessante progresso da alma, mediante os renascimentos e mortes e a felicidade de todos os homens, bons ou mãos, pois todos neste globo que habitamos, ou em outros, durante esta manifestação cósmica, ou em outra, acabarão por ser bons.”

             E agora diante destes fatos que se prevê?

            A unidade religiosa, estreitando-se, solidificando-se para em breve desfraldar ao mundo o estandarte de uma só fé, de uma só crença e de uma só doutrina.

            E os idealistas de então verão realizados os seus sonhos de confraternização universal.

            Pouco a pouco nos encaminhamos para este porvir que, com uma silhueta de luz encravada neste século, guia os nossos passos para a nova era de renascimento, em que todos os credos religiosos se unificarão sobre a base indestrutível do verdadeiro Cristianismo do Cristo, rejuvenescido numa religião e Amor e Caridade, toda de sentimentos puros.

 *

         As religiões são como os diferentes estados da matéria: só aparentemente ostentam desconexidades entre si.

            A matéria se nos apresenta sob múltiplas formas, atravessando diferentes estados na sua manifestação como veículo da vida, ora na simplicidade da mônada ora na complexidade do cérebro humano, porém, depois, vemo-la no grande laboratório do Cosmos como o simples elemento primordial.

            A religião também, da mesma maneira, se nos apresenta sob vários aspectos, ora sob o plano material da idolatria, ora sob o plano espiritual do Espiritismo, porém contendo, no fundo, embora envoltos nos véus da metáfora e da alegoria, os mesmos princípios, partidos de uma mesma base, os mesmos fins, oriundos de um mesmo ideal.

            Certamente, quando estes véus se rasgarem aos nossos olhos e a sua verdadeira essência for apalpada pela nossa inteligência, veremos, com espanto e alegria, que todas as suas diversas modalidades eram apenas a influência do meio em que germinou e em que se amoldou à imaginação e à cultura das épocas, ao caráter e aos costumes dos povos.

            O passado da religião é como a aurora de uma manhã nublosa (nublada); o sol, ao enviar os seus primeiros raios, matiza palidamente as nuvens do horizonte.

            Mas, dissipado o nevoeiro e desfeitas as brumas - assim como o sol, a religião brilhará, iluminando unicolormente (homogeneamente) todas as partes com a plenitude invariável do seu fulgor profuso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário