Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Dados históricos

 


Dados históricos  

A Redação           Reformador (FEB) Abril 1946

             Os confrades que, em 1884, fundaram a Federação Espírita Brasileira, muito antes dessa época já se dedicavam ao estudo das obras de Kardec e de Roustaing, traduzindo os trechos destinados a cada sessão.

            Em 1884, ao ser fundada a Federação, reunindo num só grupo as principais sociedades espíritas do Rio, elegeram para presidente da novel associação exatamente o tradutor de Roustaing, o Sr. Marechal Ewerton Quadros, que foi reeleito por vários anos.

            A primeira tradução de - “0 Livro dos Espíritos” -  em língua portuguesa, foi feita por Fortúnio, pseudônimo de um dos confrades da época, e exposta à venda no ano de 1885, conforme se vê em REFORMADOR de 15 de janeiro daquele ano.

            - Em 15 de janeiro de 1898, sendo presidente da Federação o saudoso Dr. Bezerra de Menezes, o REFORMADOR iniciou a publicação da primeira tradução da obra de Roustaing, livro que só muito mais tarde foi publicado, diante do elevado custo por que ficaria a impressão.

            - Bezerra de Menezes, o Kardec brasileiro, fez a sua primeira conferência na Federação, em 6 de agosto de 1886, na qual contou fatos relativos à sua conversão ao Espiritismo. Em 1888, passou a exercer o cargo de redator-chefe do REFORMADOR, em 1890 foi eleito vice-presidente e, em 3 de agosto de 1895, presidente da Federação Espírita Brasileira. Bezerra desencarnou às 11 horas da manhã de 11 de abril de 1900, deixando viúva e filhos na maior pobreza, visto que, apesar de médico de enorme clínica, tudo o que conseguia com o seu trabalho profissional ele o distribuía com os necessitados. 


 Do blog: A estrema pobreza atribuída ao Dr. Bezerra foi, mais adiante no tempo, contestada por seus biógrafos. Se por um lado era indicativo de seu desprendimento material por outro lado poderia ser entendida como desatenção às necessidades materiais de sua família. Seus biógrafos corrigem o dado histórico demonstrando o equilíbrio das decisões do Dr. Bezerra.   

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário